sábado, 4 de fevereiro de 2012

cordas humas e cordas de amor


CORDAS DE VIDAS E MORTES
“Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido. Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá”. Provérbios 5:22.23
Cordas também conhecidas como tiras, eram feitas de fibras, cabelos ou couro.
No Egito antigo, as cordas eram feitas de junco (cerca de 4000 a.C.), fibras, de linho, de capim, de papiro ou de pêlos de camelo. Cordas de até 6,5 cm de espessura têm sido encontradas em locais do antigo Egito, porque permitiam aos homens projetos de construção. Algumas inscrições antigas (por exemplo, Rekmire, do século XV a.C.), mostram qual o processo do fabrico de cordas, no Egito.
Nas páginas da Bíblia, vemos que cordas eram usadas na guerra, para destruição de cidades (II Samuel 17:13), para arrear cavalos (Jó 39:10), no cordame de embarcações (Atos 27:32,40 ), para baixar pessoas que estivessem em lugares elevados ( Josué 2:15 ), para armadilhas ( Jó 18:10 ) e para amarrar pessoas. (Juízes 15: 13)
Nós viemos ao mundo ligado ao cordão umbilical. Quando nutrimos algum sentimento afetivo por uma pessoa dizemos que estamos ligados, amarrados nela.
A corda está em nossa vida literalmente, e figuradamente em nossa linguagem.
Na Bíblia encontramos vários sentidos figurados da palavra corda. Vejamos alguns:
CORDAS DA ESCRAVIDÃO
“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.” João 8:34
“Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Romanos 6:20,21
São as que vêm do diabo e prendem os homens em cadeias produzindo tristezas, dores, angústias, lamentações e morte.
Cordas de tristeza e humilhação. “Então, lhe disseram os seus servos: Eis que temos ouvido que os reis da casa de Israel são reis clementes; ponhamos, pois, panos de saco sobre os lombos e cordas à roda da cabeça e saiamos ao rei de Israel; pode ser que ele te poupe a vida. Então, se cingiram com pano de saco pelos lombos, puseram cordas à roda da cabeça, vieram ao rei de Israel e disseram: Diz o teu servo Ben-Hadade: Poupa-me a vida. Disse Acabe: Pois ainda vive? É meu irmão.” I Rs 20:31,32
Cordas das aflições. “E se estão presos em grilhões, amarrados com cordas de aflição,” Jó 36:8
Cordas das vaidades. Ai dos que puxam a iniqüidade com cordas de vaidade, e o pecado com tirantes de carro!”. Isaías 5:18
Cordas dos pecados: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.” Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2:1-3
As cordas do pecado levam os vários tipos de aprisionamentos, que são verdadeiras cadeias que oprimem e escravizam sufocando e levando muitos a perdição:
  • Prisioneiros dos vícios; bebidas; prostituições; fornicações; adultérios; idolatrias; palavras torpes.
  • Prisioneiros da mentira; desonestidades; engano e roubo.
  • Prisioneiros da insatisfação; murmuração; fofoca; crítica; discórdia; dissensão. Para estes as coisas só são boas quando ele faz.
  • Prisioneiros da amargura; ira; raiva; ciúmes, ódio; solta veneno por todos os lados.
  • Prisioneiros da dissimulação; hipocrisia, falsidade.
  • Prisioneiros da desobediência (Ouvir mal ou com falta de atenção) mente presa, coração preso; corpo preso.
CORDAS DE LIBERTAÇÃO
Ás cordas de libertação que vêm de Deus e libertam o homem de seus pecados e aflições:
Cordas do amor de Deus. “Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento”. Os 11:1-4
Deus nunca desiste de nós! Ele nos ama com amor eterno. Jeremias 31:3 Seu amor é intenso, imutável. Deus não descansará enquanto não ver em nós cumprido a sua vontade de libertação e salvação eterna.
Cordão de escarlate. (Vermelho) (Libertação e salvação) “Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai. E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela. Josué 2:18,21
O sinal de Salvação é o sinal de sangue. Êxodo 12
“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29
“ Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6
Cordão Azul. “Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo”. Número 15:38,39
- Os filhos de Israel deveriam usar nas fímbrias de suas vestes, para atar as mesmas as borlas. O azul era o símbolo de espiritualidade. Este símbolo fazia cada um lembrar dos mandamentos de Deus, e a não mais seguir o caminho dos desejos e da carne.
- Devemos voltar às realidades espirituais, considerar como secundárias as atividades terrenas. “Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.”  Provérbio 5:22
Muitos são prisioneiros do pecado e de Satanás, e estão morrendo nas cordas dos vícios, aflições, sofrimentos e angústias, afastados de Deus. Desviados de sua vontade.
Tal como um náufrago, busca de Deus uma corda de salvação para suas aflições, sua alma.  “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”  Atos 4:12 (Jesus é a Salvação)
Jesus é a corda de Deus para salvar os homens. Ele é a corda do amor de Deus. Só Jesus tem o cordão de Escarlate (Vermelho). Só Ele nos dá o cordão Azul (Pureza e Santificação).
Hoje, é um dia sobremodo oportuno para segurar firme nas cordas de Deus que tem dado aos homens.
Hoje, é dia de Salvação. Receba a Jesus como seu Salvador pessoal. Amanhã pode ser tarde demais, para você.
Pr Francisco Nascimento

Nenhum comentário: