sexta-feira, 8 de março de 2013


Essa é pra quem gosta de ler e de pensar. Mas quem pensa que vai encontrar um curso cheirando a mofo na Filosofia está muito enganado. "A Filosofia nos ajuda a constituir uma visão ampla e crítica para nos ajudar a viver e entender o tempo e o mundo no qual vivemos hoje", garante o coordenador do curso da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, Celso Azambuja.
Entre os conceitos teóricos vistos na faculdade, estão disciplinas como ética, estética, lógica e as filosofias política, social, da religião, entre outras. Mas o curso não é meramente teórico, alerta o professor. "Toda a teoria, na filosofia, é um convite à vida, a entender a vida e o sentido da vida", entusiasma-se.

Mercado

A área de trabalho mais comum para os filósofos é o ensino. Segundo o professor Celso Azambuja, o profissional pode atuar no Ensino Médio e, no caso de seguir uma carreira de pesquisa, pode atuar também no ensino superior. A partir de 2008, os estados comeaçaram a cumprir uma legislação federal que obriga as escolas a oferecerem o ensino da Filosofia no Ensino Médio. Assim, as vagas para os licenciados devem aumentar a cada ano. "Há também a possibilidade de atuação profissional com consultor em instituições públicas e privadas", lembra.

É pra você?

É preciso adorar ler, escrever e estudar bastante para se dar bem na Filosofia. "Se você gosta de participar de debates, refletir sobre as questões importantes do momento, se interessa pelos temas da política, da ética, da estética, da ciência, tem uma visão crítica, criatividade intelectual, sensibilidade e abertura para as diferentes forma de ver e viver, o curso é pra você", garante Azambuja.

O que vem por aí

Além da crescente contratação de professores do Ensino Médio, garantida por lei, para o professor gaúcho, na emergente sociedade do conhecimento, "o filósofo terá, certamente, cada vez mais espaço e ganhará importância, na medida em que sua atividade principal consiste precisamente em cultivar o conhecimento e buscar a verdade". "Estes dois fatores associados farão crescer as atividades de ensino e pesquisa em filosofia no Brasil", afirma.

Diferencial

Dedicação é importante. É preciso ler os textos e livros solicitados pelos professores, mas também não se deve deixar de procurar novas bibliografias. "Outras fontes de informação são importantes", diz Azambuja. Envolver-se com grupos de pesquisa, participar das atividades, eventos e debates filosóficos na sociedade também são boas dicas. "O aluno deve dedicar-se de corpo e alma à busca da sabedoria e da verdade", garante.
Fonte: noticias.terra.com.br
Filosofia

Descrição

Do grego philos-sophia que significa “amor à sabedoria”, Filosofia é o estudo contínuo do conhecimento, da compreensão da realidade sobre todos os aspectos, através da análise, da reflexão e da crítica. O filósofo investiga e questiona em profundidade e com rigor metodológico os fatos, o homem e sua essência. Lida com os conceitos de pensamento, consciência e a razão. O filósofo procura organizar o conhecimento contribuindo para o desenvolvimento do homem e suas ciências.

Currículo Básico

História da Filosofia, Lógica, Teoria do Conhecimento, Ética, Filosofia Geral , Ciências Humanas.

Aptidões Desejáveis

É preciso gostar de leitura, de pesquisa e de escrever. É fundamental raciocínio abstrato, espírito investigativo, capacidade de análise e interpretação.

Campos de Atuação

Magistério e Pesquisa.
Fonte: www.guiadasprofissoes.com.br

Filósofo

"Individuo que estuda a natureza de todas as coisas e suas relações entre si; os valores, o sentido, os fatos e princípios gerais da existência, bem como a conduta e destino do homem"

O que é ser filósofo?

Do grego philos-sophia que significa "amor à sabedoria", Filosofia é a prática de análise, reflexão e crítica na busca do conhecimento do mundo e do homem. Este profissional procura compreender a realidade do mundo natural e da condição humana, questionando valores, significados e projetos, sejam eles pessoais, sejam sociais. Faz isso estudando o pensamento de grandes filósofos e desenvolvendo o senso crítico sobre as diversas realidades que observa. Pode trabalhar em instituições de difusão científica, artística e cultural ou implantar projetos educacionais em escolas.

Quais as características necessárias para ser um filósofo?

É preciso gostar de leitura, de pesquisa e de escrever. É fundamental raciocínio abstrato, espírito investigativo, capacidade de análise e interpretação.
Características desejáveis:
  • senso de observação
  • raciocínio abstrato
  • espírito investigativo
  • facilidade de argumentar e transmitir idéias
  • capacidade de análise crítica e imparcial

Qual a formação necessária para ser um filósofo?

Para ser um filósofo é importante um curso superior de Filosofia, a pesquisa aplicada em várias áreas é o principal campo de trabalho dos graduados em Filosofia que precisam, para isso, conhecer dois idiomas, no mínimo, além do português.

Principais atividades de um filósofo

O filósofo dedica-se a investigar e a questionar com profundidade e rigor metodológico a essência e a natureza do Universo, do homem e de fatos e conceitos como pensamento, consciência e razão. Estuda as grandes correntes do pensamento e a obra dos filósofos. Desenvolve pesquisas, dá aulas e presta consultoria em instituições científicas, artísticas e culturais. Também está habilitado a implantar projetos educacionais em escolas e empresas.

Áreas de atuação e especialidades

Crítica
Analisa e julga obras artísticas e literárias, escrevendo artigos para jornais, revistas e outros meios. Analisa a sociedade em questões éticas, políticas e epistemológicas.
Ensino
Leciona em escolas de ensino médio, com licenciatura. Para o ensino superior, é necessário ter pós-graduação.
Pesquisa
Desenvolve estudos acadêmicos sobre diferentes temas nas áreas de lógica, filosofia da ciência, ética, estética, filosofia da arte, da política, entre outros.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o filósofo já foi restrito, mas vem se modificando devido ao aproveitamento da função no crescente meio das comunicações e com o aumento do número de entidades de ensino. Há profissionais trabalhando em projetos de urbanização, reforma do ensino, reforma política e etc. Esses fatores geram vagas no setor público e privado. A elaboração de artigos para jornais, revistas e principalmente para a Internet é uma boa fonte alternativa de ganhos. O mercado editorial está em crescimento e a demanda de trabalho na área deve aumentar. A atividade de consultoria tem sido bem recebida pelos executivos que, independente da área em que atuam, sentem necessidade de atualização. Empresas que possuem comissões de ética costumam contratar filósofos para integrá-las. Os concursos públicos são raros, mas há vagas com contrato temporário. O mercado para professores de ensino médio e fundamental também está em crescimento.

Curiosidades

A filosofia ocidental é baseada no estudo de pensadores gregos que viveram nos séculos IV e V aC.: Sócrates, Platão e Aristóteles. No entanto, povos tão antigos quanto os gregos, como os chineses, hindus, persas, índios americanos, hebreus, árabes e africanos já tinham grande cultura e pensamentos filosóficos.
Os chineses, por exemplo, criaram uma filosofia profunda sobre a oposição e a existência das coisas, o chamado Yin e Yang. Entretanto a cultura ocidental incorporou as tradições gregas, e tem uma tese a respeito do pensamento filosófico: teve início no século VI aC. e o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
No século XVIII a filosofia se expandiu, abrangendo vários outros campos, como por exemplo, a filosofia da arte e a da história. Já no século XX surgiram a filosofia da ciência e da linguagem, sendo também estes campos muito amplos de trabalho.
Fonte: www.brasilprofissoes.com.br
Filosofia

Perfil do curso

Formar profissionais aptos a desenvolver pesquisa na área de filosofia e habilitá-los a ministrar cursos de nível médio e superior.

Perfil do profissional

Habilidade para a investigação filosófica, reflexão crítica, capacidade de dedução e poder de síntese.

Área de Atuação

Instituições de pesquisa, universidades e estabelecimentos de ensino médio, público e privado, consultorias, participação em palestras, etc.
Fonte: www.uerj.br
É a busca contínua do conhecimento do Homem e sua realidade em todos os aspectos, através da análise, reflexão e da crítica.

O Filósofo

Utiliza a razão e a argumentação para investigar o “vai-e-vem” entre o pensar e o agir, para compreender a realidade sob seus vários aspectos.
Torna-se especialmente importante quando a sociedade passa por grandes mudanças e crises de valores éticos e morais. Com seu questionamento, ele ajuda a humanidade a pensar, perceber e definir seus limites e competência.
Realiza o exame aprofundado, análise e julgamento de obras literárias, artísticas ou científicas. Pode escrever livros, artigos para jornais, revistas, editoras e empresas de comunicação (Crítica).
Investiga problemas como a natureza e existência de Deus e origem do Homem.
Faz estudos sobre temas, problemas e conceitos filosóficos a serem utilizados em investigações científicas. Nessa área, associado a institutos científicos, de pesquisa e de ensino, faz reflexões sobre os valores que regem a existência e o comportamento do homem. (Pesquisa).
Pode dar aulas no 1.º e 2.º graus e em nível universitário.

Onde Pode Trabalhar

Área de jornalismo — em jornais e revistas escrevendo ensaios e críticas.
Magistério — ensino de 1.º, 2.º e 3.º graus.
Área de pesquisa — ligada a instituições de nível superior ou instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ou Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Curso

Por ter um mercado de trabalho limitado, este curso prepara seus alunos para atuar nas mais variadas áreas da vida nacional, da Cultura, da Educação, da Política e da Administração, pois busca desenvolver a reflexão, a análise crítica e a construção de uma nova consciência, a partir da interpolação da realidade atual. É formado por disciplinas que dividem em dois campos: o da tradição filosófica, em conteúdos como História da Filosofia Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea, assim como História do Pensamento Filosófico no Brasil. O segundo campo engloba disciplinas ditas instrumentais, destinadas a preparar o aluno para realizar uma análise crítica da realidade. Neste campo são concluídos conteúdos como Lógica, Ética, Metafísica, Psicologia Social e da Educação, Antropologia Filosófica, Teoria do Conhecimento e Estética, entre outras. Existem ainda, disciplinas específicas da licenciatura, que permite ao formado dar aulas

DURAÇÃO

04 anos
Fonte: www.cfh.ufsc.br
Filosofia

Sobre a profissão

É o campo da ciência que se ocupa da investigação, análise e reflexão dos ideais de mundo e de existência que temos. As inquietações do homem a respeito da construção de sua realidade e do seu pensamento foram o ponto de partida para o surgimento da prática filosófica, articulada ainda na antiguidade.
O filósofo dedica-se à investigação e ao questionamento profundo e metodológico da essência pura da natureza, do conhecimento, do comportamento filosófico e da própria existência. São cinco grandes campos de conhecimento dos quais se ocupa a filosofia: Lógica, Metafísica, Epistemologia, Ética e Estética.
No estudo da Lógica o filósofo investiga o desenvolvimento do pensamento e da articulação argumentativa, é a Lógica que se encarrega de dar sentido cognitivo às nossas idéias. A Metafísica, por sua vez, se encarrega do estudo do campo que está além do que os ensinamentos da física podem abstrair, ela investiga a noção de realidade concreta que temos.
No campo da Epistemologia se concentram os questionamentos sobre o modo de se fazer a investigação científica, funciona como uma teoria da construção do conhecimento. Já a Ética, grosso modo, se encarrega da distinção entre o comportamento e a ação devida e não devida. Por fim, a Estética é o campo que trata da nossa conceituação de belo, já foi chamada de filosofia da arte.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado
Duração média de 4 anos. Como é uma ciência muito antiga, a filosofia tem uma vasta e complexa bibliografia consagrada. O aluno de filosofia deve estar preparado para a leitura de todas essas obras. Autores como Platão, Kant, Hegel, Aristóteles, Sócrates acompanham todo o curso, que tem um primeiro ano introdutório com disciplinas de filosofia geral. No decorrer do curso o aluno entra em contato com todos os campos da filosofia, estuda metafísica, lógica, ética, epistemologia e estética.

b) Nível Superior

Licenciatura
Duração média de 4 a 5 anos. O curso de Filosofia Licenciatura segue a mesma grade curricular do curso de bacharelado, acrescido das disciplinas pedagógicas que permitem que o profissional se encarregue do magistério da disciplina no ensino fundamental e médio.

c) Cursos Livres

Nos últimos anos a Filosofia tem encontrado espaço de articulação em diversos cursos livres. Escolas, Instituições Ong’s, Associações e outras comunidades articuladas têm oferecido cursos livres de filosofia, com o propósito de popularizar esse conhecimento e incentivar o desenvolvimento do pensamento.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o filósofo não é demasiadamente amplo, mas é bastante estável. Muito relacionada ao magistério, a Filosofia está presente como disciplina obrigatória em diversos currículos do ensino médio e superior, o que ajuda a aquecer o mercado de trabalho para os filósofos.
Mas foram instituições como a Casa do Saber, em São Paulo, e Sophia +, no Rio de Janeiro, que deram o ponta pé inicial em um processo de popularização dos ensinamentos filosóficos. Mesmo tendo uma vocação para o atendimento das classes mais abastadas financeiramente, esses centros de estudo incentivaram uma discussão sobre a filosofia fora dos centros acadêmicos tradicionais, culminando na criação da série Ser ou Não Ser, exibida pelo Fantástico, na Rede Globo.
Esse aumento da proximidade entre o público leigo e a filosofia auxiliou no alargamento do mercado de trabalho do filósofo, que alcançou uma maior intensidade de trabalho fora das escolas.

Ofertas de Emprego

Mesmo com as recentes mudanças no relacionamento da sociedade com a filosofia, é no magistério que ainda se concentra a maioria das vagas de emprego. Os postos de trabalho se espalham por todo território nacional, principalmente nas capitais e cidades interioranas de médio e grande porte. O Filósofo licenciado pode dar aulas para o ensino fundamental e médio. Para dar aulas nas universidades é preciso que se tenha um curso de pós-graduação.
Além do magistério o filósofo também pode trabalhar na análise crítica de obras artísticas, como peças de teatro, programas de televisão, livros, textos acadêmicos. Ele está apto a escrever artigos sobre o desenvolvimento do conhecimento e sobre a obra de outros autores.
Na pesquisa científica o filósofo também tem cadeira cativa. Tanto pode desenvolver estudos sobre o comportamento do fazer científico da contemporaneidade, quanto pode trabalhar na revisão das teorias já cunhadas.
Como consultor ético pode trabalhar em instituições hospitalares, na revisão de processos judiciais e em organizações não governamentais de incentivo de projetos sociais e culturais.
Fonte: www.cursocerto.com.br

O que é

O filósofo busca o conhecimento do homem e do mundo. Ele investiga a fundo questões da arte, da ciência, da história, da política e da religião, entre outras. Por ser um estudioso por excelência, pode dar aulas e prestar consultoria para organizações culturais, científicas, educacionais. Produz teses acadêmicas, publica livros e escreve para a imprensa.

Áreas de atuação

O ensino é sua grande área de atuação, tanto no ensino médio quanto no superior. Para dar aulas em faculdades e universidades é preciso ter pós-graduação. Outro nicho de atividade é a pesquisa, também no âmbito acadêmico, produzindo teses e dissertações. Como crítico, colabora com artigos e resenhas para a imprensa escrita e participa de programas e debates televisivos.

Mercado de trabalho

A maior parte dos graduados encontra trabalho como docente. No ensino médio de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul a filosofia é disciplina obrigatória. Em São Paulo e em Brasília têm surgido cursos para leigos em casas de cultura. Os maiores empregadores são instituições de ensino superior, onde o professor encontra vagas em vários cursos na área de humanas. Empresas empregam o filósofo para lidar com questões de ética profissional e como consultores em projetos sociais e culturais.
Fonte: carreiras.empregos.com.br



Nenhum comentário: