sexta-feira, 8 de março de 2013


Teologia

Teologia


O curso de Teologia

O curso de Teologia da Metodista, de identidade cristã e perspectiva ecumênica, é aberto a estudantes vinculados ou não a qualquer confissão religiosa. O corpo docente é composto por professores ligados a diferentes denominações cristãs (Metodista, Presbiteriana, Luterana, Batista e Católica). A formação teórica e prática permite a atuação pastoral em igrejas; atuação educacional em escolas ou de promoção humana voltada a pessoas, grupos sociais ou problemas específicos da sociedade contemporânea. O curso, que pode ser concluído em quatro anos, possui aulas pela manhã ou noite. Recentemente foi reconhecido pelo MEC, obtendo o conceito máximo na avaliação da Comissão de Especialistas.

Recursos

Você poderá realizar atividades litúrgicas, de homilética e celebrações no cenáculo, na capela da Fateo e no templo da Igreja Metodista. Há também laboratórios de informática, salas multimídia e uma biblioteca específica com acervo de 34 mil exemplares, 12 mil periódicos e videoteca com 400 títulos, sobre educação, saúde e Teologia. Estão à disposição ainda o Arquivo Histórico da Igreja Metodista e o Museu de Obras Raras.

O profissional

O curso forma agentes de pastoral para atuar em ministérios específicos de igrejas, organizações eclesiásticas, ecumênicas ou não-governamentais. A capacitação contempla os que desejam integrar o corpo pastoral clérigo de uma igreja evangélica ou quem pretende atuar como leigo em ministérios específicos. Você pode também trabalhar como pesquisador ou docente e prosseguir sua formação em cursos de pós-graduação em Teologia, Ciências da Religião, Ciências Humanas e afins.

Mercado de Trabalho

Além das crescentes oportunidades em igrejas, instituições de ensino, organizações eclesiásticas e ONGs, o teólogo assessora, coordena e dirige atividades em sindicatos, movimentos sociais, escolas, creches, instituições de promoção humana, orfanatos, pastorais específicas, agremiações partidárias, hospitais e casas de repouso. Recentemente, as corporações (Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar) têm realizado concursos e permitido que clérigos protestantes realizem cuidado pastoral de capelania nos quartéis.
Fonte: www.metodista.br
Teologia






O curso

Sua presença na Universidade de São Paulo data da década de 40. Seu objetivo principal é fornecer formação teórica e prática que capacite o aluno para o ministério pastoral, sem esquecer outras atividades voltadas para a Igreja e para grupos sociais ou problemas específicos da sociedade contemporânea. Recente decisão do MEC permite que, no país, Curso Superior de Teologiaseja reconhecido.
Preparado o graduando para o exercício da missão que propõe o Evangelho na atualidade, o curso estimula a reflexão teológica e a ação missionária ecumênica, ao mesmo tempo em que destaca a linha histórica da Igreja Metodista.
A equipe docente é formada por profissionais titulados em instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais. Em atividades teóricas e práticas, prepara os estudantes para o engajamento em serviços comunitários e o prosseguimento em sua formação teológica, tendo em vista os diversos ministérios nos quais poderão servir.

Mercado de Trabalho

O curso de Teologia da Metodista está estruturado a partir de uma perspectiva interdenominacional e ecumênica. Assim, possibilita aos graduandos a prestação de serviços pastorais em entidades religiosas devidamente organizadas e de natureza diversificada, sejam igrejas ou instituições.
Por outro lado, a graduação em Teologia, quando aliada à outra qualificação profissional, permite ao profissional a atuação junto a faixas etárias específicas ou em funções educativas que necessitem de formação teológica, em escolas, instituições e igrejas.
O teólogo pode, ainda, atuar na área de estudos e pesquisas. O curso superior em Teologia dá embasamento teórico necessário à continuidade de sua formação em cursos de Pós-Graduação em Teologia, Ciências da Religião, Ciências Humanas e afins.
Fonte: www.vestibular1.com.br
É o estudo e a análise das religiões num contexto histórico específico e sua influência sobre os processos antropológicos e sociológicos. O bacharel emTeologia pesquisa a história, os fenômenos e as tradições religiosas, estudando e interpretando textos sagrados, doutrinas e dogmas. Com seus conhecimentos, ele analisa a influência da religião sobre a organização e a dinâmica dos grupos sociais e das sociedades, associando essas informações a outras áreas do conhecimento, em especial a das ciências humanas, como a antropologia e a sociologia.
Pode trabalhar como pesquisador, professor ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos. Atua também em ONGs, pastorais, instituições de assistência a comunidades carentes e a grupos de dependentes de drogas e de doentes.

O mercado de trabalho

Embora muitos alunos façam o curso pensando em seguir carreira em alguma igreja ou congregação, há boas chances de emprego nas universidades, nas áreas de ensino e pesquisa. Mas é preciso fazer pós-graduação para dar aula. Também há vagas para atuar como professor de religião nos ensinos fundamental e médio. A disciplina não é obrigatória em todo o país, por isso os empregos estão restritos aos colégios particulares ligados a alguma ordem religiosa e a escolas públicas de alguns estados das regiões Centro-Oeste e Sul. Nas escolas particulares, a maior demanda parte sobretudo das regiões Sudeste e Sul, que têm maior número de instituições. Existe oportunidade ainda em pastorais, ONGs e hospitais, onde o bacharel integra equipes interdisciplinares com psicólogos e médicos no atendimento, por exemplo, a pacientes com doenças terminais. Nos últimos anos, tem crescido o número de publicações e editoras especializadas em religião, o que pode abrir novas perspectivas para os formados, mas nesse caso também é recomendável fazer uma especialização e dominar pelo menos um idioma estrangeiro.

O curso

O currículo varia de escola para escola. Algumas instituições dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões, debatendo seus fundamentos e sua história. Nesse caso, o curso aborda com maior destaque disciplinas como religião, educação e sociedade e antropologia cultural e da religião. Outras escolas enfocam o estudo dos textos sagrados, como o Novo e o Velho Testamento, e a visão que decorre deles sobre Deus, a humanidade e o universo. Mas, qualquer que seja a faculdade, o aluno entra em contato com tradições religiosas que fazem parte de nosso patrimônio cultural. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.

O que você pode fazer

Consultoria
Assessorar pessoas e organizações que utilizem a religião no desenvolvimento de seu trabalho.
ONGs
Orientar grupos religiosos e atender a instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião.
Pesquisa
Estudar o fenômeno religioso e sua relação com a atividade humana.

Duração média

Quatro anos.
Fonte: guiadoestudante.abril.com.br
Teologia






Descrição

O curso de Teologia é dirigido às pessoas que de alguma forma têm vocação religiosa ou interesse em aprofundamento dos conhecimentos.
O acesso ao Bacharelado em Teologia é feito através de processo seletivo próprio, tendo como condição necessária para a admissão, a conclusão do Ensino Médio. Como o curso foi regulamentado no final de 1999, é bom verificar se a Faculdade deu entrada no processo de regulamentação junto ao MEC. A PUC/SP oferece o curso de graduação em Ciências da Religião.
A Faculdade Teológica Batista de Brasília também é uma institituição que oferece o curso de Teologia.

Currículo Básico

A composição curricular é livre, a critério de cada instituição de ensino, podendo obedecer diferentes tradições religiosas. Dependendo da orientação religiosa da Faculdade as matérias apresentadas durante o curso podem se concentrar em determinadas doutrinas, mas como estudos básicos estão presentes as seguintes matérias: Introdução à Filosofia, Antigo Testamento, Novo Testamento, Grego, Hebraico.

Aptidões Desejáveis

Deve ter vocação religiosa, interesse em leitura e desejável conhecimento de outras línguas.

Especializações possíveis

Música Sacra, Missões e Pastorado

Campos de Atuação

Magistério, Igrejas e Organizações Não Governamentais.
Fonte: www.guiadasprofissoes.com.b

Teólogo

"O que escreve e estuda sobre Teologia"

O que é ser um teólogo?

O teólogo é aquele que estuda Teologia que significa o estudo de Deus, conceito criado por filósofos gregos. Porém foi no cristianismo que o assunto se transformou em objeto de estudo, sobretudo das religiões judaico-cristãs. Como não é possível estudar diretamente um objeto que não vemos e não tocamos, estuda-se Deus a partir da sua revelação.

Quais as características necessárias para ser um teólogo?

Para ser um teólogo é necessário ter vocação e conhecimentos religiosos, interesse em leitura. O conhecimento de outras línguas também é desejável.
Outras características interessantes são:
boa memória
saber utilizar o texto bíblico
habilidade para escrever
capacidade de organização
curiosidade
gosto pelo debate
gosto pela pesquisa e pelos estudos
disciplina
senso crítico

Qual a formação necessária para ser um teólogo?

Para ser um teólogo é necessário ter concluído o Ensino Médio e ter diploma de graduação em curso superior em Teologia.
O curso tem duração de quatro anos e sua composição curricular é livre, a critério de cada instituição de ensino, podendo obedecer a diferentes tradições religiosas. Porém, algumas das disciplinas básicas são: Introdução à Filosofia, Antigo Testamento, Novo Testamento, Grego, Hebraico. O profissional que quiser trabalhar em Instituições de ensino o mestrado é obrigatório.
Para poder exercer a profissão é necessário ser portador da carteira de identidade profissional expedida pelo Conselho Regional competente.

Principais atividades

  • realiza liturgias, celebrações, cultos e ritos
  • dirigir e administrar comunidades
  • formar pessoas segundo preceitos religiosos das diferentes tradições
  • orientar pessoas
  • realizar ação social junto à comunidade
  • pesquisar a doutrina religiosa (investigação científica)
  • transmitir ensinamentos religiosos
  • consultoria
  • dar aulas em cursos universitários
  • estudar e analisar as diversas religiões do mundo e sua influência sobre homem do ponto de vista antropológico e sociológico
  • explicar de que forma as crenças, com o decorrer do tempo e da história modificam ou eternizam as maneiras do homem interagir na sociedade

Áreas de atuação e especialidades

O teólogo pode atuar em diferentes áreas: Igrejas, organizações não governamentais, congregações cristãs, creches, orfanatos, escolas, asilos, hospitais, presídios e magistério de primeiro e segundo grau.
Este profissional também pode especializar-se nas seguintes áreas da Teologia:
Ascética
A que expõe os meios de o cristão conformar a sua vida com os preceitos e os conselhos evangélicos
Canônica
Reune as leis e os usos da Igreja
Dogmática
Demonstração e ilustração científica das verdades da fé cristã e aprimoramento da inteligência pelo conhecimento delas
Escolástica
A que sistematiza cientificamente os dados da fé, aplicando-lhes a razão filosófica
Exegética
A que se ocupa da interpretação da Bíblia
Litúrgica
A que estabelece o nexo entre as fórmulas de orações e as cerimônias do culto
Mística
A que trata dos conselhos evangélicos para que o crente atinja a perfeição da vida cristã e expõe os caminhos por onde Deus conduz as almas a mais elevada santidade
Moral
Parte da Teologia que considera os atos humanos, orientados pela luz da fé, como meios de cultuar e possuir a Deus
Natural
Conhecimento de Deus fundado na razão humana; teodicéia
Parenética
Parte da Teologia que se ocupa do modo de pregar
Pastoral
Parte da Teologia que deduz dos princípios os métodos práticos, para conduzir as almas à perfeição e salvação
Positiva
Teologia fundamentada na Escritura Sagrada e na tradição
Revelada
O conhecimento de Deus fundado na revelação

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o teólogo está em grande crescimento. O perfil desse profissional atualmente está mudado. Hoje em dia, além dos padres, pastores, também estão no mercado profissionais que concluíram o curso com o interesse em aumentar sua cultura geral e sua cultura religiosa. Além das crescentes oportunidades em igrejas, instituições de ensino, organizações eclesiásticas, ONGs, etc., o teólogo assessora, coordena e dirige atividades em sindicatos, movimentos sociais, escolas, instituições de promoção humana, orfanatos, agremiações partidárias. Recentemente, as corporações (Exército, Marinha, Aeronáutica e Polícia Militar) têm realizado concursos e permitido que clérigos protestantes realizem cuidado pastoral de capelania nos quartéis. É uma profissão com grandes oportunidades de trabalho.
Curiosidades
Teologia em seu sentido literal é o estudo sobre Deus (do grego theos, "Deus" , logos, "palavra", por extensão, "estudo").
No Cristianismo isto se dá a partir da revelação de Deus na Bíblia. Por isso, também se define "Teologia" como um falar "a partir de Deus" (Karl Barth). Este termo foi usado pela primeira vez por Platão, no diálogo A República, para referir-se à compreensão da natureza divina por meio da razão, em oposição à compreensão literária própria da poesia feita por seus conterrâneos. Mais tarde, Aristóteles empregou o termo em numerosas ocasiões, com dois significados: da revelação e da experiência humana.
Estes dados são organizados no que se conhece como Teologia Sistemática ou Teologia Dogmática.
Fonte: www.brasilprofissoes.com.br
Teologia






O PROFISSIONAL

Uma das tarefas desse profissional é estudar a Bíblica, antigo e novo testamento. Ele estuda, reflete e ensina o conteúdo dos ensinamentos religiosos.
Atua em comunidades carentes, em pastorais de ajuda ao adolescente, criança abandonada, idosos, doentes. Está habilitado para todo tipo de serviço comunitário.

O MERCADO DE TRABALHO

Hoje, o perfil de quem procura um curso de Teologia está mudado. Antes, apenas faziam o curso os que estavam interessados em seguir a carreira religiosa: padres, pastores, entre outros. Agora, estão procurando os que estão querendo desenvolver trabalhos comunitários, atuar em Ongs – organizações não governamentais, etc.
Também buscam o curso estudantes interessados em aumentar a cultura geral, a cultura religiosa. É comum estudantes de psicologia, ou mesmo profissionais formados, procurarem o curso por não conseguirem dissociar o tratamento terapêutico da espiritualidade.

O CURSO

O curso tem a duração média de quatro anos.
Entre as disciplinas do currículo: português, grego, hebraíco, sociologia religiosa, movimentos religiosos, pedagogia, psicologia, ação pastoral, antigo e novo testamento, estrutura e funcionamento de uma igreja.
Não existe especialização. O estudante pode dar continuidade aos estudos na pós-graduação em história, artes, etc.
Fonte: educaterra.terra.com.br

Perfil do profissional

O profissional formado em Teologia é um cientista da religião, ou seja, alguém capaz de enxergar o mundo e o homem através de seu caráter histórico, social e antropológico.

Mercado de trabalho

Ensino de Teologia nas escolas de ensinos fundamental e médio das redes pública e privada; atuação pastoral em igrejas e demais templos religiosos.
Fonte: www.estacio.br
Teologia






Quem é o profissional

Teologia cristã católica é o estudo científico da Revelação de Deus realizada através de Jesus Cristo e atestada na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja.
A função do teólogo é, portanto, partindo da Revelação divina, aprofundar cientificamente os fundamentos da fé cristã, dialogando com as ciências e a sociedade.
Ele pode se dedicar ao campo da pesquisa, ao ensino de Teologia em diversos níveis, a variadas funções pastorais e ao serviço de assessoria a grupos religiosos ou abertos à dimensão religiosa.
O objetivo de seu trabalho é contribuir, à luz da mensagem cristã, para a formação de critérios e para a reflexão sobre o valor do ser humano, da vida e da história, a partir de seus fundamentos últimos. Integra, em vista desse escopo, abordagens interdisciplinares.

O que é o curso

curso de Teologia, buscando maior compreensão da fé e da verdade revelada, associa fé e razão. Encontra na Sagrada Escritura e na reflexão sistemático-pastoral os suportes básicos de sua estrutura. Cada disciplina é desenvolvida com base nas fontes cristãs, cristalizadas na Sagrada Escritura e na Tradição, da qual faz parte o Magistério eclesial.
A reflexão teológica abre-se também ao diálogo interdisciplinar, a fim de tratar adequadamente os problemas atuais.
Além da teologia propriamente dita, a graduação investe também numa sólida formação filosófica, enquanto pressuposto necessário para uma séria reflexão teológica.
Fonte: www.puc-rio.br
Teologia






Teologia, no sentido literal, é o estudo sobre Deus. Como toda ciência, tem um objeto de estudo: Deus. Como não é possível estudar diretamente um objeto que não vemos e não tocamos, estuda-se Deus a partir da sua revelação, ou, em termos seculares, conforme suas representações nas variadas culturas.

Evolução do termo

No cristianismo, isso se dá a partir da revelação de Deus na Bíblia.
O teólogo suíço Karl Barth definiu a Teologia como um "falar a partir de Deus".
O termo teologia foi usado pela primeira vez por Platão, no diálogo A República, para referir-se à compreensão da natureza divina de forma racional, em oposição à compreensão literária própria da poesia, tal como era conduzida pelos seus conterrâneos.
Mais tarde, Aristóteles empregou o termo em numerosas ocasiões, com dois significados:
Teologia como o ramo fundamental da ciência filosófica, também chamada filosofia primeira ou ciência dos primeiros princípios, mais tarde chamada de Metafísica por seus seguidores
Teologia como denominação do pensamento mitológico imediadamente anterior à Filosofia, com uma conotação pejorativa, e sobretudo utilizado para referir-se aos pensadores antigos não-filósofos (como Hesíodo e Ferécides de Siro).
Santo Agostinho tomou o conceito de teologia natural da obra Antiquitates rerum humanarum et divinarum, de M. Terêncio Varrão, como única teologia verdadeira dentre as três apresentadas por Varrão: a mítica, a política e a natural. Acima desta, situou a Teologia Sobrenatural (theologia supernaturalis), baseada nos dados da revelação e, portanto, considerada superior.
Teologia Sobrenatural, situada fora do campo de ação da Filosofia, não estava subordinada, mas sim acima da última, considerada como uma serva (ancilla theologiae) que ajudaria a primeira na compreensão de Deus.
Teodicéia, termo empregado atualmente como sinônimo de teologia natural, foi criado no século XVIII por Leibniz, como título de uma de suas obras (chamada Ensaio de Teodicéia.
Sobre a bondade de Deus, a liberdade do ser humano e a origem do mal), embora Leibniz utilize tal termo para referir-se a qualquer investigação cujo fim seja explicar a existência do mal e justificar a bondade de Deus.
Na tradição cristã (de matriz agostiniana), a Teologia é organizada segundo os dados da revelação e da experiência humana.
Esses dados são organizados no que se conhece como Teologia Sistemática ou Teologia Dogmática.
teologia é fortemente influenciada pelas mais diversas religiões e, portanto, existe a teologia budista, a teologia islâmica, a teologia católica, a teologia mórmon, a teologia protestante, a teologia umbandista, a teologia hindu, e outras.
Fonte: pt.wikipedia.org




Nenhum comentário: