sexta-feira, 5 de abril de 2013

Igreja ateísta tem momento de louvor e até recolhimento de ofertas




Igreja ateísta tem momento de louvor e até recolhimento de ofertas

Mais de 300 pessoas têm participado da Assembleia de Domingo liderada pelo comediante Sanderson Jones.
Os cultos da igreja ateísta inaugurada na Inglaterra se parecem muito com reuniões religiosas. O grupo de pessoas sem-religião se unem todos os domingos, cantam, ofertam e ficam em silêncio por alguns minutos (momento que substitui a oração) antes de ouvir os sermões.
A diferença é que eles não cultuam a deuses e se reúnem para ouvir cientistas convidados.
Liderados pelo comediante Sanderson Jones o grupo de 300 pessoas, que se reúne no espaço onde antes funcionava uma igreja, diz que a intenção não é caçoar dos religiosos.
O objetivo do grupo é de ser apenas uma congregação de pessoas não-religiosas, mas muitos ateístas estão preocupados de que a falta de crença se torne uma religião.
O arquiteto Robbie Harris, frequentador da Assembleia de Domingo (nome dado ao culto dos ateus), acredita que sim, que eles serão uma religião organizada. “Um sistema de crenças vai se estabelecer. Haverá uma estrutura, uma perspectiva ética sobre a vida”, disse para a reportagem da BBC britânica.
“Existe o perigo de que ela se torne ‘da moda’ e se torne centrada em uma pessoa só. Você pode acabar se colocando como um pregador, esse é o perigo”, continua ele. “Eu acho que Sanderson deveria se afastar e se ver como mediador ou facilitador, no que ele obviamente é bom, e somente levar pessoas para falar ou ler.”
Sanderson não se vê como bom pregador, mas de fato tem pensando até mesmo em expandir a igreja dos ateus para outros lugares do país. “Eu não acho que sou um pregador carismático. Eu só fico muito entusiasmado com as coisas e quero dividir isso com as pessoas”, afirma.
Assista ACESSANDO O LINK ABAIXO




Nenhum comentário: