terça-feira, 9 de julho de 2013

Adam Clarke



Biografia

Dr. Adam Clarke e os Sacerdotes de Buda, gravura por Robinson de uma pintura de Moisés, 1844. National Portrait GalleryLondres.
Clarke nasceu na aldeia irlandesa de Moybeg, perto de Tobermore na atualIrlanda do Norte.1 . Após ter recebido uma educação muito limitada, foitrabalhar como aprendiz de um fabricante de roupas, mas, achando o emprego desmotivador, retomou a vida escolar na instituição fundada porJohn Wesley em Kingswood, perto de Bristol. Em 1782 iniciou suas funções como ministro metodista, sendo indicado por Wesley para atuar no circuito de Bradford on Avon (Wiltshire).
Sua popularidade como pregador era muito grande, e sua influência religiosa é indicada pelo fato de que foi três vezes (1806, 1814, 1822) escolhido para ser o presidente da conferência metodista. Serviu duas vezes no circuito de Londres, sendo que o segundo período foi prorrogado consideravelmente, muito além do que o regulamento permitia, a pedido especial da British and Foreign Bible Society, que contratou-o para trabalhar na preparação de sua Bíblia em árabe. Embora tendo dedicado-se ardentemente ao seu trabalho pastoral, encontrou ainda tempo para o estudo diligente do hebraico e de outras línguas orientais, realizada principalmente com a intenção de qualificar-se para a grande obra da sua vida, seu comentário sobre as Sagradas Escrituras (8 vols., 1810-1826).
Em 1802, publicou um dicionário bibliográfico, em seis volumes, para o qual posteriormente, acrescentou um suplemento. Foi selecionado pela Comissão de Registros para reeditar o Foedera2 de Thomas Rymer, uma tarefa que, após o trabalho de dez anos (1808-1818) teve que renunciar. Escreveu também Memoirs of the Wesley Family (1823), e editou um grande número de obras religiosas.
Clarke recebeu muitas homenagens e títulos (era membro e Legum Doctor da Universidade de Aberdeen), e muitos homens ilustres da Igreja e do Estado eram seus amigos pessoais. Seus Miscellaneous Works foram publicados em treze volumes (1836), e uma Life (três volumes) por seu filho, J. B. B. Clarke, surgida em 1833.

Adam Clarke (Moybegcondado de Derry, 1760 ou 1762 – Londres16 de agosto de 1832) foi um teólogo metodista e erudito bíblico britânico.

Nascimento1760 ou 1762
Moybegcondado de Derry
Morte16 de agosto de 1832 (72 anos)
Londres
NacionalidadeFlag of the United Kingdom.svg britânico
OcupaçãoTeólogo

Nenhum comentário: