terça-feira, 9 de julho de 2013

Joshua Marshman





Joshua Marshman (1768-1837) foi um missionário cristão em Bengala, na Índia. Sua missão envolveu a reforma social e debate intelectual com os hindus educados como Raja Ram Mohan Roy .
Joshua Marshman nasceu em 1768 na Grã-Bretanha em Westbury Leigh, Wiltshire , Inglaterra , e morreu na Índia em Serampore , Bengala. De sua família, pouco se sabe, exceto que traçou sua descendência de um oficial do exército de Cromwell : um de uma banda que, na Restauração, renunciou, por consciência, causa todos os pontos de vista engrandecimento mundano, e retirou-se para o país sustentar-se por sua própria indústria.
Seu pai John passou a primeira parte de sua vida no mar e foi contratado no Hind Sloop de Guerra, comandada pelo capitão James Bond na captura de Quebec . Pouco depois ele voltou para a Inglaterra e em 1764 casou com Maria Couzener. Ela era descendente de uma família francesa que tinham procurado refúgio na Inglaterra após a revogação do Édito de Nantes , após seu casamento, ele viveu em Westbury Leigh e pegou o comércio de um tecelão.
Esta ocupação não pagar bem e ele era incapaz de pagar seu filho qualquer tipo de educação além fornecido na aldeia.

Primeiros dias 

Em 1791, Joshua casado Hannah Marshman (pastor née) e em 1794 eles se mudaram de Westbury Leigh em Wiltshire para Bristol . Em Bristol eles se juntaram a BroadmeadIgreja Batista e Marshman ensinou em uma escola de caridade local apoiada pela igreja. Nesta época, ele também estudou na Bristol Colégio Batista.

Em 29 de Maio de 1799, Joshua, Hannah e seus dois filhos, em seguida, partiu de Portsmouth para a Índia a bordo do navio "Criterion". Embora tenha havido uma ameaça de um ataque naval francês da família pousou em segurança no assentamento dinamarquês de Serampore (a poucos quilômetros ao norte de Calcutá) em 13 de outubro 1799.
O casal teve 12 filhos, dos quais apenas cinco viveram mais do que seu pai. Sua filha mais nova, Hannah casou Henry Havelock , que se tornou um general britânico na Índia, e cuja estátua está na Trafalgar Square , em Londres.

Tradução da Bíblia 

Como o missionário pioneiro William Carey , com quem veio a trabalhar, Marshman era um erudito talentoso e dotado. Marshman e Carey juntos traduziu a Bíblia em muitas línguas indígenas, bem como traduzir muito clássica literatura indiana em Inglês.

Marshman neste momento também traduziu a Bíblia para o chinês - e teve um papel importante no desenvolvimento de jornais indianos. Ele era um proponente vivo dos novos desenvolvimentos na prática educativa e fez questão de incentivar o ensino da escola em línguas locais, embora as autoridades coloniais preferido que lições sejam dadas em Inglês.
John C Marshman

Fundador do Colégio Serampore 

Em 5 de Julho de 1818, William Carey , Joshua Marshman e William Ward (outro membro de sua equipe missionária) emitiu um prospecto (escrito por Marshman) para um projeto de faculdade nova "para a instrução dos asiáticos, cristãos e outros jovens na literatura oriental e ciência europeia ". Assim nasceu Colégio Serampore - que continua até hoje.

Às vezes, os fundos estavam apertados, e depois de um breve e falso rumor alegando má aplicação de recursos fez com que o fluxo de fundos a ser levantadas por Ward na América secou, ​​Carey escreveu: "Dr. Marshman é tão pobre como eu sou, e mal posso colocar por uma quantia mensal para aliviar a três ou quatro parentes indigentes na Europa. que eu poderia ter tido grandes posses, mas eu dei o meu tudo, exceto o que eu comia, bebia e usava, para a causa de missões, e Dr. Marshman fez o mesmo, e assim o fez o Sr. Ward. "

Filhos de Carey 

Marshman ficou horrorizado com o descaso com a maneira em que Carey cuidou seus quatro filhos quando ele se encontrou com eles em 1800. Com idade de 4, 7, 12 e 15, eles eram unmannered, indisciplinado, e até mesmo ignorante. Marshman, sua esposa Hannah, e seu amigo a impressora William Ward, levou os meninos a reboque. Juntos, eles moldaram os meninos como Carey mimados seus espécimes botânicos, realizou suas muitas tarefas missionárias e viajou em Calcutá para ensinar em Fort William College. Eles ofereceram os meninos estrutura, instrução e companheirismo. Para seu crédito - e pouco a Carey - todos os quatro meninos foram para carreiras úteis.

Marshgrave.jpg

Legado 

O filho de Joshua, John Clark Marshman (1794-1877), também viria a se tornar uma parte importante do trabalho missionário no Colégio, ele era também um tradutor oficial Bengali e publicou um guia para o Direito Civil, que, antes de o trabalho de Macaulay, foi o código civil da Índia, ele também escreveu uma "História da Índia" (1842).

Em seu livro "Carey, Marshman e Ward" John Marshman afirma que com a sua morte, seu pai tinha gasto mais de £ 400.000 de seu próprio dinheiro em seus trabalhos relacionados missionário na Índia.

Nenhum comentário: