quinta-feira, 18 de julho de 2013

Por que o suor de Jesus se transformou em gotas de sangue ?





E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. ( Lucas 22:44 )

Muitos acham que o que ocorreu no monte das Oliveiras foi um fenômeno sobrenatural, o que na verdade ocorreu com Jesus quando  a bíblia declara que Seu suor transformou-se em sangue é algo que pode ser descrita pela medicina.

Assim, fica provada a humanidade de Jesus Cristo, o Deus que se fez carne para salvar todos os que Nele crerem.

O que realmente aconteceu foi que Jesus orando a noite inteira antevendo o sofrimento que haveria de passar levando sobre si o pecado da humanidade, sofreu um forte estresse psicológico, o que acabou desencadeando a HEMATIDROSE.

HEMATIDROSE: Não é comum acontecer isso, pois está ligada ao alto grau de estresse psicológico, acontece que a ansiedade extrema ocasiona a liberação de produtos químicos que rompem os vasos capilares das glândulas sudoríparas, em conseqüência disso o essas glândulas sangram um pouco e brotam com o suor, mas isso em uma quantidade pequena. Não confunda-se grandes gotas mencionado no versículo com bastante sangue.

Outro efeito da HEMATIDROSE é que ela deixa a pele muito frágil, com isso Cristo foi açoitado pelos romanos com a pele já bem frágil , bem sensível.

Como muitos sabem os açoites romanos são muitos conhecidos, pois eram formados de couro de animal com bolinhas de aço e pedaços de osso para maior tortura nos açoitamentos. Com os açoites as costas da vitima ficava cheia de hematomas, contusões profundas e cortes profundos causados pelos pedaços de ossos. As costas ficavam maltratadas e muitas das vezes a coluna ficava até exposta pelo flagelo.


O historiador Eusébio do séc. III descreveu um açoitamento da seguinte da forma: A medida que açoitamentos continuavam, na costa das vitimas, as lacerações iam atingindo os músculos inferiores que seguram os esqueletos e as tiras de carne ficavam penduradas toda ensangüentadas, as veias do sofredor ficavam abertas e os tendões, músculos e órgãos ficavam expostos. MUITOS MORRIAM NO LOCAL, devido as dores terríveis entravam em choque hipovolêmico.

CHOQUE HIPOVOLÊMICO: Hipo significa “baixo”, vol significa “volume” e êmico significa “sangue”, então choque hipovolêmico signifca que a pessoa está sofrendo o efeito de perder grandes quantidades de sangue. 

Isso ocasiona 4 coisas:
1º) O coração esforça-se para bombear mais sangue, mas não tem de onde;
2º) A pressão sanguinea cai, causando desmaio ou colapso;
3º) Os rins param de produzir urina, para conservar o volume de sangue que sobrou;
4º) A pessoa fica com muita sede, pois o corpo pede por liquido para repor o sangue que perdeu. 


Com toda essa descrição, Jesus estava em choque hipovolêmico qdo caiu com a cruz no caminho do Gólgota, e os soldados obrigaram Simão o Cirineu a carregar a cruz até o lugar chamado caveira e neste lugar qdo já crucificado, pediu água

"E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus." (Lucas 23 : 26)
"Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede." (João 19 : 28)


Umas das maiores autoridades em estudo histórico, arqueológico e médico concernentes a morte de Jesus de Nazaré, o Dr. Alexander Metherell, M.D., Ph.D., médico e cientista, um dos mais conceituado estudioso sobre a crucificação, declara exatamente isso que ocorrera com Jesus de Nazaré.

Nenhum comentário: