terça-feira, 30 de setembro de 2014

Fuja da letargia teológica

Fuja da letargia teológica
Representa uma grande verdade o fato de que o “fazer teológico” não pode ser sintetizado simplesmente à teoria, visto que a práxis teológica é fundamental para o exercício ministerial de qualquer indivíduo. Todavia, ao desenvolver qualquer atividade ministerial sem que haja um amparo teórico, de igual modo, pode ser algo muito preocupante em decorrência de práticas incongruentes, senão inusitadas, que podem surgir. Logo, o estudo teológico fornece amparo bíblico para pensar e agir, embora isso seja desconsiderado por boa parte dos cristãos.
É bem verdade que sempre haverá muitos assuntos aos quais não dominaremos plenamente e sempre careceremos de informação e conhecimento, entretanto, é lastimável o índice de letargia teológica que atinge majoritariamente líderes, obreiros e docentes. Por negligência se abrigam nos mais diversos subterfúgios objetivando ocultar sua indolência teológica; supervalorizam rótulos em detrimento de conteúdo. É péssimo, por exemplo, ouvir um “docente” que “briga” pela oportunidade de lecionar, mas que contraditoriamente não é devoto à leitura, ao estudo e a pesquisa. É angustiante ver alguém querer a todo custo ensinar ou pregar sem que o mesmo seja ensinável.
Um determinado dia, em uma determinada reunião de um determinado departamento, alguém lançou uma pergunta genérica, mas que caiu como uma luva em meu coração, despertou minha consciência e alavancou minha ação. A pergunta foi: “qual a sua formação”? A resposta dos presentes foi “o silêncio”. Trocando em miúdos o emissário que interrogou após certo período de tempo foi o mesmo que concluiu: “quem não tem cão caça com gato”. Confesso que nunca me esqueci daquela reunião. Embora não fosse pessoalmente letárgico, mas, um autodidata por convicção, senti pelo “cutuco” a necessidade de buscar a qualificação teológica necessária para o exercício do ministério que a mim foi proposto (Rm 12.7), quando então me afastei de algumas funções para me dedicar aos estudos teológicos.
Hoje olho para trás e ao mesmo tempo em que agradeço a Deus pela oportunidade de ter trilhado boa parte do caminho, lhe peço forças para continuar caminhando em busca do saber teológico que inevitavelmente me conduzirá cada vez mais para perto de uma visão límpida de Deus e do seu Reino. Aceito a exortação bíblica que Paulo fez a Timóteo: “Até à minha chegada, aplica-te à LEITURA, à exortação, ao ENSINO. Não te faças negligente para com o dom que há tem ti….” (1 Timóteo 4.13,14).
É provável que alguns leitores classifiquem esta postagem sob o marcador da arrogância, quando deveriam classificá-la sob o manto da consciente reflexão. Logo, é comum que o insensato se ofenda facilmente ao ser flagrado em sua letargia, ainda mais quando esta passa a ser denunciada, todavia, aquele que é sábio sempre será motivado pelo sincero desejo de aprender e de buscar aperfeiçoamento (Pv 9.9).
Paulo nos orienta a ser imitadores dele como ele era de Cristo (1 Co 11.1), porém, não quero falar de Paulo, mas de Cristo, a quem, por inferência devemos imitar. O texto lucano registra coisas interessantes a respeito de Jesus, como por exemplo, que Ele quando ainda em sua fase tenra da vida, se fortalecia e se enchia de sabedoria (Lc 2.40); que Jesus não crescia somente em estatura e graça, mas também em sabedoria (Lc 2.52). Que exemplo digno de ser imitado!
Ainda sobre os registros do historiador Lucas, cabe destacar a informação que ele traz a respeito das qualificações exigidas para a escolha dos diáconos a serem encarregados do serviço na igreja: “Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, CHEIOS DO ESPÍRITO e de SABEDORIA, aos quais encarregaremos deste serviço” (Atos 6.3).
Logo, estou plenamente convencido de que ao abraçar o ministério, a cada um de nós proposto, urge inevitavelmente, respeitadas nossas limitações diante do progressivo aprimoramento, a necessidade de dedicação (Rm 12.7) e de crescimento, não somente na Graça, mas também no conhecimento (2 Pe 3.18), objetivando, inclusive, estarmos sempre preparados para responder a todo aquele que pedir razão a respeito da esperança que há em nós (1 Pe 3.15).
Enfim, sou impulsionado a crer, sem desprezar as demais práticas (oração, jejum, etc.), que a formação teológica é a responsável pela relevância das atividades atinentes ao ministério, seja ele exercido dentro ou fora da igreja, pois fornece subsídio à ação pessoal e ministerial. Não há prática sem teoria, ao menos, boa prática sem boa teoria, e por boa prática, entenda-se aqui aquela que está devidamente fundamentada nas Escrituras. Portanto, sem amparo teológico, todo e qualquer ministério se torna deficiente e limitado (2 Tm 2.15). É possível ainda que alguém seja tentado a argumentar contra a teologia, contudo, o objeto de estudo da teologia não é outro, senão a própria Palavra de Deus, a qual é o seu livro texto. Portanto, fuja da letargia teológica. Estude a Bíblia, objetivando crescer no conhecimento do Senhor (Os 6.3)
Por Angelo 

Antigo manuscrito bíblico pode revelar “segredos”

Especialistas acreditam que livro mostre fatos inéditos sobre transmissão da fé

Diferentes especialistas e líderes cristãos esperam revelar um texto “oculto” no Codex Zacynthius, antigo manuscrito do Novo Testamento, datado do sexto ou sétimo século.
Durante mais de 200 anos o Codex estava no museu da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, que decidiu vende-lo recentemente para arrecadar fundos. A Biblioteca da Universidade de Cambridge pagou 1.700.000 dólares por ele.
Agora, os peritos da universidade se dedicam a analisar suas 176 páginas. Cerca de 700 anos após ser escrito, partes do texto do Evangelho de Lucas desapareceram e novas entradas foram feitas sobre o original. Eles acreditam que a análise com a tecnologia atual oferecerá revelações sobre como o evangelho foi transmitido.
Conhecido desde 1861, quando foi traduzido pela primeira vez, acredita-se que continha erros e partes dele foram raspadas e reescritas no século 13. Embora fosse prática comum numa época em que era rara a redação desse tipo, agora poderá mostrar que tipo de modificação foi feita nas suas folhas de couro de animal tratado.
trecho do codex zacynthius Antigo manuscrito bíblico pode revelar segredos
Trecho do Codex Zacynthius
“A descoberta e identificação do texto apagado é uma fascinante história de detetive,” disse o Dr. Rowan Williams, ex-líder da Igreja da Inglaterra. “Ao analisar o manuscrito, esperamos que técnicas de imagem multiespectrais permitam que os estudiosos recuperem totalmente o texto oculto”. O que faz o Codex Zacynthius ser tão valioso é o fato de ser o mais antigo manuscrito do Novo Testamento com um comentário ao lado do texto, que poderá lançar uma nova luz sobre o desenvolvimento e a interpretação do Evangelho de São Lucas. Com informações The Blaze.

domingo, 21 de setembro de 2014

Holy Bible: Greek New Testament (Wescott-Hort)

http://www.ccel.org/ccel/bible/gntwh.html
Acesse  o link acima

Novo Testamento em grego transliterado para baixar e arquivo. txt

A língua grega antiga ou clássica (grego Koinê)  é uma língua indo-européia. A grecia a divulgou amplamente no período da Antiguidade, porém ela foi extinta em função da evolução para o grego moderno. Todavia continua sendo de grande importância para a exegese bíblica.

Para acessar o Novo Testamento em grego transliterado
CLIQUE AQUI


Extraído de: http://www.materiasdeteologia.com/2012/05/novo-testamento-em-grego-transliterado.html#ixzz3Dv5sKm8g
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

A BÍBLIA GRAVADA NAS LÍNGUAS ORIGINAIS: HEBRAICO, ARAMAICO E GREGO

Ouça o texto original da Bíblia gravado por Louis Tyler, M.Div., M.A., Ph.D., usando pronúncia "natural", ou seja, como se falasse hebraico e grego desde nascimento.
Toda a Bíblia já está gravada e disponível em discos de formato MP3.
Estas gravações são ideais para uso em aulas de hebraico, aramaico e grego em qualquer faculdade bíblica.  São indispensáveis para cada estudante das línguas bíblicas.  A biblioteca de cada faculdade teológica quererá ter uma cópia da Bíblia inteira gravada nas línguas originais pelo Dr. Tyler.
Clique no seguinte sítio da internet para escutar gravações em hebraico e grego pelo Dr. Tyler: http://donpotter.net

Grande tribulação começa daqui a um ano, afirma teólogo

Pastor Mark Biltz afirma que luas de sangue coincidem com início de ciclo do Shemitá

Estudioso de profecias, o teólogo e pastor Mark Biltz acredita que existem sinais claros nos céus e na terra que a “grande tribulação” poderá começar em 2015. Para ele, a aparição da “primeira lua de sangue” na Páscoa de 2014, marcou o início do processo.
Desde 2008 ele vem fazendo o que chama de “alerta para a igreja”através das quatro luas de sangue em datas proféticas entre 2014 e 2015. Descendente de judeus, passou anos estudando as profecias sobre o Sol e a Lua desde Gênesis, onde a Bíblia afirma que os luzeiros no céu serviriam “para sinais e para as estações do ano”.
“O termo em hebraico implica que não é apenas um sinal, mas um sinal da Sua vinda”, esclarece. Biltz diz ainda que a palavra traduzida como “estações” tem o sentido de “tempo determinado”, implicando na comemoração das festas estabelecidas por Deus no Antigo Testamento e que seguem o calendário lunar adotado pelos judeus.
“Os eventos estão agora acontecendo fora do controle”, afirmou ele em um artigo para o site WND. A lista com esses “eventos” inclui ataques contra os cristãos por muçulmanos radicais como Estado Islâmico e Boko Haram. Também, menciona o surto de Ebola na África, que afeta pelo menos cinco países e ameaça se tornar uma epidemia continental.
Embora com menos espaço na mídia, os ataques terroristas em Jerusalém têm crescido exponencialmente ao longo dos últimos meses, segundo a Shabak (Serviço de Segurança de Israel). Apresentando um estudo sobre terremotos, comprova o aumento dos tremores que atingem mais de 6 pontos na escala Richter. Foram 116 terremotos desse tipo este ano, com 70 deles desde a primeira lua de sangue. Ou seja, 2014 terá mais de quatro vezes o número médio de grandes terremotos da última década.
Biltz não tem dúvidas que são “as dores de parto da vinda do Messias”. Para o estudioso, o relógio profético e o calendário profético dos dias em que estamos vivendo. Além das chamadas “Luas de Sangue”, ele acredita que durante o Rosh Hashaná (ano novo judaico em 25/9) iniciará em Israel um novo “shemitá”.
O Shemitá é o sétimo ano do ciclo de sete anos quando a terra de Israel tinha para descansar, sendo um ano de reposição econômica para o sistema financeiro judaico. Desde Gênesis, Deus opera em ciclos relacionados com os sete dias da criação. Existe a semana de sete dias, com o sábado para descanso. O ciclo de sete anos conhecido como shemitá e o ciclo de sete Shemitás, totalizando 49 anos, que terminam no ano do Jubileu.
Embora contestado por muitos, os estudos de Biltz comprovam que não é coincidência que no Rosh Hashaná nos anos  de 2001 e 2008, a bolsa americana teve quedas drásticas. Isso gerou crises financeiras de alcance mundial.
Mark Biltz lembra que a maioria dos teólogos concordam que a “grande tribulação” durará sete anos. Ele acredita que existe um ciclo profético de shemitá, que perdura ao longo de séculos. Portanto, a tribulação será um desses ciclos de sete anos. Segundo suas contas, o próximo Rosh Hashaná tem “enormes implicações proféticas”, pois fecha um desses ciclos. Embora admita que é impossível afirmar que a tribulação profetizada na Bíblia começará em 2015, entende que o relógio ordenado de Deus pode ser visto a partir dos sinais na terra e no céu.
Portanto, o fato de a chamada “superlua de sangue” ocorrer pela primeira vez na história sobre Jerusalém, no sétimo mês do calendário bíblico, e ainda no final do sétimo ano de um ciclo não poder ser apenas uma “coincidência”.  No livro que escreveu sobre o assunto, ele faz uma lista desses sinais:
luas de sangue e a grande tribulacao Grande tribulação começa daqui a um ano, afirma teólogo
Data profética principal: Dia dos 70 anos da Independência de Israel (14 de maio de 2018), marcando o renascimento da nação. Jesus, o Messias judeu, afirmou não iria passar de uma geração (70 anos) o cumprimento das profecias para a sua volta (Lucas 21:30 a 32);
Assista : http://www.youtube.com/watch?v=27J0Y9xo6l8

sábado, 20 de setembro de 2014

Baixe e ouça o Antigo Testamento em hebraico , Grego , Aramaico e outras linguas.

Início



Espero que cada visitante vai encontrar algo de interesse e valor para o tempo gasto com o meu  Wide Web interesse Site . Ele é o meu plano para preencher as páginas do meu site com informações valiosas sobre diversos assuntos de interesse para todos, jovens e velhos.Grande parte da informação será livre artigos por mim e autores que eu respeito, alguns consistirá de links para outros sites que considero de especial valor. Algumas das informações estará disponível para compra na forma de e-books e outros formatos. Eu pretendo possuem CDs de áudio valiosos que permitirão aos alunos de todas as idades para melhorar a sua aprendizagem do espanhol, Koiné grego, hebraico, e Inglês.
Visite este Site : http://donpotter.net/

Alfabeto hebraico em àudio na Universidade de Washington

Practice Saying the Hebrew Alphabet

To hear see and hear the alphabet presented in stages,
click on each row of the graphic below in succession.
To see and hear the entire alphabet presented, click on
"The complete Alef-Bet."
Alef-Bet

sábado, 6 de setembro de 2014

Na Venezuela, chavistas mudam Pai Nosso para Chávez nosso

A oração bíblica ganhou tons políticos enaltecendo o falecido presidente venezuelano e condenando o capitalismo

Na Venezuela, chavistas mudam Pai Nosso para Chávez nossoChavistas mudam Pai Nosso para Chávez nosso
Hugo Chávez – falecido em 2013 – é considerado um deus pela população da Venezuela, tanto que durante a “I Oficina de Projeto de Sistema de Formação de Partido Socialista” foi lançada a “Oração do delegado”, uma versão chavista da oração bíblica “Pai Nosso”.
Os chavistas, como são chamados os seguidores do ex-presidente, trocaram trechos da oração que Jesus ensinou por frases que exaltam o líder político começando pela frase inicial “Pai nosso que estás no céu”, por “Chávez nosso”.
A oração completa ficou assim: “Chávez nosso que estás no céu, na terra, no mar e em nós, os delegados. Santificado seja teu nome. Venha a nós teu legado para levá-lo aos povos daqui e de lá. Dai-nos hoje tua luz para que nos guie a cada dia e não nos deixes cair na tentação do capitalismo, mas livrai-nos da maldade da oligarquia, do crime do contrabando. Porque nossa é a pátria, pelos séculos e séculos. Amém. Viva Chávez”
A oração foi lida pela delegada do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), María Estrella Uribe, na segunda-feira (1º) penúltimo dia da oficina que começou na quinta-feira passada. Durante todos os dias, poetas, cantores e outros artistas dedicaram suas peças ao presidente falecido comemorando a chamada revolução bolivariana proposta.
 O atual presidente, Nicolás Maduro,sucessor de Chávez, também participou do evento, assim como o gabinete ministerial e governadores chavistas. Em seu discurso, Maduro afirmou que a atual situação do país “exige cada vez mais formações de valores” e que esses valores são encontrados em Chávez. Com informações Exame.

“Confederação do Anticristo” é lançada no mundo árabe

Confederação está ligada ao último imã profeta islâmico e instituição de califado global

“Confederação do Anticristo” é lançada no mundo árabe
Embora nem todo árabe seja muçulmano, durante séculos o chamado Mundo Árabe reuniu a maior parte dos seguidores de Maomé do planeta. O último grande império a levar a mensagem de submissão a Alá foi o Otomano, cuja sede ficava na atual Turquia.
Foi justamente a capital Istambul que hospedou o que está sendo chamado por especialistas em profecias bíblicas de “Confederação do Anticristo”.  O sheik Yusuf al-Qaradawi, presidente da União Internacional de Sábios Muçulmanos, que representa o maior grupo de estudiosos muçulmanos em todo o mundo, anunciou: “Diferentemente de como era no passado, o califado dos dias de hoje deve ser estabelecido através de uma série de Estados, governados pela sharia [lei islâmica], e apoiado por autoridades e o povo na forma de uma federação ou confederação”.
Liderados por Qaradawi, estão estabelecendo segundo a teologia islâmica, a formação de uma confederação futura de nações muçulmanas que serão criadas e estarão centrada na terra do califado muçulmano na Turquia, antiga Pérgamo na Bíblia.  Um dos centros desse pensamento é a chegada iminente do grande Mahdi, pensamento disseminado nos últimos anos em diferentes países.
Uma pesquisa do Instituto Pew Research afirma que dois terços dos muçulmanos que vivem no planeta esperam que o Mahdi venha logo. Para a maioria deles, o Mahdi será o último imã profeta islâmico, que viria para unir todos os muçulmanos fiéis, governar o mundo e derrotar os inimigos dos que servem a Alá. A expectativa é mais difundida no Afeganistão (83%), Iraque (72%), Tunísia (67%), Turquia (68%) e Malásia (62%).
O que está sendo anunciando parece o cumprimento da profecia de uma confederação de dez nações, mencionada em quatro conhecidas passagens das Escrituras (Daniel 2: 31-35, 40-45, 7: 7-8, 19-24; Apocalipse 13: 1-2, 17: 3, 7, 12-16). Somente com o tempo será possível determinar se esse é um grande passo na preparação de uma confederação que dará o poder ao Anticristo. Para os especialistas, a confederação desses dez reinos será um aspecto importante da situação política do fim dos tempos.
O crescimento do movimento dos terroristas do Estado Islâmico estabeleceu um perigoso precedente, “ressuscitando” a ideia de um califado que estava extinta havia quase um século. Até o momento não há notícias do EI agindo na Turquia, mas para os estudiosos, o alerta de Apocalipse 2: 12-13 é que naquele país está o “trono de Satanás”.  Um dos próximos passos esperados será a Turquia invadir o Egito (Daniel 11:42).  Afinal, o sheik é um dos líderes espirituais do movimento “Irmandade Muçulmana” que foi deposta do governo egípcio recentemente.
Qaradawi deu uma longa entrevista à agência de notícias turca “Anatolia” sobre o assunto, onde afirmou: “Há países grandes como a China, que tem uma população de cerca de 1,5 bilhão de pessoas. Segundo as estatísticas, nesse momento o número de muçulmanos no mundo chegaria perto de 1,7 bilhão. Portanto, não podemos desprezar a ideia de formar uma União”.
Disse ainda que  “grupos militantes como o EI que aparecem entre os muçulmanos é resultado da corrupção pelos governantes seculares. Os jovens muçulmanos  acreditam que estão lutando pela causa de Deus, mas o que esses movimentos representam ainda é um grande problema que o novo califado da Turquia vai resolver “. Acrescentou que “a sucessão anunciada pelo Estado Islâmico (ex-ISIS) no Iraque e Síria não satisfazem as condições exigidas para ser um Califado global”.
Qaradawi finalizou lembrando algumas promessas do Alcorão e disse veementemente que um “exército angelical em breve descerá sobre a terra” quando do estabelecimento do Califado na Turquia. “As hostes angelicais descerão [à terra] na mesmo espírito por ordem do seu Senhor. A paz estará feita até o romper da Estrela da Manhã” (Q 97).  Em textos como Isaías 14, esse é um título dado a Satanás.
Estudiosos retomam textos de Isaías 14 e Ezequiel 28, 30 e 32, que mencionam nações que hoje são islâmicas como Filístia (Palestina) o Sudão (Cuxe) e estados norte-africanos (Pute), Lídia (Turquia) e toda a Arábia e Egito, além da Assíria (Iraque – Síria), Elão (Irã) e Meseque e Tubal (Ásia menor, que inclui os estados muçulmanos do sul da Rússia)Com informações Your MiddleeastCII Broadcasting e Prophecy News Watch

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

“Desafio da Blasfêmia” estimula jovens a ofender o Espírito Santo


“Desafio da Blasfêmia” estimula jovens a ofender o Espírito Santo











Vídeos postados nas redes sociais são uma forma de promover o ateísmo

Grande parte do sucesso do chamado “desafio do balde de gelo” é devido à cultura atual em que tudo passa pelas redes sociais. Uma pessoa desafia outra (ou mais de uma) e a coisa “viraliza” rapidamente. Com versões traduzidas, se espalhou por boa parte do mundo e teve um efeito benéfico para alertar sobre uma doença sem cura conhecida.
Pouco tempo depois, outros “desafios” surgiram, mas sem o mesmo sucesso. Talvez por que não envolviam diretamente uma causa. Um grupo ateu está tentando usar essa “onda” e reviver o “The Blasphemy Challenge” [Desafio da blasfêmia], lançado anos atrás e que não teve grade repercussão. O Rational Response Squad [Esquadrão da resposta racional], que iniciou a campanha, explica que é uma forma moderna de promover o ateísmo.
Basicamente, o participante deve gravar um vídeo onde blasfema contra Deus e/ou ofende o Espírito Santo. Os primeiros que fizeram isso receberam um DVD contendo um documentário antirreligioso. A rede Fox News noticiou a tentativa de retomar o movimento. O site da revista Charisma News investigou e mostra que é realmente uma maneira de se desafiar a promessa de Marcos 3:29, quando Jesus diz que a blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado sem perdão.
“Os ateus conseguiram chamar atenção principalmente de adolescentes, que mostram sua oposição ao cristianismo”, disse Perri Geada. “Quase não há ofensas contra outras religiões”.
Barry Leventhal, diretor do programa de estudos judaicos no Seminário Southern Evangelical, lembra que “Há uma diferença entre um pecado imperdoável, e o pecado imperdoável. Em última análise, ofender o Espírito é negar sua ação de convencimento. Portanto, a pessoa morre sem crer em Cristo. Isso terá consequências eternas”.
Porém, a maioria dos estudiosos concorda que as advertências de Jesus sobre “blasfemar contra o Espírito Santo” eram uma situação única, restrita ao tempo em que Cristo esteve na Terra. Leventhal, explica: “O próprio Jesus apresentou-se como Messias aos líderes judeus. Com provas irrefutáveis, ele tinha feito tudo que é necessário para comprovar quem ele era, mesmo assim atribuíram suas obras ao Diabo, causando a pior forma de blasfêmia”.
Mesmo assim, ele alerta que os jovens não se deixem levar por algo que pode parecer apenas uma brincadeira, pois existe uma séria conotação espiritual nas palavras que eles são estimulados a usar. Com informações de Charisma News e Christian Headlines

Maioria dos brasileiros é contra casamento gay, aborto e legalização da maconha

A pesquisa feita pelo Ibope fala de temas recorrentes nos debates eleitorais
Maioria dos brasileiros é contra casamento gay, aborto e legalização da maconhaMaioria é contra casamento gay, aborto e legalização da maconha




Segundo a pesquisa Ibope divulgada nesta semana, a maioria dos brasileiros é contra o casamento gay, a descriminalização da maconha e o aborto.
Os temas são atuais e estão em discussão por conta das eleições presidenciais. O estudo feito a pedido do jornal O Estado de São Paulo e pela TV Globo mostra que os brasileiros não querem tais alterações.
Entre os entrevistados, 53% se mostraram contra o casamento gay e 40% a favor. Apesar da norma do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios a unir pessoas do mesmo sexo, a Constituição Federal reconhece como casamento apenas a união de um homem com uma mulher.
Outro assunto recorrente nos debates eleitorais é a aprovação do aborto, para 79% dos brasileiros a prática não deve ser legalizada. Apenas 16% concordam com a interrupção da gravidez.
Em relação a descriminalização das drogas os números são iguais: 79% é contra, 16% são a favor. A mesma pesquisa do Ibope ainda ouviu o que pensam os brasileiros sobre a pena de morte e a maioridade penal. Sobre o primeiro tema, 49% rejeitam e 46% são a favor da pena de morte. Já a maioridade penal é apoiada por 80% dos eleitores.

Encontrado papiro com mais antiga menção à Santa Ceia

Material de 1500 de idade mostra como a Bíblia era disseminada na antiguidade

Encontrado papiro com mais antiga menção à Santa CeiaEncontrado papiro com mais antiga menção à Santa Ceia





Um documento encontrado na Biblioteca da Universidade John Rylands em Manchester, Inglaterra, pode ser o mais antigo registro descrevendo a santa ceia (ou Eucaristia). Ele seria usado como uma espécie de “amuleto de proteção”.
As palavras “mágicas” foram escritas em um pedaço de papiro reciclado, originalmente usado como uma espécie de nota fiscal da compra de grãos.
A doutora Roberta Mazza, pesquisadora do Instituto de Pesquisa John Rylands, encontrou o ‘amuleto grego’ enquanto estudava milhares de fragmentos de documentos históricos inéditos que são guardados nos cofres da biblioteca.
Ela acredita que o papiro pode lançar uma luz importante sobre o cristianismo primitivo, cerca de apenas 300 anos após a conversão do imperador romano Constantino. O material mostra como os cristãos aparentemente adotaram a práticas pagãs de usar amuletos que protegeriam o usuário contra perigos.
Mazza usou técnicas de imagens espectrais para analisar o papiro e descobriu que ele era “reciclado” ao constatar letras mais fracas na parte traseira. É possível ler a informação sobre o pagamento do imposto de grãos na vila egípcia de Tertembuthis, nas imediações da antiga cidade de Hermópolis, na moderna el-Ashmunein. Depois de reescrito, cortado e dobrado, ficava dentro de um medalhão ou pingente, explica a pesquisadora.
O documento tem cerca de 1.500 anos de idade e estava na biblioteca desde 1901, mas ninguém tinha prestado atenção ao seu significado. “Esta é uma descoberta importante e inesperada, pois é o documento mais antigo a se referir à Eucaristia. Trata-se de uma combinação de passagens bíblicas, incluindo Salmo 78:23-24, Salmo 148:5, Mateus 26:28-30, entre outros.
Um dos trechos diz: “Nosso Deus preparou uma mesa no deserto sagrado para o povo e deu o maná da nova aliança para comer, o corpo imortal do Senhor e o sangue de Cristo derramado por nós na remissão dos pecados.”
A doutora explica que algumas palavras possuem erros ortográficos e outras estão na ordem errada. Isso sugere que seu autor conhecia o texto de cor e não o copiou de outro papiro.
“Podemos dizer que este é um exemplo extremamente raro de como a fé cristã e a Bíblia tornaram-se significativos para as pessoas comuns da época, não apenas para sacerdotes e a elite. É muito emocionante. Graças a esta descoberta, podemos entender que o conhecimento da Bíblia era mais disseminado no Egito do século VI dC do que pensávamos até agora.”
Com informações Daily Mail eHuffington Post

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Existe maldição hereditária? Bispo Edir Macedo ensina como “quebrá-la”

O tema gera debate teológico sobre a existência ou não de uma punição divina para quem não pratica mais o pecado

Existe maldição hereditária? Edir Macedo ensina como "quebrá-la"
Em um programa da IURD TV o bispo Edir Macedo comentou o testemunho de uma jovem que relatou problemas gerados pela maldição hereditária.
Gabriela contou que bebia e fumava igual ao seu pai e vivia muitas perturbações, chegando a se relacionar com outras mulheres e a nutrir um desejo de querer tomar sangue.
Quando chegou à Igreja Universal a jovem estava envolvida em todos esses problemas e em quatro meses ela conseguiu ter forçar para dizer não aos seus desejos e foi liberta deles.
“Foi uma guerra porque dependia de eu dizer não, mas quando eu disse não, eu deslanchei”, afirmou a jovem. “Quem olha pra mim hoje, e me conheceu antes, não fala que é a mesma pessoa”.
Dizer não e parar de praticar coisas ruins seria uma das formas de se libertar da maldição hereditária, segundo os ensinamentos do bispo Edir Macedo.
“Ela quebrou [a maldição] quando ela começou a dizer não para o que não prestava, ela começou a dizer não para o que era injusto”, comentou o fundador da Igreja Universal.
Gabriela conseguiu romper com seu passado por ter determinado que não queria mais a mesma vida, ensinamento comum na IURD. Edir Macedo até leu o versículo de Isaías 14:24 que fala sobre determinar para que aconteça para justificar como a jovem conseguiu ser liberta.
Não existe maldição hereditária para quem não pratica o mal

O assunto maldição hereditária causa uma grande discussão teológica. Enquanto muitas igrejas pregam que ela existe e dão fórmulas para quebrá-las, há quem diga que a base bíblica usada para defender o tema está errada.
Em seu livro “O que você precisa saber sobre Batalha Espiritual”, o reverendo Augustus Nicodemus Lopes fala sobre o tema dizendo que não há maldição que alcance até a quarta geração se os descendentes não cometerem os mesmos pecados diante de Deus.
“A conversão e o arrependimento individuais ‘quebram’, na existência das pessoas, a ‘maldição hereditária’ (um efeito somente possível por causa da obra de Cristo)”, escreve o pastor presbiteriano em seu livro.
Citando Ezequiel 18:20, Nicodemus afirma que quem leva uma vida reta após a conversão está livre de qualquer maldição. “Várias passagens no próprio Pentateuco deixam claro que a retribuição divina sobre os filhos dos que aborrecem a Deus é descontinuada a partir do momento em que estes filhos se arrependem de seus próprios pecados, e os confessam a Deus, confessando igualmente os pecados de seus pais.