quinta-feira, 30 de junho de 2016

Facebook testa novo layout de página parecido com o Orkut

Disposição de informações aproxima as duas redes sociais.
Aposentada em 2014 pelo Google, Orkut liderou no Brasil até 2012.


Facebook testa novo layout de página que aproxima rede social do Orkut. (Foto: Reprodução/Facebook)Facebook testa novo layout de página que aproxima rede social do Orkut. (Foto: Reprodução/Facebook)
O Facebook começou a testar um novo layout que faz as páginas do site parecerem com o Orkut.
A mudança começou a ser percebida por donos de páginas brasileiras nesta quarta-feira (29). O Facebook confirmou ao G1 que conduz o teste. “Estamos testando um novo layout para páginas no desktop para transformar este recurso em algo mais útil para as pessoas e facilitar a interação com páginas de empresas, por meio de uma foto de capa maior e botões de ação mais proeminentes”, afirmou uma porta-voz da empresa.


A comparação entre as duas redes sociais é compreensível. Assim como no Orkut, a imagem de exibição da página deixa de ser sobreposta à imagem de cobertura, inexistente na rede social aposentada, e passa a ocupar a lateral esquerda. O menu de informações passa a ocupar o espaço abaixo da foto.Um dos que notou a mudança foi, Euller Castro, administrador da “Designers Cristãos”. Para ele, a alteração gera desconforto mas traz "mais espaço tanto para informação quanto pra imagens". Ele também destacou as semelhanças com os perfis de usuários do Orkut, rede social encerrada em 2014 que foilíder entre os sites do gênero no Brasil até 2012.
Até os itens indicados aproximam as duas redes. Enquanto o Facebook lista ícones para “Página Inicial”, “Fotos”, “Sobre”, “Curtidas”, “Vídeos”, “Instagram Feed”, “YouTube” e “Publicações”, o Orkut mostrava “minhas atualizações”, “scraps”, “fotos”, “vídeos”, “depoimentos”, “aniversários” e “conversas”.
As similaridades continuam. Do lado direito, o Facebook mostra as pessoas que “curtiram” a página. No Orkut, esse espaço era destinado aos amigos.
Também há diferenças. O centro do novo layout testado pelo Facebook reúne as publicações da própria página. No Orkut, esse espaço era destinado a depoimentos de conhecidos.
O Facebook não informa quando a nova aparência das páginas será implatada.
Layout dos perfis de usuários no Okut. (Foto: Reprodução/Orkut)Layout dos perfis de usuários no Okut. (Foto: Reprodução/Orkut)














Do G1, em São Paulo


Nenhum comentário: