sábado, 3 de agosto de 2013

Filosofia / Teologia



Ludwig Seitz, Fé e Razão Unidas

 A consciência segundo Tomás de Aquino – Parte 1
♦ A consciência segundo Tomás de Aquino – Parte 2
♦ A espiritualidade de Tomás (I): trinitária, da deificação e objetiva
♦ A espiritualidade de Tomás (II): realista, do desenvolvimento humano e de comunhão
♦ A estrutura da metafísica tomista
♦ A Lei Moral, ou “Como deixar um ateu em maus lençóis”
♦ A Lei Moral 2: Lewis e a lei natural
♦ A Lei Moral 3: O Esplendor da Verdade
♦ A Lei Moral 4: Há em nós uma lei natural?
♦ A Presença Total
♦ A resposta cristã ao racionalismo
♦ As idéias (Platão)
♦ Breve História da Humanidade, por G. K. Chesterton
♦ Causalidade e casualidade
♦ Cur Deus homo
♦ Descartes e a psicologia da dúvida
♦ Deus e a Ciência (ou Cientistas x Metafísica)
♦ Diálogo com Bergson (de Jean Guitton)
♦ Diálogo com El Greco (de Jean Guitton)
♦ Doutrina sobre o mal
♦ Espírito Santo, o vínculo do amor (o Filioque)
♦ Filosofia e “filosofias”
♦ Filosofia Concreta de Mário Ferreira dos Santos – TESES 
♦ Nosso querido (e complicado) amigo, o SER
♦ Nosso querido (e complicado) amigo, o SER (parte 2)
♦ Nosso querido (e complicado) amigo, o SER (parte 3)
♦ O Artista Divino
♦ O homem em discussão
♦ O niilismo (I): A essência do niilismo
♦ O niilismo (II): A morte de Deus
♦ O niilismo (III): A interpretação de Heidegger
♦ O niilismo (IV): A anulação dos valores e a perda dos ideais
♦ O niilismo (V): A transvaloração de todos os valores e a vontade de potência
♦ O niilismo (VI): O niilismo levado às últimas consequências
♦ O niilismo (VII): O estado intermediário – o niilismo incompleto
♦ O niilismo (Final): As máscaras do niilismo
♦ O princípio de não-contradição
♦ O problema lógico do sofrimento
 O progresso, por G. K. Chsterton
♦ O Ser (I) – Parmênides: o princípio como ser
♦ O Ser (II) – Platão: o ser e o outro diverso do ser
♦ Os enigmas do Evangelho
♦ Os frutos do Espírito
♦ Os grandes temas da Idade Média (I): Os universais
♦ Os grandes temas da Idade Média (II): A criação
♦ Os grandes temas da Idade Média (III): A razão
♦ Plus movent exempla quam verba
♦ Tomás e a política: qual a melhor forma de governo?
♦ Tomás, o antropólogo
♦ Tomás, o psicólogo
 http://sumateologica.wordpress.com/filosofia/

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