sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Saiba quem mais destrói igrejas

80% dos casos de perseguição religiosa do mundo são contra cristãos

Saiba quem mais destrói igrejasSaiba quem mais destrói igrejas
Uma pesquisa recente mostrou que em alguns lugares do mundo as igrejas evangélicas estão correndo hoje mais risco de serem destruídas ou atacadas por causa da intolerância religiosa e do terrorismo. Em geral, os cristãos que pertencem a essas igrejas além de verem seu templo no chão, também correm o risco de perderem suas propriedades e pertences, e até mesmo suas vidas.
Os dados divulgados pelo Pew Research Center refletem uma análise dos 34 principais países onde ocorrem a maior parte da destruição de templo por ação dos governos. Estes são os destaques:

Três países ocupam o ranking de destruição de igreja, com “100 ou mais” incidentes  no último ano: China, Rússia e Tajiquistão.
Logo em seguida, existe outro bloco de países que contabilizaram entre “10 e 99″ ataques e igrejas destruídas, formado por Irã, Arábia Saudita, Indonésia, Azerbaijão, Síria, Paquistão, Angola, Uzbequistão e Cazaquistão.
Existem outros 21 países que estão na categoria “de 1 a 9″ com menos destruição, mas nem por isso com menor violência ou intolerância religiosa, como Nigéria, Somália, Sudão e Egito.
Em geral, danos à propriedade religiosa ocorre com maior frequência no Oriente Médio e Norte da África, enquanto na região da Ásia/Pacífico, 16 dos 60 países tiveram suas propriedades violadas pelo governo.
Entre novembro de 2012 e março de 2014, a Missão Portas Abertas constatou que 3.641   propriedades cristãs foram destruídas, não apenas igrejas. Os quatro países mais atingidos: Nigéria (1.539 casos), Egito (829), Paquistão (217) e Síria (207).
Os números são diferentes do tradicional ranking de perseguição, onde o Tajiquistão está em 45º entre os 50 países onde é mais difícil ser cristão, enquanto a China ocupa o n º 37 e Rússia não figura.
Colômbia e México, países que sequer aparecem entre os 50 piores lugares de perseguição, tem altos índices de destruição de igrejas. A Colômbia teve 177 casos e o México, 36 nos últimos meses. Levando isso em consideração, Ronald Boyd-MacMillan, diretor de estratégia de Portas Abertas aponta que se comprova que a violência religiosa é mais uma situação de Estados ou regiões específicas, não do país como um todo.
Os outros países que completam o “top 10” da lista do Portas Abertas em termos de violência religiosa são República Central Africana, Índia, Quênia e Iraque, todos com menos de 100 casos de destruição de propriedade cristã.
China ultimamente está se concentrando em remover cruzes, que são o principal símbolo do Cristianismo, desfigurando assim as igrejas.
O Sudão recentemente proibiu a construção de igreja, e demoliu algumas já existentes sem aviso prévio.
Outros estudos semelhantes foram publicados este ano que apontam para situações semelhantes. O estudo baseou-se nas 10 principais nações “onde os cristãos enfrentam a maior pressão e violência”, afirmam  World Watch List de 2014 (WWL) -que cita por ordem de violência: Coreia do Norte, Somália, Síria, Iraque, Afeganistão, Arábia Saudita, Maldivas, Paquistão, Irã e Iêmen.
Em alguns países não há risco de destruição de igrejas por que elas sequer existem, como no caso do Irã e da Arábia Saudita, o que não os isenta de um elevado risco de pressão e violência anticristã.
Para quem argumenta que a perseguição religiosa não afeta somente os cristãos, o estudioso Paul Vallely explica: “Segundo a Sociedade Internacional para os Direitos Humanos, uma organização secular, 80% de todos os atos de discriminação religiosa no mundo de hoje são contra cristãos…. O Centro para o Estudo do Cristianismo Global estima que 100.000 cristãos morrem todos os anos por causa de sua fé, uma média de 11 a cada hora. O Centro de Pesquisas Pew diz que a hostilidade à religião atingiu um novo recorde, pois os cristãos enfrentam algum tipo de discriminação em 139 países, quase três quartos das nações do mundo “.
Para os estudiosos das profecias, esses dados e os relatos das ações de grupos como Estado Islâmico eBoko Haram apenas comprava o que Jesus afirmou em João 16: “Vocês serão expulsos das sinagogas; de fato, virá o tempo quando quem os matar pensará que está prestando culto a Deus. Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim. Estou lhes dizendo isto para que, quando chegar a hora, lembrem-se de que eu os avisei”.  Com informações de  Christianity Today

Nenhum comentário: