sexta-feira, 1 de outubro de 2021

PAULO : Uma Breve Introdução

Judeu, fariseu, encontrado pela primeira vez no livro de Atos com seu nome hebraico Saulo (At 7.58;13.9). Nasceu em Tarso, Cilícia, cidade localizada na Ásia Menor (atualmente sul da Turquia). Provavelmente nasceu uns dez anos depois de Cristo, pois é mencionado como“um jovem”, na ocasião do apedrejamento de Estêvão (At 7.58). Seu pai sem dúvida era judeu, mas comprou ou recebeu cidadania romana. Por essa razão, Paulo mais tarde utilizou-se desse direito por nascimento. Por isso, apelou para ser julgado em Roma pelo próprio imperador César (At 22.25). A despeito de sua cidadania, ele foi criado numa família judaica devotada, da tribo de Benjamim. Recebeu uma instrução cuidadosa na lei judaica e tornou-se fariseu. Também descreveu a si mesmo como “hebreu de hebreus”. Foi criado de acordo coma judaísmo e circuncidado no oitavo dia de vida; portanto, era zeloso na obediência de cada ponto da lei mosaica (Fp 3.5,6).

Paulo era tão zeloso da Lei e de sua que, em certa época de sua vida, provavelmente no início da adolescência, viajou para Jerusalém,onde foi aluno do mais famoso rabino de sua época. Posteriormente, disse aos líderes judeus:“E nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois”

Todos os mestres judaicos exerciam determinada função para sobreviver; por

isso, não é de admirar que esse líder religioso altamente educado aprendesse

também uma profissão com seu pai. Paulo era fabricante de tendas (At 18.3) e

ocasionalmente a Bíblia menciona como exerceu essa função para se sustentar (1

Co 4.12; 2 Ts 3.8; etc.). Existem amplas evidências nessas e em outras passagens de que ele trabalhava, para não impor um jugo sobre as pessoas entre as quais desejava proclamar o Evangelho de Cristo (1 Co 9.16-19). Além disso, dada amaneira como os professores itinerantes e filósofosesperavam ser sustentados pelas pessoas com alimentos e finanças, Paulo provavelmente não desejava ser considerado mais um aventureiro (1 Ts 2.3-6).

A vida e as viagens de Paulo Com a educação que possuía e a profissão de aceitação universal, é bem provável que Paulo tivesse viajado bastante antes de se tornar cristão.Com certeza era fluente nas línguas grega, hebraica, latina e aramaica. É mencionado pela primeira vez em Atos, como responsável pelas vestes das multidões que apedrejaram Estêvão até à morte por causa da sua e seu compromisso com Cristo e o desejo de promover o Evangelho. “Também Saulo consentia na mortedele” (At 8.1).

Fonte; Quem é quem na Bíblia Sagrada. Editora Vida, 2005.

Nenhum comentário: