sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O Marxismo na visão de um apologista cristão




“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo” (Cl 2.8)

Começando com uma questão

Atualmente os países muçulmanos são o maior grupo de perseguição aos cristãos. Do ranking criado pela organização missionária Portas Abertas, quase 90% dos cinqüenta paises listados são muçulmanos. Eles estão presentes em todos os níveis desde perseguição severa até problemas ocasionais com a Igreja.
Entretanto, o primeiro lugar não pertence a um país muçulmano. Pertence à Coréia do Norte, um país governado pela ideologia marxista. A nota conferida por Portas Abertas é de 82 pontos contra 68,5 do segundo colocado, a Arábia Saudita. Uma diferença considerável. Se lembrarmos que o país já foi testemunha de um grande avivamento, chegando Pyioniang, sua capital, a possuir 13% de cristãos, nos perguntamos: O que aconteceu?
Podemos entender a oposição muçulmana-cristã por tratar-se de duas religiões conflitantes em seus fundamentos, com uma inimizade histórica que vai desde os seus primórdios. Mas como entender que os países onde o marxismo foi adotado como ideologia o cristianismo foi perseguido de uma forma tão perversa, intensa e diabólica? Como explicar que um homem educado como judeu e protestante criasse uma ideologia tão inimiga do cristianismo? O que disse ou escreveu Karl Marx que no fim resultou em 70 anos de perseguição serrada à Igreja e que persiste até os dias de hoje?

O QUE NOS INTERESSA NO MARXISMO

“Examinai tudo. Retendo o que for bom” (1 Ts 5.21)
Não é definitivamente o marxismo político que nos importa aqui, mas o marxismo como ideologia, com seus conceitos sobre o homem, sobre Deus, sobre o mundo, sobre o futuro. Quem o conhece profundamente sabe que não é a questão de um mero partido político, de uma doutrina econômica, mas de uma cosmologia que influência toda a maneira de ver a vida. Não queremos falar dos aspectos econômicos ou políticos da doutrina de Marx. Queremos apenas analisar os pontos que levaram os países que adotaram sua ideologia a perseguir, torturar e odiar aos cristãos.
Somos cristãos e temos por base as Escrituras Sagradas como revelação única e infalível dos propósitos de Deus. Ela é o crivo e o prumo com o qual medimos qualquer afirmação, principalmente se estas se propõe a responder questões vitais como aquelas com as quais o marxismo lida. Queremos expor um pouco de Marx e sua doutrina, analisando-a à luz da Palavra de Deus
Para efeitos de compreensão estaremos usando os termos marxismo, comunismo e socialismo como intercambiáveis, reconhecendo que em uma literatura política eles possam apresentar nuances que os diferenciam.

O homem Karl Marx

O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más. (Mateus 12.35)
(…) aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará. Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau. (Salmo 101.3,4)
Karl Marx seguiu o sinistro caminho de Lúcifer, tendo sido criado nas Sagrada Letras, primeiro como um judeu, depois como um protestante. Aos quinze anos ele escreveria:
“Assim a história da humanidade nos ensina a necessidade de união com Cristo. Também quando consideramos a história dos indivíduos, e a natureza do homem, vemos imediatamente a centelha do divino em seu peito (…) A união dos crentes com Cristo pode vencer estes [desejos pecaminosos] e dar uma felicidade que um epicureu em sua filosofia simples e o pensador mais profundo nas profundezas de seu conhecimento procuram em vão, que somente alguém ligado incondicionalmente e infantilmente em Cristo pode saber e dirige-se a uma vida mais bela e elevada” (Karl Marx, Vida e Pensamento, Vozes)
E então nos perguntamos: O que aconteceu com ele? Por que veio a tornar-se um ateu militante, um inimigo da fé cristã e desenvolver um sistema de pensamento que bania a Deus completamente? Em nome de suas teorias, sistemas políticos mataram, torturaram e perseguiram cristãos no mundo inteiro. Difícil conceber que todo este veneno tenha vertido de uma mente que um dia fora supostamente cristã. Porém, muito do conteúdo dos escritos de Marx e mesmo do subseqüente desenvolvimento de sua doutrina é um frasco contendo uma peçonha mortal para o cristianismo (Rm 3.13).
Seria muito bom lermos alguns trechos de alguns poemas escritos por Marx já durante o tempo em que estudou na universidade de Berlim.
Com desdém jogarei minha luva
Bem na cara do mundo
E verei o colapso deste gigante pigmeu
Cuja queda não sufocará meu ardor
Então errarei divino e vitorioso
Pelas ruínas do mundo
E dando uma força ativa às minhas palavras
Me sentirei igual ao Criador (ver Isaías 14)
Eu sou tão cru como um deus e me encubro em trevas como ele
Ensino palavras que estão enredadas numa confusão diabólica e caótica
Há algo mais forte porém. Uma estranha confissão, tirada de um poema seu intitulado “O Violinista”, mas tarde declamado por ele e por seus seguidores, cujo tom sinistro realmente espanta:
Os vapores infernais elevam-se e enchem o meu cérebro
Até que eu enlouqueça e meu coração seja totalmente ligado
Vê está espada?
O príncipe das trevas
Vendeu-a pra mim.
Entendemos rebeldia adolescente. A perda da fé na idade adulta não é incomum. A indiferença do adulto contrasta muitas vezes com a bela devoção infantil. Marx porém, como Nietzche, fez da maturidade uma guerra à fé adolescente. O sistema de pensamento por ele criado só poderia subsistir com a morte de Deus e de tudo o que o Cristianismo ensinava.
Tendo sido cativo por treze anos em prisões comunistas, o pastor Romeno Richard Wumbrand escreveu sua famosa obra “Era Karl Marx um satanista?”. Ele lança a pergunta como tese, não como afirmação indubitável. Mas ele propõe muitas questões que procuram mostrar características estranhas de Marx, sua doutrina e os efeitos dela decorrentes, que vai muito além daquilo que seria esperado de uma filosofia.
Não queremos fazer um ataque pessoal irresponsável, pois sabemos da importância histórica de Marx. Existem testemunhos favoráveis a seu respeito. Mas este testemunho pertenceu a alguém que o conheceu já na idade madura e nos dá um quadro um tanto sinistro de sua pessoa:
“A impressão que ele me causou foi de alguém que possuía uma rara superioridade intelectual e ele era evidentemente um homem de uma personalidade excepcional. Se seu coração se igualasse ao seu intelecto, se ele possuísse tanto amor quanto possui ódio, eu atravessaria o fogo por ele (…) Mas é de se lamentar (…) que este homem com seu intelecto esplêndido não tivesse nobreza de alma. Estou convicto de que uma ambição pessoal perigosíssima consumiu todo o bem nele. Ele ri dos tolos que papagueiam seu catecismo proletários como ele ri dos comunistas e dos burgueses. As únicas pessoas que ele respeita são os aristocratas genuínos (…) A fim de evitar que eles governem, ele precisa de sua própria fonte de força que ele só pode encontrar no proletariado (…) Apesar de todas as suas garantias em contrário, a dominação pessoal era o objetivos de todos os seus esforços” (Testemunho pessoal de um tenente prussiano) (David McLellan op. Cit)

O Marxismo hoje

A queda do muro de Berlim foi um símbolo histórico da queda do comunismo. A dicotomia mundial capitalismo-socialismo representada de modo tão vivo na divisão da cidade de Berlim chegava ao fim. O que viria depois era só conseqüência. A história mundial não caminhou na direção apontada por Marx, pois dizia que o socialismo e o comunismo faziam parte de um processo normal da evolução histórica da humanidade. Foi um duro golpe para uma ideologia que em setenta anos influenciara de forma ampla o pensamento de uma boa parte da comunidade das nações.
A atual declaração de um presidente “Pátria, socialismo ou morte” demonstra contudo que o marxismo não é um defunto consumido pela terra. Sua força espalhou-se por todo o mundo, mesmo nos lugares onde ele era condenado e criou raízes profundas no pensamento e na vida prática das pessoas. Sofreu transformações como qualquer outra ideologia, mas até mesmo o cristianismo foi por ele influenciado como é patente na Teologia da Libertação e no CMI.
O marxismo tem o vigor de um a religião e por isso ainda possui adeptos em várias camadas da sociedade, de humildes camponeses até intelectuais acadêmicos, de operários a estadistas. Assim como os que acreditam nas teorias da reencarnação e karma não precisam estar ligados à alguma religião, os que acreditam nas idéias marxistas não precisam estar em um partido político comunista ou afim.
O marxismo é o que se pode chamar de uma cosmologia, um sistema que procurava explicar totalmente a existência à sua volta, dando-lhe um sentido racional. E esta cosmologia, em diversos pontos, entra em choque direto com as Escrituras Sagradas. Reclama sua autoridade de supostas “leis de História” e exige uma aceitação incondicional de seu credo.
Por causa disto, não se pode dizer que o marxismo está morto. Suas idéias ainda são centrais para muitos partidos políticos, no mundo acadêmico e sem dúvida alguma Marx é citado em discussões e debate sobre diversos temas. Basta olhar na Web, em sites como vermelho.org / marxistas.org e domínio público.gov.br e ver que seus livros são recomendados e seu pensamento é claramente defendido. Quem acha que a devoção por Marx e suas teoria chegou ao fim basta ainda olhar o site recém lançado Marxismo Revolucionário Atual.(www.mra.org.br). Não será preciso dizer mais nada.

MARXISMO E ATEÍSMO
“Diz o néscio no seu coração: Não há Deus” (Salmo 14.1)
Marx não era apenas um ateu. Era inimigo do cristianismo. Ele não deixou a religião de lado, colocou-se contra ela. Uma coisa é não acreditar que Deus exista. Outra coisa é lutar por tirar do coração das pessoas a confiança nesse Deus. Ele adquiriu todo seu arsenal anti Deus com o falso teólogo Bruno Bauer e o filósofo Feuerbach. Deles se escreveu em seus tempos de estudante
“O ateísmo de Marx certamente era de uma espécie extremamente militante. Ruge escreveu a um amigo: “Bruno Bauer, Karl Marx, Christiansen e Feuerbach estão formando uma nova “Montagne”(grupo mais radical da Revolução Francesa) e fazendo do ateísmo o seu lema. Deus, religião, imortalidade são derrubados de seu trono e o homem proclamado Deus. E George Jung, um jovem próspero advogado de Colônia e partidário do movimento radical, escreveu a Ruge: “Se Marx, Bruno Bauer e Feuerbach juntos fundarem uma revista teológico-filosófica, Deus faria bem em cercar-se de todos os seus anjos e se entregar à autopiedade, pois estes certamente o tirarão de seu céu…” (Karl Marx, Vida e Pensamento, David McLellan, Vozes, p. 54).
Não são as idéias políticas que nos preocupam, mas toda a ideologia acessória que a acompanhou. Todos os governos estabelecidos com base no marxismo, tivessem eles o nome de comunismo, socialismo ou outro qualquer, foram inimigos implacáveis da religião. Em sua dissertação de doutorado ele escreveria que a filosofia verdadeira tinha um ódio a todos os deuses que era “ seu próprio lema contra todos os deuses do céu e da terra que não reconhecem a autoconsciência do homem como a mais alta divindade. Não deverá haver nenhum outro deus além dela” (Karl Marx, Vida e Pensamento, David McLellan, Vozes, p. 49). Sua famosa frase de que a religião era o ópio do povo é suficiente para sintetizar sua posição sobre a mesma e de todos que de alguma forma o seguiram. As cruéis mortes e torturas sofridas pelos cristãos não passava de “guerra ao ópio”.
“Posso entender”, escreveu um pastor que passou anos sendo torturado por sua fé, “Posso entender que os comunistas prendam padres e pastores como contra-revolucionários. Mas por que os padres foram forçados a dizer a missa sobre excrementos e urina, na prisão romena de Piteshti ? Por que cristãos foram torturados para tomarem a comunhão com esses mesmos elementos ? Por que a obscena zombaria da religião ?” (Era Karl Marx um satanista ?, p. 47). Sim, por quê?
Por que após a Revolução Russa de 1917 baseada no marxismo mulheres cristãs recebiam 10 anos de prisão por causa de sua fé e prostitutas recebiam apenas 3 anos? Isto aconteceria se a doutrina marxista fosse apenas de ideologia política e econômica?
É muito fácil derivar o ódio ao cristianismo e às religiões em geral dos escritos de Karl Marx e Friederich Engels. Não é à toa que a sua obra mais famosa, verdadeiro texto-marco da história do comunismo contenha esta assustadora afirmação “O que porém pretende o comunismo é suprimir estas verdades eternas e extirpar a religião e a moral ao invés de lhe dar forma nova” (Manifesto do Partido Comunista, Marx/Engels, Universidade Popular, Global Editora, 1986, 6ª edição, p.35). A aplicação prática desse pensamento os mártires dos países comunistas e suas famílias conhecem muito bem.

MARXISMO E A TEORIA DA EVOLUÇÃO
“Após Ter lido A Origem das Espécies, de Charles Darwin, Marx escreveu uma carta ao seu amigo Lassalle na qual exulta porque Deus – ao menos nas ciências naturais – recebeu o golpe de misericórdia” (Marx e Engels, Diltz publ. Berlim 1972, vol 30 p. 578). A criação era um empecilho para o pensamento marxista, uma vez que o seu “materialismo dialético” não pode sobreviver diante de um Deus e uma dimensão espiritual no universo.
Em sua própria formulação da história, Marx estabelece uma espécie de “evolução dos meios de produção”, seguindo uma ordem de Modo de produção da sociedade primitiva (coletivista) – Asiático – Escravista – Feudalismo – Capitalismo – Socialismo e Comunismo, sendo este último o grau mais avançado na escala de evolução.
Frederick Engels, que juntamente com Marx formulou toda a ideologia escreveu um livro intitulado “Sobre o Papel do Trabalho na Transformação do macaco em homem”. Este livro é uma aplicação direta das teorias de Darwin às teorias sobre o trabalho desenvolvidas pelo Marxismo. No discurso da morte de Marx, Engels diria que “assim como Darwin descobriu a lei da evolução da natureza orgânica, Marx descobriu a lei da evolução da História humana”.
Mesmo que Karl Marx tenha posteriormente criticado o darwinismo, este era um elemento essencial na sua doutrina. O homem não precisava mais de um Criador. Bastava milhões de anos para que compostos inorgânicos dessem origem ao ser humano. Os que mais tarde abraçariam o comunismo como o destino glorioso do mundo não hesitaria em assassinar milhares de pessoas que nada mais eram do que animais sofisticados. Sacrificar uma geração em favor das gerações futuras soava como algo altamente coerente.

MARXISMO E SEUS ATAQUES AOS FUNDAMENTOS DO CRISTIANISMO

porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. (Rm 1.21-22)
Sabemos que o ataque do comunismo não é exclusivo ao cristianismo mas a qualquer forma de religião, da mesma forma que se diz do “homem da iniqüidade” que ele se levantaria “contra tudo o que se chama Deus ou se adora” (2 Ts 2.4). “O nazismo odiava o Deus de Abraão; o comunismo odiava todo tipo de deus, principalmente aquele Deus”, escreveu Alain Besançon. Por ter nascido no seio do cristianismo e por ter se propagado em países onde este era maioria, os cristãos do mundo inteiro foram vítimas dessa ideologia. É bom ressaltar que não houve na História do século XX um único país que tenha adotado o marxismo e não tenha de alguma forma perseguido a Igreja. Por quê?
Deus, salvação, pecado, espírito eram conceitos negados por Marx e seus seguidores. Só existe a matéria e tudo o mais além disso eram invenções das classes dominantes para manter sua supremacia. Envenenado pelo ateísmo de seu tempo sua doutrina não se ateve apenas às questões políticas e econômicas. Para chegar a estas teve que formular uma concepção do mundo e da História que suplantasse o próprio Cristianismo e a história da salvação. Sua teoria filosófica era superior a tudo o que houve antes. O cristianismo não passava de uma ilusão criada pelas condições econômicas, um inimigo a ser vencido.
E Marx não aceitava concorrência. Assim escreveu Robert Heilbroner em sua História do Pensamento Econômico. “Ele era o homem mais intolerante, mais briguento do mundo e desde o começo demonstrou-se incapaz de pensar que alguém que não seguisse sua linha de raciocínio poderia estar certo”. De uma certa forma os conceitos cristãos negados foram de alguma forma substituídos filosófica ou psicologicamente. Mas o sistema marxista nunca co-existiu pacificamente com o Cristianismo. Ou ele tentou destruí-lo ou transformá-lo, como ocorreu com a Teologia da Libertação, que nada mais foi do que um “Evangelho Segundo Marx”.
O problema do homem não era o pecado e sim sua condição social. A redenção não viria pela cruz, mas pela mudança da sociedade, pela do modo de produção do capitalismo para o socialismo e depois pelo comunismo. O conceito de um Deus pessoal que chegou até nós através da revelação judaico-cristã foi substituído pelo termo vago “Natureza” e depois “História”. Havia sim um futuro escatológico glorioso mas que não era o resultado de uma intervenção divina de qualquer natureza e sim do próprio processo histórico sendo o estágio de comunismo inevitável.
Para Marx, de qualquer forma, a religião cristã é uma das mais imorais que existe” (Karl Marx, Vida e Pensamento, David McLellan, Vozes, p. 54). Como pois conciliar cristianismo e marxismo? Como pois acreditar em um convivência pacífica entre ambos? Andarão dois juntos se não estiverem de acordo (Am 3.3)? Eis a gênese pessoal daquilo que viria a se transformar em ódio estatal !!

MARXISMO E SUA DEVOÇÃO À HISTÓRIA

Ele muda os tempos e as estações; Ele remove os reis e estabelece os reis; é Ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos (Daniel 2.21)
Todo homem tem um deus. Rejeitar o Deus da Bíblia levará o homem à busca de um substituto. Friederich Nietzsche, o filósofo da morte de Deus, substituiu-o pelo que ele chamou de “super-homem”. Alestier Crowley, revoltado com o puritanismo de sua infância voltou-se para os deuses pagãos. O marxismo fez da História o seu deus. Nela ele justificou muito dos seus crimes e fundamentou suas opiniões. “A História estava a seu favor” diziam os comunistas.
Mesmo ateus confessos como o jornalista Janer Cristaldo foi explícito em demonstrar este aspecto “religioso da História” pertinente à doutrina marxista-comunista. Ele escreveu em seu artigo “Nós,os imorais”
Não poucos articulistas trabalham com a falsa hipótese de que os comunistas são ateus. Nunca foram. Apenas trocaram o deus cristão por um outro. No caso, uma deusa, a História. Essa deusa teve uma encarnação humana, Stalin. Tanto que, em 1953, havia comunistas que não acreditavam em sua morte, afinal um deus não pode morrer. A fé absoluta na doutrina marxista era tal que um comunista sempre olhava com piedade para quem quer que dele discordasse: o coitado nada entendia do mundo. A Parusia proletária era dada como inelutável e a humanidade toda caminhava rumo ao comunismo.
Ao dizer que Marx havia descoberto “as leis de evolução da história humana” Engels estava sancionando um dos elementos principais da ideologia por eles criada. Já que não havia um Deus para sancionar suas opiniões e não podendo alegar algum tipo de “revelação” transcendente, eles procuraram justificar sua autoridade apelando para a História. Esta segundo eles possuía leis fixas e inexoráveis. Por conhecerem estas leis eles podiam tranqüilamente proferir o que Karl Popper chamou de “profecias históricas”, isto é, a previsão do futuro baseado nestas supostas leis. Popper denunciou esta distorção em uma conferencia de filosofia realizada em 1948
“A revolução naturalista (…) contra Deus substituiu o nome de Deus pelo termo Natureza (…) Hegel e Marx, por sua vez, substituíram a deusa Natura pela deusa História (…) As ofensas contra Deus foram substituídas pelos atos de ‘criminosos que resistem em vão à marcha da História’ ”.
Ao invés do Deus pessoal que “muda os tempos e as estações”; e “remove os reis e estabelece os reis;” (Dn 2.21), Marx optou por conferir à História o domínio sobre todos os acontecimentos. Em sua adolescência ele já havia descrito a história como mestra das ciências. Ele agora se curvava perante ela e a tornava senhora de todos os destinos do mundo, seja lá o que se pessoa definir como História em seu pensamento.
Como todo bom pensador do século XIX, o conhecimento científico era o crivo, era o fundamento de todo conhecimento. Desdenhando os socialismos anteriores como sendo utópicos, Engel classificou o seu como “científico”. Isto lhe dava um certificado de verdade, como fizera o espiritismo e outras formas de pensamento. Sua base eram as ciências sociais e históricas às quais ele queria conferir uma precisão igual às das ciências exatas.
Embora a “Miséria do Historicismo” de Karl Popper seja todo ele um estudo de grande valor nesta questão, um trecho resume bem o pensamento que está por trás dessa ideologia
A idéia de que deveria ser possível prever revoluções como se podem prever eclipses (…) é o fundamento do historicismo: o ponto de vista de que a evolução da humanidade segue um enredo e que se conseguirmos descobri-lo, teremos uma chave para nosso futuro.
O impacto desta visão foi bastante forte. Funcionou para Marx quase como um oráculo. Quando morou na Inglaterra ele passou vários anos prevendo uma crise no capitalismo que nunca chegava. Marcou diversas datas, até que depois de diversos logros de fato aconteceu. Seus seguidores conclamavam que o capitalismo era um moribundo e que em breve a revolução proletária atingiria o mundo todo. Tentar evitar isso era querer parar a roda da História, tal a inevitabilidade do processo.
Ao invés de reconhecer um Deus em cuja mão estão todas as coisas, Marx preferiu uma deusa que o frustrou completamente. Hoje, quase 200 anos depois, suas previsões soam como vã utopia. A classe operária está muito longe de ser o grupo místico imaginado por ele e as condições históricas estão longe de endossar suas previsões. Suas ácidas críticas talvez continuem em alta. Mas suas esperanças não passaram de mera ilusão.

Prelúdio para a segunda parte

O comunismo não queria apenas extinguir o cristianismo. Queria substituí-lo, tomar para si o papel de redentor da humanidade. Não poucos pensadores perceberam essa proximidade entre marxismo e religião. Mais do que uma filosofia, ele é uma crença baseada na capacidade do homem em resolver todos os seus problemas e na História como uma lei inexorável que sanciona o comunismo como sistema mundial.
Até aqui pudemos ver sua tentativa de extinguir a fé teísta e cristã dos corações. Ainda nos resta ver suas propostas ousadas, sua tentativa de colocar-se como a panacéia universal que há de trazer felicidade eterna. Quem pensa que sabe o que verdadeiramente o marxismo/comunismo deve continuar acompanhando a segunda parte dessa matéria.

PROLETARIADO – A IGREJA DE MARX

Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. (Isaías 43.11)
A luta de classes era para Marx o ponto central da História. Senhores e escravos, camponeses e nobres, burgueses e proletários. Para ele estes últimos eram mais do que uma simples classe social. Eles eram a representação concreta de um grupo especial que havia de ser o grande instrumento para redenção do mundo. Assim como no Antigo Testamento Israel era o povo eleito para levar os propósitos de Deus adiante e no Novo Testamento a Igreja era o “Corpo de Cristo” que recebera dele sua missão, os proletários eram o grande fenômeno histórico para efetivar as previsões do comunismo.
Ao lermos sua descrição sobre o proletariado é fácil perceber que ele lhe conferiu um papel quase místico. Cercou-o de uma auréola de perfeição e atribuiu-lhe um papel redentor que lembra em muito o servo sofredor do livro de Isaías, cuja hermenêutica judaica sempre identificou com Israel:
“…na formação de uma classe com vínculos radicais, uma classe na sociedade civil, a formação de um grupo social que é a dissolução de todos os grupos sociais, a formação de uma esfera que tem caráter universal por causa de seus sofrimentos universais e não alega nenhum direito particular, porque é o objeto de nenhuma injustiça particular mas de uma injustiça geral. Esta classe não pode mais alegar um status histórico mas apenas humano. Ela não está em oposição unilateral às conseqüências do regime político alemão; está em oposição total aos seus pressupostos. É finalmente um esfera que não pode emancipar-se a si mesma sem se emancipar de todas as outras esferas da sociedade e assim emancipar estas mesmas outras esferas. Numa palavra, é a perda completa de humanidade e isso só pode ser recuperado por uma redenção completa da humanidade. Esta dissolução da sociedade, como uma classe particular, é o proletariado” Karl Marx, Vida e Pensamento, David MacLellan, Vozes, p. 110).
O teólogo católico Jacques Doyon que em seu livro “Cristologia para o nosso tempo” percebeu esse atributo redentor atribuído por Marx à classe operária. Ele escreveu
O agente desta liberdade, o “Messias” libertador, sempre conforme Marx, é o trabalhador mesmo, tornando-se consciente do seu estado de alienação e não contando senão consigo mesmo para se libertar. E isso não se conseguirá a não ser pela ação violenta, que rompe com uma ordem social desumana para a substituir por uma sociedade comunista, onde não existe diferença entre as classes sociais, mas onde todos serão uns para com os outros, irmãos e camaradas (…) em lugar do Messias divino, o redentor, conforme Marx é o proletariado.
Ainda Alain Besançon comenta sobre este fato:
Esta ideologia propõe um mediador e um redentor. O “proletariado”, o “explorado”, aquele que não tem nada, vai abrir ao mundo a porta da libertação. Ele é para as outras classes o que Israel é para as nações, o que o “remanescente de Israel” é para Israel. Ele é o servo do Senhor de Isaías que sofre e é o Cristo. Ele é o fruto da história naturalizada como o outro é da sagrada.
Havendo rejeitado Deus, havendo rejeitado a Igreja e por fim, havendo rejeitado a Cristo, Marx precisava de um outro redentor. Para ele “os princípios sociais do cristianismo são encobertos e hipócritas enquanto o proletariado é revolucionário” (David Mclellan, op. Cit). Sua esperança estava neste grupo ou pelo menos assim ele dizia. Seu deus era uma classe social capaz de transformar o mundo. Para ele valem as palavras de Jeremias “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” (Jr 17.5).

O MARXISMO E A REDENÇÃO DO UNIVERSO

Os filósofos têm interpretado o mundo de várias maneiras. O que importa é mudá-lo
Karl Marx
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. (Is 65.17)
A frase de Karl Marx em epígrafe é sem dúvida muito bonita. Na verdade possui um conteúdo ideológico tão grandioso que incendiou o mundo. Toda uma geração sacrificou seus melhores anos por este “evangelho”. Os jovens queriam ser os transformadores do seu tempo, pois agora conheciam a receita. Basta lembrar o Exército Vermelho de Mao Tse Tung na revolução cultural de 1959 . Jovens seguiam matando intelectuais e burgueses crendo que através disto estariam destruindo a velha ordem e implantando a nova. No Camboja, onde não havia armas de fogo suficiente, a carnificina era feita com facas, machados e porretes.
Não entendiam isto como um crime, mas como o caminho mais curto e necessário para “mudar o mundo”, que não aceitava as proposições de sua doutrina. Não estamos falando de especulações e sim de História real e bem documentada.
A beleza de uma frase nem sempre é proporcional à sua verdade. A retórica pode empolgar, mas isto não significa que sempre conduzirá pelo caminho mais correto. Não há nada errado em querer melhorar as condições de vidas das pessoas e lutar por uma situação mais digna. O comunismo, porém falava em redenção em sentido mais amplo, cosmológico em seu alcance.
A pergunta é: Pode o comunismo/marxismo ou qualquer outra doutrina transformar o mundo? Em que sentido? Até que ponto? As pretensões de Marx iam muito além de meras pretensões políticas, econômicas ou sociais mas avançavam a um grau que poderíamos descrever como religioso, redentor, salvador.
O comunismo é a abolição positiva da propriedade privada e por conseguinte da auto-alienação humana e, portanto, a reapropriação real da essência humana pelo e para o homem… É a solução genuína do antagonismo entre homem e natureza e entre homem e homem. Ele é a solução verdadeira da luta entre existência e essência, entre objetivação e auto-afirmação, entre liberdade e necessidade, entre indivíduo e espécie. É a solução do enigma da história e sabe que há de ser esta solução” (Karl Marx, Vida e Pensamento, David MacLellan, Vozes, p. 133).
Em seu famoso Manifesto Comunista, editado juntamente com Friederich Engels ele afirmou utopicamente, sobre a implantação do Comunismo no mundo:
“Na proporção em que a exploração de um indivíduo por outro termina, a exploração de uma nação por outra também terminará. Na proporção em que o antagonismo entre classes dentro da nação desaparece, a hostilidade de uma nação por outra terminará”
Quem não percebe nessa afirmação uma tentativa de concretizar a promessa bíblica de paz universal profetizada em Isaías 2.4? “E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra”. O marxismo é a religião do homem, não apenas se auto redimindo como nos sistemas religiosos em geral mas redimindo tudo: o homem, as relações entre os homens, a relação entre o homem e a natureza.
Sim, o universo precisa de uma transformação, de uma redenção. Sabemos que o pecado a tudo contaminou, a tudo corrompeu e degenerou. Mas o caminho verdadeiro da redenção não vem através de alguma filosofia, ideologia ou ação humana, mas através da ação divina que passa pela cruz e irrompe na ressurreição. Em Romanos 8.19 –23
Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.
O Novo Testamento prega uma redenção aguardada, iniciada na cruz e concretizada no Cristo ressuscitado e que se efetivará universalmente no futuro. Tudo isso através do poder de Deus e não como fruto de qualquer ação humana. Karl Marx queria rivalizar com a revelação bíblica através de sua cosmologia. Como um deus ele desejava transformar o mundo sim, mas à imagem e semelhança daquilo que foi idealizado por ele, à parte do Deus redentor.
Quem acredita que os acontecimentos do final da década de 80 puseram um fim em todas as pretensões comunistas se engana, pois sua força vai muita além do que propostas políticas. O Curso Inicial de Comunismo Científico, foi editado em 1985, em Cuba, pelo Partido Comunista Cubano, através da “Editorial de Ciências Sociales La Habana”. Um calhamaço de 369 páginas, cópia de um velho manual do Partido Comunista da União Soviética.
Como vemos foi utilizado não quando o comunismo/marxismo se encontrava no auge mas quanto em todo o mundo a estrutura criada ao seu redor já apresentava graves sinais de deterioração. Percebemos pelo texto abaixo não a força de uma filosofia mas algo tão intenso quanto uma religião, inspirando em seus seguidores uma fé de fazer inveja às grandes religiões mundiais e mesmo à muitas religiões de cunho missionário:
“A classe operária soviética em aliança com o campesinato e sob a direção do Partido Comunista, construiu o socialismo desenvolvido e realiza atualmente a construção do comunismo (…) Os ganhos do socialismo são grandes e reconhecidos em todo o mundo. O comunismo abre perspectivas ainda maiores, pois é a fase superior da nova sociedade. O comunismo garantirá aos povos da Terra a paz eterna, e os homens serão libertados para sempre da intranqüilidade por seu futuro e o de seus filhos. O comunismo confirmará o Reino do Trabalho na Terra, fará o trabalho livre e criador para todos e o converterá na primeira necessidade vital do homem e em fonte de sua alegria e inspiração. O comunismo criará o verdadeiro Reino da Liberdade do homem como trabalhador, como ser social, como criador e pensador, possuidor das poderosas forças sociais e da natureza. O comunismo garantirá a Igualdade e Fraternidade entre todos os homens, já que todos serão trabalhadores que se desempenharão plenamente de acordo com suas capacidades, e na mesma medida serão satisfeitas suas necessidades. O homem será outro, companheiro e irmão no mais elevado sentido da palavra. O comunismo levará a todos os homens a verdadeira Felicidade, a confiança no belo futuro e a trabalhar criativamente para que seja de grande utilidade à humanidade e a si mesmo, e dará a possibilidade de aperfeiçoar infinitamente suas qualidades físicas e intelectuais. O comunismo é o futuro luminoso de toda a humanidade”.
É difícil ler estas palavras sem reconhecer nelas um sentido religioso, redentor e mesmo profético. Marx não as escreveu é verdade. Nem mesmo matou uma única pessoa por causa daquilo que acreditava ser verdade. Este texto todavia não está muito longe de outros textos de sua autoria já demonstrados. É fácil traçar paralelos entre as proposições de Marx e aquelas originadas à parir de seus escritos. Se “pelos seus frutos os conhecereis” como disse Jesus então conhecemos muito bem o autor de O Capital.
“A salvação marxista-leninista é otimista. Ela é comparável à salvação anunciada pela profecia bíblica. Seu objetivo é superar a natureza como ela é, o homem como ele é; chegar a um tempo messiânico de paz e justiça, em que o lobo conviva com o cordeiro, em que as disciplinas e frustrações do casamento, da família, da propriedade, do direito, da penúria sejam abolidas. Finalmente é a própria morte que é vencida: houve devaneios sobre esse tema no começo da revolução bolchevique, alimentados por certo Fedorov, um quimérico da ressurreição científica dos corpos e da imortalidade. O “ homem novo”, produto do socialismo, é um tipo de corpo gloriosos tal como a profecia bíblica entrevê. E a sua salvação está nas mãos do homem. Ela é obtida por meios políticos”. (A infelicidade do século, Alain Besançon, Bertrand Brasil, 2000, RJ)
Produzir o homem novo tem sido uma das propostas do socialismo. Che Guevara, o ícone do comunismo mundial muitas vezes se utilizou desta expressão como o ideal a ser alcançado. Fazer o resgate do homem que se encontra “perdido” em sua condição social e torna-lo outro. Auto-redenção, mas não só ao nível pessoal e sim global através da mudança da estrutura que rodeia o homem. É uma forma de auto-salvação também “Nenhum deles de modo algum pode remir a seu irmão, ou dar a Deus o resgate dele. (Pois a redenção da sua alma é caríssima, e cessará para sempre), (Sl 49.7,8)
O pensamento marxista (…) propõe o caminho para atingir uma verdadeira existência humana e nesse sentido projeta a formação de um homem novo, um indivíduo superior, plenamente antecipado e desenvolvido multifacetalmente em todos os seus aspectos, isto é, aperfeiçoado espiritual, moral, físico e esteticamente. (El marxismo y la formación del hombre nuevo, Dra. Yolanda Corujo Vallejo, Profesora Titular. Universidad de Oriente. Santiago de Cuba)
Onde quer o marxismo se manifeste este intenção de criar o novo homem está presente. O que seria este “novo homem” é difícil de dizer, pois é uma noção muito imprecisa dentro do conceito comunista.
FAR-SE-Á intensa difusão da teoria socialista firmada no materialismo dialético, a fim de enraizar a cultura avançada entre as massas e consolidar o sistema do socialismo científico. A luta constante contra a ideologia burguesa, individualista e mesquinha, é fundamental para forjar culturalmente o novo homem e tornar definitivamente vitoriosos os ideais do proletariado revolucionário. (Programa de um partido comunista)
(http://www.vermelho.org.br/pcdob/programa/default.asp)
Contudo, sabemos muito bem que ela foi tomada do próprio Novo Testamento, uma expressão cristã a qual o comunismo sempre procurou roubar. Isto porque o novo homem, seja no sentido individual, seja no sentido coletivo já foi criado, quando Cristo morreu na cruz e formou uma nova humanidade a partir da união de judeus e gentios que crêem em Nele.
Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.(Ef 2.14-16)
Ou ainda podemos citar 2 Coríntios 5.17
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

O MILENARISMO
O que é milenarismo? Não falamos aqui simplesmente da crença de um reinado literal de Cristo sobre a terra por mil anos, conforme descrito em Apocalipse 20.1-6. Esta fundamenta-se em uma ação divina trazendo o Reino de Deus para os homens. Falamos do milenarismo como um sistema humano perfeito, implantado na terra pelo desejo e ação humanos. Hitler dizia que o Terceiro Reich iria durar mil anos. O comunismo, como vimos, mantinha esta mesma esperança. O problema é quando o homem se acha capaz de fazer o que só Deus pode fazer.
O milenarismo está para a Vinda do Reino de Deus, assim como a auto-salvação está para a graça. No primeiro caso o homem é seu próprio salvador enquanto no segundo caso é Deus o agente. No caso do marxismo Deus foi completamente expulso de qualquer participação do mundo vindouro. No seu lugar o agente de transformação é o proletariado, é a História, é o próprio homem. Ao invés da salvação de Deus, uma salvação humana é pregada e ações são tomadas contra aqueles que se opõe.
A idéia do futuro, Marx a toma do passado. Ele ensinava que o relacionamento dos homens entre si e dos homens com a natureza fora perfeito algum dia. Era o que ele chamava de “comuna primitiva”. Este era o seu Éden, seu paraíso perdido que fora perdido pela maior pecado que existe, segundo o marxismo – a propriedade privada. “Por que a infância da sociedade humana, onde ela atingiu o seu mais belo desenvolvimento, não exerceria um atrativo eterno como uma idade que nunca voltará?” (David MacLellan, op. Cit. ) Era este estágio inicial a base para o glorioso futuro do mundo sob o comunismo. Como disse Besançon No momento inicial era a comuna primitiva; no momento final será o comunismo, e hoje é o momento de luta entre os dois princípios. (Op. Cit.). Uma imitação humana das bases da Teologia Bíblica.
Alguém resumiu a salvação messiânica-marxista em quatro pontos, que fornecem uma boa compreensão do que seja o milenarismo comunista: (I) a humanidade pecadora não será salva por Nosso Senhor Jesus Cristo, mas por ela mesma; (II) o método para alcançar a redenção consiste em matar ou pelo menos subjugar todos os maus, isto é, os ricos; (III) os pobres são inocentes e puros, mas não entendem seu lugar no projeto da salvação e por isso têm de colocar-se sob as ordens de uma elite dirigente, os “santos”; (IV) o morticínio redentor gerará não somente a melhor distribuição das riquezas, mas a eliminação do mal e do pecado, o advento de uma nova humanidade
Todavia, a salvação, seja a nível pessoal, coletivo ou cósmico, é e será um ato do Deus Criador. É esta redenção que aguardamos.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.(At 3,19-21)
Não podemos de modo algum acreditar que algum tipo de “Reino de Deus” possa ser levado a efeito pelo homem, por mais belas que possam parecer estas aspirações. Desejamos sim a redenção. Nossa e do universo. Mas esta só será possível pela graça e poder de Deus.
O conceito de progresso, entendido no sentido de uma transformação em profundidade do ser humano, sob a ação da história ou de uma vontade político-histórica, não pode ser aceito, pois ele faz depender da ação política uma transformação que , segundo a Bíblia, só se deve a graça divina. Quando o que só é possível pela graça divina se torna o objetivo da ação humana, esta visa realizar o impossível. (Alain Besançon, Op. Cit)

MARXISMO E DEVOÇÃO RELIGIOSA
O meu Santo dos Santos foi feito em pedaços e novos deuses tiveram que ser instalados
Karl Marx, 10 de Novembro de 1837
Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas (Jr 2.13)
Entre outros autores, Vilfredo Pareto há muito tempo, em uma de suas mais desconhecidas e importantes obras, Les Systemes Socialistes (Giard, 1926, principalmente vol II, p. 332 em diante), revelou de maneira enérgica o caráter religiosos do marxismo. Pareto, depois de mostrar as contradições e as inanidades de O Capital, argumenta que o Marxismo prospera não como filosofia da história, nem como sociologia, nem como teoria econômica, e sim como forma de religião. (MARXISMO E RELIGIÃO – HEREALDO BARBUY – DOMINUS EDITORA 1963 )
Talvez isto espante a muitos. Imaginar que um sistema político de caráter ateísta possa ter algo haver com religião parece demasiadamente absurdo, um paradoxo. Mas não é assim. Diversos foram os aqueles que perceberam essa afinidade, essa característica religiosa do marxismo. Pensadores e teólogos como Arnold Toynbee, Jacques Maritain e Rodolfo Bultmann entre outros descreveram o marxismo como um messianismo e uma heresia cristã.
Albert Camus, que muito pouco tinha de cristão, foi um desses pensadores. Ele escreveria em O Homem Revoltado:
O ateísmo marxista é absoluto. No entanto, ele restabelece o ser supremo ao nível do homem. A crítica da religião chega a esta doutrina na qual o homem é para o homem o ser supremo. Sob este ângulo, o socialismo é um empreendimento de divinização do homem e adquiriu certas características das religiões tradicionais”.
Ainda um outro autor, escrevendo sobre economia faria um paralelo entre Marx e Engels com os líderes religiosso.
Caso tivéssemos que julgar sob a luz da devoção de conceitos religiosos, diríamos que Marx poderia ser considerado um líder religioso do mesmo nível de Cristo ou Maomé, e Engels como uma espécie de São Paulo ou São João. No Instituto Marx-Engels, em Moscou, eruditos debruçam-se sobre seus trabalhos com a mesma idolatria que ridicularizam nos museus anti-religiosos que há por lá; mas enquanto Marx e Engels eram canonizados na Rússia, eram crucificados na maior parte do mundo
E ele continua ainda de forma mais contundente
Dirigindo-se ao operário abstrato, internacional, independentemente de sua língua, raça, religião, família, e de si mesmo, Marx aboliu a realidade da Nação mas por outro lado substancializou a idéia de Humanidade.O marxismo tornou-se desde então como todas as heresias e contrafacções do Cristianismo, um credo religioso de salvação internacional. Não se trata de um sistema científico mas duma religião que quer salvar o homem como gênero abstrato.
É secundária portanto a verdade ou mentira científica do marxismo, como filosofia, como sociologia, economia ou método. (…) Se o marxismo vivesse como doutrina científica, como viveu por exemplo a teoria da geração espontânea, não poderia sobreviver a contestação os fatos e das novas perspectivas das ciências. Mas vive como esperança e como fé.
Na medida em que a civilização ocidental se propaga, nivelando e sepultando por toda parte as culturas autoctones e levando consigo os dados do cristianismo, na mesma forma o marxismo também se propaga como a versão herética e revoltada dos ideais cristãos
.(Robert Heilbroner, História do Pensamento Econômico, Nova Cultural)
Encarar o marxismo como uma forma de religião não foi algo realizado somente por não-comunistas. Alguns teóricos marxistas também perceberam esse elemento religioso presente na ideologia comunista. Assim escreve José Carlos Mariátegui:
A burguesia entretém-se numa crítica racionalista do método, da teoria, da técnica dos revolucionários. Que incompreensão! A força dos revolucionários não reside na sua ciência e sim na sua fé, na sua paixão, na sua vontade. É uma força religiosa, mística, espiritual.
Gonzáles Prada se iludia (…) ao nos pregar anti-religiosidade. Hoje conhecemos muito mais do que na sua época sobre religião. (…) Sabemos que uma revolução é sempre religiosa. A palavra religião tem um novo valor, um novo sentido. Serve para designar alguma coisa além de um rito ou uma igreja. Não importa que os soviéticos escrevam nos seus panfletos propagandísticos que “a religião é o ópio dos povos”. O comunismo é essencialmente religioso. (José Carlos Mariátegui, Sete ensaios sobre a realidade peruana (1928), Lima, Amauta, 1976)

O terrível perigo das idéias erradas
Reiteramos que nosso alvo não é fazer qualquer crítica política. Se em algum momento nos utilizamos de alguma citação que esteja relacionada a isto, foi apenas incidental. Estamos plenamente cientes de que os crimes cometidos contra cristãos e pessoas inocentes não podem generalizadamente ser atribuído a qualquer um que simpatize com as idéias de Marx.
Apenas queremos mostrar que os conceitos marxistas apresentam inúmeros pontos de divergência com o cristianismo. Essas divergências são muito patentes, pois onde quer que o marxismo tenha sido semeado, ele buscou destruir o cristianismo em sua prática ou em sua essência. Qualquer tentativa de unir as ideologias será um logro. As divergências são muitas e são essenciais. Deixemos que o próprio Marx fale.
Por causa desta divergência devemos levar as obras teóricas o mais possível a sério. Estamos firmemente convencidos de que não é o esforço prático, mas antes a explicação teórica das idéias comunistas que é o perigo real. Tentativas práticas perigosas, mesmo aquelas em larga escala, podem ser respondidas com canhão. Mas as idéias conseguidas por nossa inteligência, incorporadas ao nosso modo de ver, e forjadas em nossa consciência, são correntes que nós mesmos não podemos romper sem partir nossos corações; elas são demônios que não podemos vencer sem nos submetermos a eles. (David MacLellan, op. Cit.)
Se um pouco de fermento leveda toda a massa (1 Co 5.6), imagine muito fermento o que não fará? Deus nos conceda sabedoria e graça para discernimos as sutilezas enganadoras, as propostas ilusórias. Sabemos que muitos tomaram o caminho do marxismo idealizando ajudar e servir ao próximo. Porém, de nada vale o ímpeto quando se corre pela estrada errada. Não basta o zelo. É preciso também o entendimento.
Eguinaldo Hélio de Souza

BIBLIOGRAFIA
BESANÇON, Alain. A Infelicidade do Século. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
DOYON, Jacques. Cristologia para o nosso tempo. São Paulol: Edições Paulinas, 1970
MACLELLAN, David. Karl Marx – Vida e Pensamento. Petrópolis: Vozes, 1990.
HEILBRONER, ROBERT. História do Pensamento Econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1992
.
HEILBRONER, ROBERT. O Futuro Como História. Rio de Janeiro: Zahar, 1963
BARBUY, Heraldo. Marxismo e Religião. Rio de Janeiro: Dominus Editora, 1963.
WUMBRAND, Richard. Era Karl Marx um Satanista? Rio de Janeiro: Voz dos Mártires, 1980
MARX, Karl e ENGELS, Friederich. O Manifesto do Partido Comunista, Rio de Janeiro: Global Editora, 1986.
POPPER, Karl. A Miséria do Historicismo. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1980 


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Karl Marx, o pai do Comunismo. O homem que queria se vingar contra Deus

“Assim, o Céu eu perdi, e sei disso muito bem. Minha alma, que já foi fiel a Deus, está escolhida para o Inferno.”
“Nada, senão a vingança, restou para mim.”
“Eu desejo me vingar contra Aquele que governa lá em cima.” 
(Karl Marx 1818-1883)

Não há registro, em toda a História, de um século mais sangrento do que o século vinte. E muito desse sangue derramado se deveu a um dos mais diabólicos regimes políticos jamais concebidos, o Comunismo. Fazendo as contas, e por baixo, podemos verificar pelos dados históricos que pelo menos 120 milhões de pessoas foram mortas em consequência direta da atuação desta ideologia anticristo, mais especificamente durante o período dos carniceiros Lênin na União Soviética e Mao Tse Tung na China. Esta é também a ideologia mãe doPartido dos Trabalhadores, o PT, do monstruoso regime cubano e de tantas outras ideologias utópicas e atéias filhas das funestas concepções do prussiano Karl Marx.
Filho de judeus convertidos ao Cristianismo, Karl Marx nasceu em 1818 em Trier, na antiga Prússia. Recebeu a oportunidade de frequentar boas escolas e viveu sua infância sem conhecer a fome ou a necessidade. Estudou Direito, Filosofia e História na Alemanha. Recebeu ensinamentos cristãos e professava ser, ele mesmo, um servo de Cristo. Em sua juventude chegou a escrever uma obra intitulada de “Pensamentos de um Jovem antes de escolher uma Profissão”, na época em que afirmava: “portanto, unidade com Cristo internamente exalta, conforta nas provações, e abre o coração para amar as pessoas, não por causa do nosso orgulho ou por sede de fama, mas por causa de Cristo.”
Todavia, por razões que somente Deus conhece, esse homem virou as costas para Deus, aderindo aos mais satânicos ensinamentos e elaborando, ele próprio, idéias e conceitos totalmente de acordo com a vontade e os princípios de Satanás. Talvez o triste caso de Karl Marx tenha sido um dos mais notáveis e apavorantes casos de apostasia de que se tem notícia.
Karl Marx tornou-se um professo inimigo de Deus e viveu sua vida em intensa e agonizante amargura e ódio, chegando a escrever estas curiosas palavras:
“Eu estabelecerei meu trono em cima; Frio e terrível será o seu apogeu”
Muito estranho, porém sabemos quem disse algo semelhante:
“Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.” Isaías, 14:13,14
Para os que não sabem, foram estas as palavras proferidas por Lúcifer quando deu início à sua amarga e tresloucada rebelião contra o Criador, o que resultou em sua condenação eterna ao Lago do Fogo, segundo vemos em Apocalipse 20:10.
Muito se fala sobre a famosa obra de Karl Marx chamada de O Capital (escrita em 1867), porém muito pouco se ouve de uma obra bem íntima que também escreveu chamada de Oulanem. Em meio às mentirosas propagandas das ideologias atéias, opressoras e comunistas, O Capital é sempre mencionado, enquanto sua obra Oulanem é frequentemente ocultada. E por que? Vejamos um trecho desta tétrica e medúsica obra de Karl:
“Evaporações infernais se levantam e enchem meu cérebro,
até que eu enlouqueça e que meu coração não mude dramaticamente.
Vêem esta espada? O rei das trevas a vendeu a mim.” 
Karl Marx, do verso Nidler;Oulanem
Vejamos mais uma amostra desta sórdida e nauseabunda obra do pai do Comunismo:
“Pois ele está marcando o tempo e dando sinais.
Mais audaciosamente ainda eu executo a dança da morte.
E eles também: Oulanem, Oulanem.
Este nome soa como a morte,
E soará até que não pare em formas miseráveis.
Alto! Agora eu já tenho.
Se levanta da minha alma, claro como o ar,
E duro como os meus ossos.
E ainda assim tu personificas a humanidade.
Eu te poderei tomar pelo poder de minhas poderosas mãos,
E esmagar-te com força feroz,
Enquanto o abismo se fende diante de mim,
E tu na escuridão.
Tu cairás no abismo e eu te seguirei,
Gargalhando e sussurrando em teus ouvidos:
“Venha para baixo juntamente comigo, companheiro!” Karl MarxOulanem
Mais uma amostra? Vamos a ela:
“Pereci, pereci. O meu tempo se esgotou.
O relógio parou, a pequena construção ruiu.
Logo abraçarei a eternidade, e com um grito,
Proferirei gigantesca maldição para toda a humanidade.” 
Karl MarxOulanem

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A História também registra que Karl Marx era um indivíduo devasso e que vivia afundado em dívidas e que vivia constantemente embriagado. Ao mudar-se para a França, lhe foi oferecido um emprego em um jornal chamado de Anais Franco-Germânicos, onde trabalhavam Michael Bakunin, um anarquista russo, e Friedrich Engels, filho de um industrial alemão. Foi por essa época que Marx passou a se autodenominar comunista, alegando ter ficado impressionado com a pobreza do povo parisiense. Afundado em dívidas, Marx passou a ser sustentado por Engels, podendo dedicar seu tempo à elaboração de suas conhecidas e bizarras teorias econômicas e sociais. De suas concepções mirabolantes e notavelmente anticientíficas surgiu o famoso Manifesto Comunista, uma obra influenciada pelos rascunhos de Engels em seu Princípios do Comunismo. O Manifesto Comunista foi publicado em fevereiro de 1848. Em 1867 Karl Marx publica Das Kapital (O Capital), um dos maiores embustes em termos de teorias econômicas jamais concebidos.
Na realidade, o que está por trás das idéias de Karl Marx não são preocupações humanitárias e muito menos amor ao próximo. Vejamos o que diz Richard Wurmbrand, autor do livro Marx & Satan (Marx & Satanás):
"Não há evidências para a crença de que Marx mantinha nobres ideais com relação à humanidade e teria adotado uma postura anti-religiosa por ter visto a religião como obstáculo a esses ideais. Do contrário, Marx odiava qualquer noção de Deus ou deuses e estava determinado a ser o homem que ia tirar Deus do cenário - tudo isso antes de abraçar o socialismo, que seria apenas a isca para que proletários e intelectuais adotassem para si esse intento demoníaco."
Para piorar a situação (de Marx), um de seus amigos mais íntimos, Mikhail Bakunin, ao lado de quem Karl Marx fundou a Primeira Internacional Comunista, deixou trechos que nos podem mostrar a explícita e estreita relação do Marxismo-Comunismo com o Satanismo. Senão vejamos:
"Satanás o rebelde eterno, o primeiro livre-pensador e o emancipador de mundos. Ele faz com que o homem se sinta envergonhado de sua bestial ignorância e de sua obediência; ele o emancipa, estampa em sua fronte o selo da liberdade e da humanidade, instando-o a desobedecer e comer o fruto do conhecimento."

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Ora, que resultados se poderiam obter de um sistema político-ideológico que teve suas origens em um homem cujo coração exalava ódio, amargura e rancor? 
Na foto, da esquerda para a direita: Fidel Castro, Lula da Silva, Nestor Kirschner e Hugo Chavez. Todos membros do Foro de São Paulo, uma Organização que planeja transformar toda a América Latina em um continente totalmente dominado e manipulado pelo Comunismo.
O autor Paul Johnson conseguiu sintetizar bem os resultados práticos da obra de Karl Marx:
"No devido tempo, Lênin, Stálin e Mao Tsé-Tung puseram em prática, numa imensa escala, a violência que Marx trazia em seu íntimo e que transpira em sua obra."
Conclusão:
1- É fato inquestionável que por onde quer que tenha passado o Comunismo (Rússia, China, Coréia do Norte, Albânia, Cuba, etc) o resultado é invariavelmente o mesmo: Propagação do Ateísmo, perseguições religiosas, totalitarismo, opressão, chantagens, mentiras, ruína, atraso, miséria e morte.
2- É igualmente fato que todos os postulados teóricos econômicos de Karl Marx resultaram em, no mínimo, um espetacular e catastrófico fracasso quando postos em prática.
3- Também é fato que muitos que se alegam ou que se alegaram socialistas, esquerdistas, populistas, populares, ou termos equivalentes, e que pregaram o Comunismo/Socialismo como mera desculpa permissiva para se lançarem em busca de poder político e econômico não passaram de um bando de pilantras, facínoras, mentirosos e criminosos. Os exemplos de Fidel Castro, de Lênin, Stalin, Mao Tse-Tung, e outros mais, são autênticas evidências disto.
Nada melhor para um bando de bandidos e de ladrões, famintos por dinheiro e poder, do que se travestirem de “líderes socialistas” e lançarem suas patas e caudas pelo lamacento território ideológico marxista-comunista desprezando a menor noção de verdadeira justiça. Ou seja, o Comunismo além de ser uma mentira em si mesmo, é um excelente veículo para todo tipo de fraude que se pode querer imaginar cometer. 

4- O Comunismo e a Bíblia são frontalmente opostos!
5- O Satanismo e o Comunismo têm muito em comum, e o que os une é o ódio comum contra Deus e contra os homens. Não infrequentemente, homens libertinos, vagabundos e preguiçosos abraçam os ideais comunistas apenas como forma de expressarem seu ódio e inveja contra os que são prósperos economicamente ( prosperidade às custas de seus próprios esforços e trabalho árduos). Alguns desses crápulas conseguem obter cargos políticos, lideranças sindicais e alguns até conseguem se tornar presidente da república.
6- O Comunismo foi responsável pela tortura e morte de cerca de 200 milhões de seres humanos, mais do que o total de mortos da Primeira Guerra Mundial e da Segunda Grande Guerra somados!
 Os Símbolos do Comunismo
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.A Foice simboliza a Morte
.O Martelo a Destruição
.A Estrela vermelha, o Pentagrama Satânico
.O vermelho, o sangue dos adversários

"De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." Eclesiastes 12:13,14
-- INTELLECTUS
Referências:
1- Dr. Fred C. Schwarz, Why Communism Kills: The Legacy of Karl Marx, a tract published by Christian Anti-Communism Crusade (C.A.A.C.), pp. 4-6.
2- 2006, Mídia sem Máscara, Norma Braga: Era Marx Satanista?
3- 2004, Huascar Terra do Valle: As origens satânicas do comunismo
4-1997, Georgi Marchenko: Karl Marx?

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013



Próxima novela das 9 da Globo terá personagem evangélico12/01/2013

Aparentemente, o pedido de pastores evangélicos e os boicotes feitos através das redes sociais levaram os autores de novela da Globo a considerarem a hipótese de um personagem evangélico sem caricaturas.

Walcyr Carrasco, autor responsável pela próxima novela do horário das 21h00, reclamou no Twitter dos protestos contra as atrações da emissora, e defendeu espaço para os autores: “Vamos lutar por liberdade de criação. Digam não à campanha contra o #Canto da Sereia”, publicou.

Em seguida, Carrasco revelou parentesco com evangélicos e afirmou que crê no poder da fé, e que irá falar de maneira simpática sobre os segmento na próxima novela.

“Meu tio era pastor presbiteriano e meu primo missionário na África. Falarei com amor sobre os evangélicos. Seja católico, evangélico, budista, espírita ou rosacruz como eu, a fe transforma. É sobre isso que vou falar na novela”, escreveu.

A novela que Walcyr está escrevendo se chamará “Em Nome do Pai”, e estreia logo após o término de Salve Jorge. De acordo com o autor, a história se baseará num triângulo amoroso: “O Paulo Vilhena vai ter uma das tramas mais originais da novela, em triângulo com a Danielle Winits e o Marcelo Anthony, se Deus quiser”.


Evangélicos pedem boicote de “O Canto da Sereia”

Similar ao que aconteceu com Salve Jorge, evangélicos temem influência de entidade afro
“O Canto da Sereia” é um dos projetos especiais da rede Globo para o verão. A microssérie de quatro capítulos é baseada em um texto de Nelson Motta. Sua estreia ocorrerá nesta terça (8) depois do primeiro dia do BBB 13, o que deve garantir uma boa audiência.
Mas a temática anunciada, que trataria de temas como bissexualidade e o culto a Iemanjá, despertou a ira de segmentos da igreja evangélica. Semelhantemente ao que foi feito contra a novela “Salva Jorge”, vários cristãos estão usando as redes sociais pedindo o boicote do programa. Curiosamente, isso ocorre ao mesmo tempo em que pastores pedem que a Globo dê mais espaço aos evangélicos e mostre uma “heroína gospel” em suas novelas.
O perfil do Facebook do pastor Divino Aleixo Marinho, da Igreja Pentecostal Betel Palavra De Fogo, aparentemente foi o primeiro mencionar uma campanha contra a minissérie. Ele compara a temática africana com “Salve Jorge” e critica a atriz Isis Valverde por interpretar uma cantora de axé bissexual, que seria uma personificação de Iemanjá ou Oxum, como é conhecida a entidade no meio afro.
Segundo o portal R7, a atriz declarou que interpretar essa personagem é uma experiência que envolve uma “energia” diferente. ”É um tesão anormal. Quando acaba a gravação e tomo um banho, viro a Isis de novo. A energia vai embora e fico podre”, explicou.
A imagem foi reproduzida por várias pessoas e chegou ao conhecimento da autora Glória Perez, que supervisionou o texto da microssérie. Ela se mostrou indignada ao ver os evangélicos tentarem associar a temática espiritual com entidades afro-brasileiras.  Recentemente a escritora criticou publicamente a Rede Record e o bispo Macedo.
“Fizeram a mesma coisa com #SalveJorge! Q medo desse modo talibã de ser!” postou ela no Twitterna noite deste domingo (6).
Sua referência é ao texto do pastor que acompanha a imagem, e diz:
“Eta globo que n desiste … Mas estamos aq pra isso pra sermos profetas e denunciar o pecado… medite neste estudo mas leia com atenção 
Personagem de Isis Valverde em ‘O Canto da Sereia’ será Bissexual
LEIAM E PARTILHEM É UMA CAMPANHA EM MASSA IGUAL A DA NOVELA OK?
A minissérie ‘O Canto da Sereia’ agora é Oxum (Iemanjá) estreará em Janeiro na Rede Globo.
A trama trará em seu enredo um assunto pouco visto pelos telespectadores: O BISSEXUALISMO. Quem estará à frente do tema será Sereia, uma cantora de axé, protagonista da série, que será interpretada pela atriz Isis Valderde.
Na trama, Sereia se relacionará com homens e mulheres e viverá momentos intensos de paixão. “Ela é livre sexualmente”: diz Isis Valverde. O primeiro amor de Sereia será o produtor musical Paulinho de Jesus, interpretado por Gabriel Braga Nunes. Paulinho será o responsável por descobrir o talento oculto da cantora. Pouco tempo depois, ela passa a namorar sua empresária Mara, vivida por Camila Morgado.
Curioso o fato de a atriz Isis ter o mesmo nome da deusa Isis que é personificada pelas deusas romanas, gregas, Olímpio, Atenas, que são todas na verdade:
Semíramis;
Astarote;
Diana;
Afrodite;
Iemanjá e Oxum.
Todas elas são uma só: Eva endeusada pela serpente no Jardim do Éden”



Julio Severo comenta aproximação da Globo com evangélicos

Em artigo ele critica a emissora carioca que por anos tratou os cristãos com hostilidade
O blogueiro Julio Severo escreveu um artigo dizendo que o real interesse da Rede Globo em se aproximar dos evangélicos é conseguir aumentar o ibope da emissora.
O autor do texto comenta que por anos a empresa sempre mostrou hostilidade aos cristãos e que tem propagado em sua programação mensagens anticristãs que fazem apologia a nudez e ao sexo.
“Para estancar a perda desse público e de ibope, a Globo vem procurando amenizar suas posturas anticristãs, até mesmo patrocinando eventos de cantores evangélicos”, escreveu Julio.
Ao se aproximar de cantores evangélicos a emissora estaria tentando recuperar o público que tem perdido nos últimos anos. Severo afirma que tais cantores não deveriam aceitar o convite de fazer parte desta programação.
“Se cantarem por cantar ou apenas para ganhar a glória do mundo, poderão infelizmente terminar servindo a interesses ‘ibopeiros’ e para impedir o Titanic global de ter seu merecido afundamento, depois de décadas infectando os lares brasileiros com seu veneno de depravação e violência”.
O artigo do blogueiro tem feito sucesso na internet, diversos evangélicos aprovam estas palavras e concordam com ele quando ele diz que o ganhar audiência é a meta da emissora, mas que ganhar almas para Cristo deve ser a meta do verdadeiro cristão.

http://artigos.gospelprime.com.br/files/2013/01/Globo-diab%C3%B3lica-272x120.jpgOs evangélicos e o ibope da Globo
De acordo com o AdNews, a Globo fechou 2012 com o pior ibope de sua história. Para quem queria entender a “bondosa” atitude da emissora de se aproximar de líderes e cantores evangélicos de destaque, a resposta é óbvia: melhorar o ibope.
AdNews deixou claro que todas as emissoras estão tendo queda de audiência. Um dos fatores, especialmente entre a geração mais jovem, só pode ser a internet, que ocupa na vida deles o mesmo espaço que a TV ocupa na geração mais velha.
Em anos mais recentes, a TV Globo vem sendo denunciada por sua patente hostilidade aos cristãos, e sua programação com tal discriminação anticristã não é poupada de críticas.
A tradição global de nudez e sexo nas novelas parece não incomodar tanto o seu antigo público evangélico quanto temas de espiritismo e anticristianismo.
Para estancar a perda desse público e de ibope, a Globo vem procurando amenizar suas posturas anticristãs, até mesmo patrocinando eventos de cantores evangélicos.
A última vez que se viu novela da Globo na casa dos meus pais foi em 1980. Depois, nunca mais. O motivo era óbvio: incompatibilidade total com o Cristianismo.
Se não excluímos a emissora imoral de nossos lares, sua programação abusiva de sexo e nudez extingue o senso moral de qualquer cristão.
O Titanic da sem-vergonhice televisiva foi longe demais — há muito tempo. O público evangélico parece enfim estar perdendo seu interesse e fidelidade ao monstro da safadeza.
Agora, só resta a Globo esmolar a ajuda dos cantores evangélicos.
Essa é uma excelente oportunidade para esses cantores mostrarem de quem de fato são servos.
Se cantarem por cantar ou apenas para ganhar a glória do mundo, poderão infelizmente terminar servindo a interesses ibopeiros e para impedir o Titanic global de ter seu merecido afundamento, depois de décadas infectando os lares brasileiros com seu veneno de depravação e violência.
Eles não deveriam esquecer que a Globo, como exemplo televisivo, encabeça impunemente violações aos direitos e integridade moral, psíquica e espiritual das crianças. O Titanic da depravação vem, juntamente com outras redes de televisão, abusando das crianças há décadas, sem que nenhuma lei o impeça.
A Globo engrandeceu Xuxa, o maior exemplo de erotização infantil do Brasil.
Os cantores cristãos precisam colocar os pés ali como se estivessem pisando o próprio inferno, com uma mentalidade de resgate de almas, não de glorificação da carne.
Eles não deveriam, é claro, imitar um rapper gospel que dançou com moças seminuas na Globo. Nem deveriam seguir o mau exemplo do Rev. Marcos Amaral, polêmico pastor presbiteriano que ao ser questionado sobre homossexualidade no programa Amor & Sexo, deu a resposta que a Globo queria ouvir.
Ganhar audiências é a meta da Globo.
Ganhar almas para Cristo é a meta do verdadeiro cristão.
A missão dos cantores cristãos não é glorificar o Golias global nem melhorar seu ibope. Sua missão é glorificar o Senhor Jesus e, enquanto o Titanic está começando a afundar, dar bom testemunho a fim de resgatar os que estão se afogando no escuro mar de sujeira global.