Uma resposta ao ateísmo de Richard
Dawkins
Resposta: É claro que sim! Cristo afirmou: “Se vós permanecerdes
na minha palavra [...] conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João
8.31-32). Sua confiança não está depositada na instrução ou inteligência que
recebeu. Lembre-se de como Davi repreendeu o exército de Israel que estava
tremendo diante de Golias, com medo de partir para o confronto direto: “Quem é,
pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1
Samuel 17.26b). Ele não foi se aproximando do gigante devagar, repleto de
admiração ou medo; ele foi correndo, cheio de ousadia e confiança. Quando os
filisteus zombaram dele, Davi gritou: “Tu vens contra mim com espada, e com
lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos,
o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo, o SENHOR te
entregará nas minhas mãos” (1 Samuel 17.45-46). Hoje em dia, estamos precisando
dessa mesma confiança inabalável no Senhor!
Se você realmente conhece a Deus, conhece Sua Palavra e está
andando com Ele, já tem tudo de que precisa para envergonhar Dawkins. Não se
deixe intimidar por esse homem. Ele está blefando. Ele não é nenhum
especialista na “precisão histórica” dos quatro evangelhos. Ele leu alguns
críticos que partem do pressuposto de que a Bíblia não é o que afirma ser e
então tentam provar isso.
Já foram escritos muitos livros que provam a historicidade da
Bíblia e revelam claramente que as alegações de Dawkins contra a Palavra de
Deus são mentiras. Eu mesmo já escrevi muito sobre as provas irrefutáveis da
autenticidade da Bíblia. Mas vamos tentar aqui uma abordagem mais simples.
Acompanhe meu raciocínio:
As alegações dos críticos que atacam a autoria da Bíblia são
ridículas. Eles literalmente acusam a Bíblia de ser uma fraude intencional do
princípio ao fim! Eles dizem, por exemplo, que Daniel não escreveu o livro que
traz seu nome. Ele teria sido escrito séculos mais tarde, por um impostor. E
que prova eles têm disso?
Eles estão convencidos de que milagres não acontecem, de modo
que a história dos três hebreus andando no meio de uma fornalha ardente sem
sequer chamuscar os cabelos não pode ser verdade. Daniel também não poderia ter
sobrevivido numa cova de leões famintos; portanto essa história também é
ficção. Essa é a “evidência” que os críticos apresentam. É claro que é
justamente o que Dawkins está procurando, e ele a passa adiante como se tivesse
comprovado pessoalmente tudo que os críticos disseram.
O Livro de Daniel contém profecias precisas a respeito de
eventos que a história registra e que ocorreram quatro séculos depois da época
de Daniel. Mas os críticos não acreditam em profecia inspirada por Deus.
Portanto, o que o Livro de Daniel diz sobre Antíoco Epifânio, por exemplo, não
poderia ter sido escrito por alguém chamado Daniel, que viveu nos dias de
Nabucodonosor, que foi testemunha ocular e participante dos acontecimentos
narrados no livro que traz seu nome, e que recebeu de Deus as profecias ali
registradas. “Daniel” tem que ser um impostor desconhecido que viveu 400 anos
depois. O Livro de Daniel precisa ser desacreditado, ou seus leitores começarão
a acreditar em profecia bíblica e milagres – e, conseqüentemente, em Deus. A
única coisa que interessa a Dawkins é desacreditar a Bíblia; ele não quer a
verdade que desmascararia seu ateísmo como a tolice que obviamente é.
O mesmo acontece com tudo o que está escrito na Bíblia, dizem os
ateus. O nível de irracionalidade dessa afirmação é inacreditável. Ela equivale
a dizer, por exemplo, que não existe um só autor honesto entre os escritores
bíblicos; todos eles mentiram! Tudo é uma enorme fraude, do Gênesis ao
Apocalipse. Os discípulos devem ter sido personagens fictícios; Jesus
provavelmente nunca existiu; Paulo inventou um evangelho diferente do que Jesus
pregou… e os absurdos se sucedem.
Para que uma fraude dessas proporções fosse tão bem coordenada,
século após século, alguém tinha que estar supervisionando a construção da
farsa! Ele teria que ser eterno e ter, pelo menos, acesso intermitente à mente
humana. Quem poderia ser esse personagem?
As mentiras intencionais e a falsidade que os ateus atribuem aos
homens que afirmaram ter sido inspirados por Deus para escrever as Escrituras
não têm a menor credibilidade. Por outro lado, o que os escritores bíblicos
dizem soa genuíno. Pedro jura solenemente: “Porque não vos demos a conhecer o
poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente
inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares [...]” (2 Pedro 1.16).
João diz: “O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto
com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam
[...] anunciamos também a vós outros [...]” (1 João 1.1-3). E jura solenemente:
“Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as
escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro” (João 21.24). Os ateus
insistem em dizer que isso foi escrito séculos mais tarde por um impostor
fingindo ser João! Que motivo ele teria, e quem lhe pagou para fazer isso?
Lucas também testifica: “[...] muitos houve que empreenderam uma
narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos
transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares [...],
igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde
sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem,
para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído” (Lucas
1.1-4). Será que Lucas também está mentindo? É preciso mais fé para acreditar
nessa ridícula teoria de conspiração do que para crer na verdade. Além disso,
se todos esses homens mentiram e as profecias foram escritas depois dos fatos
acontecidos, por que eles não escreveram as profecias de uma forma mais clara,
como impostores certamente teriam feito? (Dave Hunt, The Berean Call –
http://www.chamada.com.br)
Notas:
Dawkins, Richard. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite,
janeiro de 2009.
A fraude de Freud
“Porque Freud Errou”
No ano de 1896, pela primeira vez, o desconhecido neurologista
austríaco Sigmund Freud pronunciou a palavra “psicanálise”. Era a origem de um
importante movimento considerado “cultural” e “intelectual” do século XX e da
história humana, só menor que o de Cristo e Moisés. É a primeira proposta
secular de viagem pelo mar dos conflitos da vida. A validade científica da
proposta de Freud vem sendo questionada nos últimos tempos até culminar com o
arrojado livro de Richard Webster, “Porque Freud Errou”. O livro da Editora
Record, lançado em 1999, bastante volumoso, sofreu contínuos crivos e
auditagens do seu manuscrito, por gente especializada.
O relato seria o seguinte: Freud era um neurologista que não era
voltado para o psíquico ou psicossomático, mas sim para a visão física e
biológica das doenças. Numa viagem a Paris foi influenciado por Charcot quanto
à teoria de predominância de fatores psicossomáticos. Freud ficou impactado.
Era inseguro e sempre seguiu mentores ou líderes, apesar de ter personalidade
carismática. E os três mentores que ele seguiu… erraram. Charcot e Freud
viveram na chamada “idade média da diagnose” (um período escuro de muita
especulação). Charcot era auto-suficiente e Freud megalomaníaco, depressivo e,
sob pretexto médico, aficcionado ao uso da cocaína. Foi um “evangelista” do uso
da cocaína. Tinha fortes instintos messiânicos de auto-engano (chegou a se
comparar a Moisés). Assumiu a teoria de Charcot, que continuaria a teorizar com
Breuer, e passou a buscar, com determinação, uma “roupa” do tamanho e formas do
seu “manequim” teórico. A largada, pois, é totalmente anti-científica, pois a
teorização veio antes dos fatos (primeiro cai a maçã no chão, depois o
cientista fundamenta a exposição lógica e sistematizada da lei da gravidade;
essa sim é a seqüência certa).
Na sua determinação de “fundar” uma ciência, Freud teria
trabalhado com diagnoses equivocadas (não percebendo traumatismo cerebral sem
traumatismo craniano externo, um caso de possível meningite não identificada e
diversos casos da chamada “histeria”, doença hoje desaparecida (em minha
opinião com sub-sintomas de possessão demoníaca). Os erros o teriam levado a
conclusões erradas, montando um “jogo de baralho” de diagnose em que, como um
atleta de luta livre, passa óleo em todo o corpo para escorregar sempre das
mãos do adversário: 1º) a visão de sua antiga linha de neurologista que tinha
ênfase ao físico ou biológico (fisio-mecanicista) vai sendo esquecida; 2º)
troca, portanto, esse lado concreto e objetivo pela “fumaça” do
abstrato-subjetivo das idéias psicanalíticas; 3º) se o paciente sarar (mesmo
por retração ou regressão expontânea da doença) ele reivindica o crédito da
cura; 4º) se recair, nasceram outros traumas emocionais somatizantes; 5º) idem,
idem, se novas doenças surgirem; 6º) se um crítico de uma diagnose atacar, ele
racionaliza, psicanalizando; 7º) se um crítico da psicanálise atacar ele
psicanaliza e racionaliza em cima do crítico. Genial! Com o “gênio” ou astúcia
do “cientista” que apertava a fronte (dos dois sexos?) para “espremer” a
escória psicanalítica.
O maior “conto do vigário” da história do pensamento humano
Após a trituração de Richard Webster da qual demos este “flash”
(leia o livro) há uma pergunta lógica: o “consciente” (que é cônscio) tem todo
o direito de esquecer e ter amnésia (afinal de contas é lá no “inconsciente”
que está o segredo do “fato traumático” a ser trabalhado). O “inconsciente”
(que cônscio não é) não pode esquecer-se ou ter amnésia para que o segredo não
vá embora pelo ralo! A psicanálise racionaliza com o paradoxo – “o inconsciente
nunca se lembra e nunca se esquece”. Richard Webster discute isso com
profundidade. É um livro necessário ao pensamento do século XX. E quem não
tiver dinheiro para ter um terapeuta ou tiver o azar de ter um terapeuta
incompetente está destinado a ser um robô (inconsciente) desse determinismo
fatalista. Não há livre arbítrio ou responsabilidade pessoal plena.
“Inconsciente” inconsistente que “não sabe” e que é colocado no lugar do
“espírito do homem que sabe” (I Coríntios 2:11 e 12).
Com o reconhecimento do arrojo da obra de Richard Webster,
confrontemos Freud com a Bíblia toda, e não só I Coríntios 2:11 e 12. O
apóstolo Paulo tinha proposto apagar ou deletar as memórias, boas ou ruins:
“esquecendo-me das coisas que para trás ficam, prossigo para o alvo”. Mas
Sigmund Freud insiste na “sacanálise” com seu “zigomundo da fraude”, do sofisma
e dos seus ziguezagues de quem não tem mais rumo, nem lógica, nem alvo
espiritual, persistindo ora com auto-enganos, ora com “dolo” e “falsidade
científica” e, o pior, com contrafações espirituais adiante explicadas.
O maior “conto do vigário” à luz da teologia e do discernimento
Vida vivificante versus Conhecimento filosofante
Para se discutir assunto desse porte é preciso voltar ao começo
da Bíblia em Gênesis 2:8 e 9 – “E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden… pôs
nele o homem… e também a árvore da vida no meio (bem no ponto central) do
jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal (fora do ponto central)”.
Eva, tentada pela serpente, é o protótipo profético do humanista-racionalista
ateu que diz: “acho que a árvore do conhecimento deve ficar no centro (Gen 3:3)
e a árvore da vida (do autor da vida) deve ir para a periferia do “paraíso
psiconeurológico”. A partir dessa posição nem a própria história de Adão e Eva
sobrevive.
Mas Freud parece duas vezes pior que Eva. Primeiro ela realoca,
loucamente as duas árvores. Depois, sutilmente, ele ainda troca a árvore do
conhecimento pela árvore da pseudociência da Psicanálise, cujo fundamento foi a
teoria, a poesia (literária) e a arqueologia! Teoria, poesia e arqueologia
formam a trilogia dessa “fria” que produziu a utopia. Foi enganado duas vezes
pela serpente.
O Trigo e o Joio
Essa visão teológica (agora reforçada pelo “raio-X” científico) nos força a nós, cristãos e principalmente pastores, a tomar uma posição quanto a ser INTEGRACIONISTAS (os que tentam harmonizar a psicologia clínica ou psicanálise com o Evangelho) ou SEGREGACIONISTAApoc 3:16 vale para eles: “Porque não és frio nem quente vomitar-te-ei da minha boca”. Eu, particularmente, sou integracionista quanto ao profissional e segregacionista quanto à matéria psicológica perigosa e isso somente dentro da minha área de responsabilidade que, às vezes, pode ser profética.
Imitação no avesso
Mas o “mistério” de Freud é “pro-fundo” nas proporções das profundezas de Satanás. Freud é o idealizador dos três elementos do ser – EGO, ID e SUPEREGO. Freud faz uma analogia forte e perfeita da função e atributo dessas três partes com função e atributo das três pessoas da Santíssima Trindade:
EGO…………………………… pessoa e autoridade………………………………….(de Deus Pai)
ID………………………………. essência e substrato…………………………………(de Deus Filho)
SUPEREGO………………… atributo de juízo moral e julgamento………….(de
Deus Espírito Santo)
Depois teoriza a “des-ordem” e a “des-harmonia” entre elas; põe
um ego-final na contramão da cruz de Cristo como “super” e, numa ousadia
psicanalítica blasfema, implanta as roupagens do avesso, da contrafação
(imitação zombeteira ao contrário). Prega desejo forte (carne ou libido – a
efervescência do corpo do desejo) com administração fraca em vez de desejo
subjugado com administração forte (auto-negação e cruz – a morte do corpo do
pecado). A “bíblia” de Freud é contrafação da Bíblia de Deus. E Freud teve um
amigo pastor – Oskar Pfister. Pastor pode ser amigo de Freud como Jesus foi de
Judas, mas contra a síndrome de Judas e de Freud. Pfister, falando sobre a
teoria freudiana arriscou: “A psicanálise é um evangelho de amor comparável ao
pregado por Jesus”. Só faltou Pfister ter parafraseado Jesus: “Conhecereis a
psicanálise e a psicanálise vos libertará”. Aqui entra Paulo de novo: “Se
alguém vos pregar um outro evangelho (mesmo que seja o pastor Pfister) seja
anátema ou maldito!”. É impossível, ainda, ser pastor ARMÍNIO-WESLEYANO
(enfatizando livre arbítrio e responsabilidade pessoal) acreditando no
determinismo e fatalismo de um “inconsciente” que não se pode administrar sem
um psicanalista.
Mais imitação no avesso
Mas o “mistério” de Freud não pára, ainda, por aí! Existe mais
uma contrafação ou “mistério do avesso”. Em João 1:1 (sobre o Verbo ou Palavra)
os conceitos embutidos, expressos e implícitos do “logos” têm contundência e
definição: 1º) verdade definida não só como verdade verdadeira mas como verdade
em essência e profundidade personificada em Cristo; 2º) base de credibilidade
forte para o encontro com a fé; 3º) empatia ungida para o encontro com o
coração; 4º) lógica racional definida, apesar de que, por sua amplitude, só
pode ser alcançada por conhecimento revelado; 5º) É a Palavra da Fé. Começa-se
pela fé; 6º) poder criativo ilimitado; 7º) vinculação ao atributo redentor do
Cordeiro, como conceito de primeiríssimo grau de Deus, personificado em Cristo.
Que acontece com a “bíblia” psicanalítica? Nela, tudo é vago,
racionalizante, abstrato, nevoento, fumacento, ilógico, enfatuado, soberbo.
Quando uma premissa (já negativista) é assentada, logo se lhe segue outra vez,
uma derivação negatória. Parafraseia Paulo no avesso: “sem deixar as coisas que
ficam para trás, faço “fermentação” psíquica, rejeitando fazer qualquer
evacuação psicológica, não prossigo para um alvo definido e fico sem rumo e sem
alvo”. Recalcado! A Psicanálise vê o ser humano como “cachorro que caiu do
caminhão de mudança”. No Evangelho Jesus Cristo faz do homem um ser e morre por
ele. A Psicanálise faz do homem um “não-sei-o-quê” e continua matando-o.
O “evangelho” da dúvida
Que faz a Psicanálise com a essência semântica, espiritual e
operacional da Palavra? Implode-a! Coloca “n” fantasmas por trás do significado
de cada palavra e parte para uma ostentação dialética e “intelectual” sem fim,
se possível fazendo pose com um charuto, como Freud. É o avesso da Palavra da
Fé. É a palavra da dúvida e da corrosão! “É pseudo-ciência louca atrevendo-se a
elucidar a loucura”, menos a sua própria. É a ciência infundada porque foi
“fundada”. Tiago 1:6 e 7 – “Aquele que duvida é como a onda do mar… ao vento; a
pessoa (ou pastor) que é assim (“en-freudizada”) não deve pensar que receberá
alguma coisa do Senhor”. Líder evangélico “en-freudizado” tem sua estabilidade
ministerial em situação de risco.
A astúcia da serpente
Mas o “mistério” de Freud ainda não pára por aí! Porque essa
onda internacional de “intelectualite” soberba? Imagine uma forquilha ou
“ípsilon” deitado com duas pontas para a esquerda e a haste para a frente. Numa
ponta coloca-se o chamado “pecado original” e na outra ponta o “raio-x” da
personalidade conturbada de Freud que ele projetou na sua teoria – a
potencialidade neurótica do sexo na criança. As duas pontas, que parecem
compatíveis se juntam na haste. Esse “casamento” triunfal, celebrado por
protestantes, com marcha nupcial, forma a haste flecha que vai acertar um alvo.
Que alvo?
O alvo é que o “fato traumático” da teoria de Freud vai derrubar
o “fato traumático” apontado pela Bíblia – o pecado! E a terapia de Freud entra
para derrubar a cura bíblica chamada arrependimento.
Só não derruba a conversão positiva (o “sim” a Jesus Cristo)
mas… casou-se de novo com ela, a conversão positiva! Acordo de gibeonita!
Bolorento!
A “inspiração” que veio do inferno
Mas o “mistério” de Freud ainda não pára por aí. É preciso
pensar em outra forquilha contraposta encostando duas pontas com duas pontas.
Na haste da forquilha da esquerda está a verdadeira origem do movimento
freudiano, espiritualmente falando. Recorro de novo ao apóstolo Paulo e à
história de Freud. I Co 10:16-22. Israel, comendo do sacrifício, tinha comunhão
com o altar e com Deus; o cristão, no cálice ou vinho, comunhão com Cristo; o
cristão, pelo pão ingerido, comunhão com Cristo; e qualquer pessoa, tendo ídolo
tem comunhão com o demônio por detrás do ídolo (versículo 20). É o princípio da
transferência (democratização espiritual da virtude e socialização espiritual
do prejuízo).
Liga! Pluga! Da tomada elétrica de casa, até a usina
hidrelétrica de Itaipu! Freud tinha somente dois mil ídolos – egípcios,
sumerianos, etruscos, romanos, gregos e da Nova Guiné, México e Peru. Este
arsenal está em Londres, exceto cem peças que estão no navio-museu ambulante.
Um dos objetivos da Psicanálise é a sublimação cultural do lixo radioativo
diabólico e a instituição do “ANÁTEMA” num sistema cultural de valores
invertidos. Trabalhos de Freud se fundamentam em obras de arte, deuses e mitos
cujo entendimento “pro-fundo” alcançou por “busca pertinaz do seu significado
psicológico”. “Pro-fundo” com profundezas do inferno, sob indução satânica da
personalidade. Dois mil faz lembrar o endemoninhado gadareno! Idolatria! Em
Apoc.2:15 e 2:20, e em Romanos, cap 1º, idolatria e depravação sexual andam
juntas. Idolatria sim, é somatizante e psicossomatizante. Freud era psicossomatizado
(veja o site www.manaedicoes.com.br/estudos , “Segredos e Mistérios do
Adoecimento com Causa Espiritual” ). Bateu! Fechou! O anticristo ainda usará a
idolatria pela última vez, com a ajuda da TV, como “obra de arte” aos olhos da
humanidade, mas feita “à imagem e semelhança de sua bestialidade”, aos olhos de
Deus. “Inteligente” não é? “Mas a serpente mais sagaz que todos… disse…” E
Freud ouviu! E inaugurou, com endosso do inferno, a maior obra de ostentação
dialética e “intelectual” de todos os tempos. A ciência que incha! E às vezes,
estoura. Psicanálise é depressiva. É a deslocação da árvore da vida do seu
ponto central. Nações que optaram pela árvore errada que o digam. A saúde
pública delas está um caos. E o suicídio, por profissão, bate recordes na
profissão médica, com psiquiatras à frente, liderando por muito tempo. Não
aguentam a soma da teoria que aprenderam na universidade com a outra soma das
transferências de sua “pacientela”.
Só resta saber qual a distância e interligação espiritual que
porventura exista entre o Museu de Freud, como epicentro erótico, e o “Clube da
Caverna dos Beatles”, bem como com o comportamento sexual de adolescentes e
jovens de Londres.
Freud não é só o pai da Psicanálise; é, também, o pai da
permissividade que se espraiou por todo o mundo ocidental.
A insensatez de quem não crê em Deus
Ateus práticos, ateus teóricos e ateus militantes
Pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizada em 2000, dá conta de que aumentou o número dos ateus, pessoas que afirmam abertamente não crer na existência de algum deus ou de um mundo sobrenatural.
A maioria desse contingente é atéia na prática, ou seja, não
apresenta nenhum tipo de fé religiosa e não “perde” tempo refletindo sobre a
existência de Deus. São pessoas que, de fato, assumiram um modus vivendi em que
não há espaço para a religião. Mas, apesar de suas convicções, não apresentam
argumentos sólidos para o seu ateísmo.
Um número mais reduzido desse grupo, tanto no Brasil quanto no
exterior, pode ser classificado como ateus filosóficos, isto é, pessoas
racionalmente preparadas para justificar sua descrença, pois se ocupam em
formular argumentos lógicos que justifiquem a sua posição. Poderíamos, ainda,
chamar os ateus filosóficos de “incrédulos conscientes”.
Também, vale destacar um outro tipo de ateu, mais agressivo,
detectado pela pesquisa em pauta: o militante. Esses ateus não somente não
crêem na existência de Deus como também são contra aos que crêem. Tanto é que
procuram persuadir os outros para a sua “fé sem deus”. Então, criaram o site
Sociedade da Terra Redonda, cujo objetivo é reunir todos os ateus em sua
militância. O site possui 820 colaboradores e recebe cerca de 75.000 visitas
por mês.
Salientamos que os ateus militantes parecem dirigir toda a sua
animosidade principalmente aos cristãos. Seus sites estão repletos de
refutações à Bíblia e, entre eles, existem pessoas que se ocupam em desmentir
os milagres de cura que ocorrem nas igrejas evangélicas e também em apontar as
falhas da Igreja Cristã através da História, entre outras coisas. Além de
negarem a existência de Deus de forma geral (pois ateu significa “sem Deus”),
acabam se tornando, na maioria das vezes, antideus, isto é, contra Deus, ou,
mais precisamente, anticristãos.
O ateísmo hoje
O ateísmo, como vem sendo propagado atualmente, não se contenta apenas em não crer na existência de Deus. Prega que a religião não é só inútil, mas também é má. E, ao lado de sua crítica à religião, divulga uma crença que dá possibilidade ao homem de resolver seus próprios problemas sem necessitar de uma força exterior. Em verdade, é um humanismo, não um humanismo que valoriza o ser humano, mas um humanismo que opõe Deus e homem, colocando este último como senhor e salvador de si mesmo.
O Credo Americano Ateísta corrente declara:
“Um ateísta ama a si mesmo e ao seu próximo ao invés de amar um deus. Um ateísta aceita que céu é uma coisa pela qual nós devemos trabalhar agora, aqui na terra, para que todos os homens possam desfrutar juntos. Um ateísta admite que ele não pode conseguir ajuda pela oração, mas que devemos encontrar em nós mesmos a convicção interior e a força para achar a vida, para resolver seus problemas, para subjugá-la e para desfrutá-la. Um ateísta aceita que somente no conhecimento de si mesmo e de seu próximo os homens podem encontrar o entendimento que o ajudará em uma vida de plenitude”.
O ateísmo, como vem sendo propagado atualmente, não se contenta apenas em não crer na existência de Deus. Prega que a religião não é só inútil, mas também é má. E, ao lado de sua crítica à religião, divulga uma crença que dá possibilidade ao homem de resolver seus próprios problemas sem necessitar de uma força exterior. Em verdade, é um humanismo, não um humanismo que valoriza o ser humano, mas um humanismo que opõe Deus e homem, colocando este último como senhor e salvador de si mesmo.
O Credo Americano Ateísta corrente declara:
“Um ateísta ama a si mesmo e ao seu próximo ao invés de amar um deus. Um ateísta aceita que céu é uma coisa pela qual nós devemos trabalhar agora, aqui na terra, para que todos os homens possam desfrutar juntos. Um ateísta admite que ele não pode conseguir ajuda pela oração, mas que devemos encontrar em nós mesmos a convicção interior e a força para achar a vida, para resolver seus problemas, para subjugá-la e para desfrutá-la. Um ateísta aceita que somente no conhecimento de si mesmo e de seu próximo os homens podem encontrar o entendimento que o ajudará em uma vida de plenitude”.
Um aspecto importante que precisa ser mencionado: os ateus não
negam apenas a existência de Deus, mas de qualquer realidade que não seja
material, isto é, que não possa ser percebida pelos cinco sentidos. Para eles,
não existe uma dimensão espiritual, habitada por anjos ou demônios. A única
coisa que existe é o mundo físico, tangível, e nada mais além disso.
O impacto do pensamento científico
“A fundação indestrutível do edifício inteiro do ateísmo é a sua filosofia: o materialismo, ou naturalismo, como também é conhecido. Essa filosofia considera o mundo como ele é na verdade, visto na luz dos dados providos pela ciência progressiva e experiência social. Materialismo ateísta é o resultado lógico de conhecimento científico ganho durante os séculos” (grifo do autor).
A colocação acima pertence ao artigo “Materialismo versus
idealismo”, de Madalyn Murray O’Hair, fundadora da organização American
atheists (“Ateístas americanos”), que serve de inspiração para os ateus
brasileiros. Com essa afirmação, a autoria lança uma das pedras de toque do
pensamento ateísta: o conhecimento científico.
Embora não signifique que todos os envolvidos com o pensamento
científico sejam ateus, o contrário geralmente é verdade. Os ateus atribuem sua
incredulidade quanto às coisas divinas e espirituais alegando que as mesmas não
podem ser comprovadas cientificamente. Basta lembrar que Yuri Gagarin, o
primeiro russo a andar no espaço, fez questão de dizer “Não vi nenhum Deus”.
Desde o período do Iluminismo[i], o conhecimento científico foi
adquirindo mais e mais prestígio. Os benefícios trazidos pela tecnologia
criaram um sentimento geral de que o homem poderia, sozinho, resolver seus
próprios problemas, bastando, para isso, ter o conhecimento necessário. De
repente, o Universo não era mais um objeto misterioso movido pelas mãos do
Altíssimo, mas uma máquina perfeita regida por leis que podiam ser medidas e
utilizadas em proveito próprio. O século XVIII viu surgir a filosofia
materialista de Hume[ii], na qual não havia lugar para quaisquer coisas que não
fossem tangíveis, palpáveis. A física de Newton e a química eram ciências
suficientes para explicar todos os fenômenos.
É óbvio que a descoberta das leis da física e da química não é
um fundamento aceitável para negar a existência de Deus. Toda lei tem seu
legislador e a coisa mais fácil de concluir é um Universo regido por leis
estabelecidas pelo Criador. Mas muitos, no afã de menosprezar a fé, lançaram
mão desse instrumento para afirmações ateístas
Há um site americano que divulga uma lista de “celebridades ateístas” que inclui filósofos (Thomas J. Altizer, Paul e Patrícia Churchland, Paul Edwards, Antony Flew, Michael Martin e Kai Nielsen), cientistas (Francis Crick, Richard Leakey e Stephen J. Gould), políticos (Fidel Castro e Tom Metzger), famosos (Woody Allen, Ingmar Berman, Bill Blass, Marlon Brando,Warren Buffett, George Carlin, Dick Cavett, George Clooney, Patrick Duffy, Katherine Hapburn, Arthur Miller, Jack Nicholson e Penn and Teller) e homens de negócio (Bill Gates, entre outros também conhecidos).
Há um site americano que divulga uma lista de “celebridades ateístas” que inclui filósofos (Thomas J. Altizer, Paul e Patrícia Churchland, Paul Edwards, Antony Flew, Michael Martin e Kai Nielsen), cientistas (Francis Crick, Richard Leakey e Stephen J. Gould), políticos (Fidel Castro e Tom Metzger), famosos (Woody Allen, Ingmar Berman, Bill Blass, Marlon Brando,Warren Buffett, George Carlin, Dick Cavett, George Clooney, Patrick Duffy, Katherine Hapburn, Arthur Miller, Jack Nicholson e Penn and Teller) e homens de negócio (Bill Gates, entre outros também conhecidos).
Todavia, ser cientista não obriga ninguém a ser ateu. Se isso
fosse verdade, todos os cientistas seriam ateus, o que não é um fato.
Inclusive, um dos maiores pensadores do século XX, autor do best-seller Uma
breve história do tempo, não vê qualquer dificuldade em crer na existência de
Deus. Muito pelo contrário: “O pai da cosmologia moderna, o inglês Stephen
Hawking, acha fascinante a chamada hipótese teológica, a idéia de que entender
Deus seria o alvo supremo da física, mas alega que o caminho para chegar lá é a
ciência, e não a metafísica ou o misticismo. Quando lhe perguntam se Deus teve
um papel no Universo antes do Big Bang, a suposta explosão primordial que teria
criado o cosmo, Hawking admite que sim: acho que só Ele pode responder porque o
universo existe” (grifo do autor).[iii]
Sobre este assunto, uma citação do teólogo Charles Hodge, que
deveria ser observada por aqueles que defendem o pensamento científico:
“Desde os primórdios da ciência moderna, vêm emergindo
constantemente aparentes discrepâncias entre a natureza e a revelação, o que,
por algum tempo, tem ocasionado grande escândalo a crentes zelosos; em cada
exemplo, porém, sem a menor exceção, tem sido descoberto que o erro se encontra
ou na generalização apressada da ciência, devido ao conhecimento imperfeito dos
fatos, ou na interpretação tendenciosa das Escrituras”.[iv]
O efeito Darwin
“Após ter lido A origem das espécies, de Charles Darwin, Marx escreveu uma carta ao seu amigo Lassalle na qual exulta porque Deus – ao menos nas ciências naturais – recebeu o golpe de misericórdia”.[v]
Não que essa fosse a intenção do naturalista Charles Darwin, mas
suas idéias foram e ainda são utilizadas pelos ateus do mundo inteiro como
argumento para provar que o simples fato de o mundo existir não demanda a
existência de um Criador. Segundo a teoria da Evolução das Espécies, o mundo é
o resultado de bilhões de anos de evolução, pela qual as formas de vida mais
simples evoluíram para as formas de vidas mais complexas, até chegarem no
homem.
Essa questão ferveu na Inglaterra do século XIX e, depois, no
mundo inteiro. Conceber o Universo em termos evolutivos foi o padrão que, desde
então, serviu para considerar a evolução como algo inerente à natureza de todas
as coisas. Assim, não havia a necessidade de um agente externo, ou seja, Deus.
Com sua teoria, Darwin proporcionou aos incrédulos aquilo que ainda lhes
faltava: uma “base científica” para a negação de Deus.
Isso, no entanto, não significa que Darwin estava negando a
existência de Deus. Em verdade, ele estava atribuindo o fato biológico ao
Criador. Mas aqueles que buscavam ensejo para anular o argumento da criação
como prova da existência de Deus usaram sua teoria como base. Logo, ser ateu
por causa da evolução era uma opção de crença, e não uma conseqüência da teoria
de Darwin. Até porque havia muitos teístas (pessoas que admitem a existência de
um Deus pessoal como causa do mundo) entre aqueles que acreditaram na evolução.
Nosso propósito aqui não é discutir sobre a teoria da Evolução
das Espécies. Mas é importante saber que, mais de cem anos depois, muitas
dúvidas ainda pairam sobre essa teoria, insuficiente para explicar a origem do
homem. Embora admita a evolução, o historiador sueco Karl Grimberg, no
princípio de sua História Universal, comenta o seguinte: “se (conjunção
condicional) a estrutura anatômica do homem é o culminar de uma longa evolução,
foi, no entanto, repentino o nascimento da sua inteligência. Tudo faz supor que
o limiar por onde se ascendeu diretamente o pensamento foi transposto de uma só
vez” (grifo do autor).[vi]
Grimberg fez essa declaração em 1941. Mas é impressionante a
recente observação da revista Veja sobre o comentário de um dos maiores
neodarwinistas da atualidade: “… o biólogo Ernst Mayr, da Universidade de
Harvard, também concorda que apenas o desenrolar das leis naturais talvez
explique o surgimento da vida na Terra – mas isso certamente não pode ser
invocado para explicar o aparecimento de seres inteligentes. Lendário pelo
ceticismo, Mayr não fala em milagre. Nem pode. Ele é considerado o maior
neodarwinista vivo. Mas seu cálculo sobre a possibilidade de a natureza
produzir seres inteligentes pelos processos evolutivos conhecidos é quase uma
sugestão de que os seres humanos são mesmo produtos sobrenaturais” (grifo do
autor).[vii]
A espada de Karl Marx
De todos os movimentos que se rebelaram contra a crença em Deus, o marxismo foi o mais relevante. Toda a ideologia marxista e as demais que dele se originaram (comunismo, socialismo, leninismo e maoísmo) apresentavam uma aversão profunda contra toda e qualquer religião, principalmente o cristianismo. O ateísmo foi ensinado nas escolas e inculcado nos cidadãos que viviam sob essa orientação ideológica desde a mais tenra idade e em todo lugar. Muitos dos argumentos que os ateus atuais lançam contra Deus eram comumente utilizados pelos países comunistas/socialistas.
“O ateísmo de Marx certamente era de uma espécie extremamente
militante. Ruge escreveu a um amigo: Bruno Bauer, Karl Marx, Christiansen e
Feuerbach estão formando uma nova ‘Montagne’ e fazendo do ateísmo o seu lema.
Deus, religião e imortalidade são derrubados de seu trono e o homem proclamado
Deus”. E George Jung, um jovem próspero, advogado de Colônia e partidário do
movimento radical, escreveu a Ruge: “Se Marx, Bruno Bauer e Feuerbach, juntos,
fundarem uma revista teológico-filosófica, Deus faria bem em cercar-se de todos
os seus anjos e se entregar à autopiedade, pois estes certamente o tirarão de
seu céu [...] Para Marx, de qualquer forma, a religião cristã é uma das mais
imorais que existe” (grifo do autor).[viii]
Como vemos, nem sempre o ateísmo existiu como uma crença
passiva, como uma indiferença à religião. Dentro do conceito marxista, o
ateísmo deveria substituir a crença em Deus, nem que para isto fosse necessário
usar de violência. Não precisamos registrar aqui os milhares de mártires
resultantes da implantação daO ateísmo militante no Ocidente
O atual movimento ateísta pode não ser algo tão inofensivo
quanto se imagina. Marx foi um filósofo, não um carrasco. Mas não podemos dizer
o mesmo de muitos de seus filhos ideológicos, como, por exemplo, Lênin e
Stalin, na ex-URSS, e Mao Tse Tung, na china. A perseguição religiosa durante
os seus governos, e também depois, mostra claramente que o ateísmo pode
tornar-se tão intolerante quanto qualquer religião.
O ateísmo morreu com a queda da cortina de ferro para, agora,
renascer no Ocidente, apoiado pela liberdade democrática, com o risco de
tornar-se uma crença intolerante e agressiva.
A postura acadêmica de muitos ateus ocidentais da atualidade
está em agudo contraste com alguns dos mais coloridos ateístas dos tempos
passados. A fundadora da organização American atheists (“Ateístas americanos”),
Madalyn Murray o’Hair, ficou conhecida mais por sua linguagem grosseira e ultrajes
explosivos contra manifestações públicas de religião do que por suas proezas
intelectuais. Ela veio a público em 1963, mas foi em 1959 que sua causa
judicial, envolvendo seu filho, chegou à Suprema Corte. No caso Murray versus
Curlett, a Corte declarou ilegal a oração obrigatória nas escolas públicas e,
com isso, incentivou Murray, com uma carreia de mais de 30 anos, a criar uma
América livre de religião.
Murray, freqüentemente, debatia em público, denunciando, de
forma voraz, o cristianismo e lutando em favor do ateísmo. Iniciou muitos
processos para que a sociedade americana ficasse livre de qualquer religião. Em
um deles, a solicitação para que as notas e moedas americanas não trouxessem a
frase “Em Deus nós confiamos”.
Chegou a afirmar, algumas vezes, que a American atheists tinha
mais de 75.000 adeptos, porém, o mais exato é que tivesse apenas cerca de
5.000.
Em 1995, ela e sua família desapareceram com grandes porções dos
fundos de suas várias organizações, exceto seu filho William Murray (objeto de
seu processo judicial inicial), isolado por ela por ter-se convertido a Cristo.
Os desaparecidos foram considerados assassinados.
Bases históricas dos ateus
Alguns sites, como o www.oateufeliz.com.br, por exemplo, fazem menção das mortes efetuadas pela Inquisição católica e pela colonização protestante na América para combater a crença em Deus. Todavia, querer provar que Deus não existe por esse motivo é um tanto quanto sem fundamento. Os ateus não podem esquecer que Stálin, Lênin e Mao Tse Tung mataram milhões de pessoas inspirados no socialismo ateu, conforme divulgado por Karl Marx.
Da mesma forma, o Nazismo dizimou a raça judaica e milhares de
outras minorias por conta de suas teorias racistas, baseadas no darwinismo e no
filósofo ateu Friederich Nietzsche.[x] Mas não podemos negar a existência de
Marx, Darwin e Nietzsche pelo fato de seus escritos terem sido utilizados de
forma perversa.
Na verdade, as guerras e os massacres ocorrem motivados pelo
desejo de poder e pela ambição por riquezas. A religião apenas serve de
justificativa para tais atos, assim como o ateísmo serviu de motivo para que
milhares de cristãos fossem massacrados em países comunistas. Assim, se a
religião, por motivos históricos, pode ser classificada como nociva, o ateísmo
também pode. Se, porém, separarmos os frutos bons dos ruins, veremos que a fé
em Deus produziu os melhores.
Se os homens erraram dentro da História do Cristianismo, isso
apenas indica que eles estavam fora dos padrões de Deus, e não um fundamento
que sirva para provar que Deus não existe. Uma coisa é dizer que Deus não
existe. Outra bem diferente é mostrar que o homem não tem obedecido a Deus como
deveria.
Deus realmente existe
As Escrituras não procuram, em nenhum ponto, provar a existência de Deus. Ela apenas o admite. Os santos do Antigo e do Novo Testamento que falaram inspirados por Deus não diziam que acreditavam em sua existência, mas que o conheciam – o que depreende bem mais. Com certeza, o conhecimento de Deus, conforme a Bíblia, é algo diferente do conhecimento científico baseado nos sentidos.
Mas, então, para que tentar provar a realidade de Deus?
Em primeiro lugar, porque muitos são sinceros em suas dúvidas.
É verdade que alguns não querem crer e, por isso, procuram
desculpas para sua atitude. Outros querem acreditar sim, mas, infelizmente,
encontraram diversos motivos para não fazê-lo. É aí que entramos com a
evidência.
Em segundo, porque tudo aquilo que fortalece a nossa fé é útil.
É por isso que muitos buscam provas, não para crerem, mas porque já crêem.
E em terceiro, porque esta é uma maneira de estarmos conhecendo
um pouco mais da natureza de Deus e, com certeza, isso é algo bom e
recomendável.
1. A criação
Alguém que ainda não tenha lido a complicada teoria de Darwin achará óbvio a existência de um Criador. Toda criação pressupõe um criador. Esta maravilha toda não pode ter surgido por acaso. Como já disse alguém: “Faz tanto sentido concluir que o cosmo é o mero resultado de uma explosão quanto achar que um livro pode surgir da explosão de uma gráfica”. Independente do que digam os ateus ou os cientistas, a criação é uma prova inegável da existência de Deus. “Pois os atributos invisíveis de Deus, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder quanto a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Rm 1.20).
2. Desígnio e ordem
O Universo não apenas existe, mas existe com ordem, com desígnio, com evidências de uma inteligência criadora. A ordem no Universo mostra que ele fora criado com inteligência e com propósito, não surgiu e se tornou o que é por mero acaso. “Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo pela sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus” (Jr 10.12). Um mero sacerdote do século VII a.C. percebeu e registrou isto de forma poética e inspirada, mas os céticos modernos se recusam a aceitar o óbvio.
1. A criação
Alguém que ainda não tenha lido a complicada teoria de Darwin achará óbvio a existência de um Criador. Toda criação pressupõe um criador. Esta maravilha toda não pode ter surgido por acaso. Como já disse alguém: “Faz tanto sentido concluir que o cosmo é o mero resultado de uma explosão quanto achar que um livro pode surgir da explosão de uma gráfica”. Independente do que digam os ateus ou os cientistas, a criação é uma prova inegável da existência de Deus. “Pois os atributos invisíveis de Deus, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder quanto a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Rm 1.20).
2. Desígnio e ordem
O Universo não apenas existe, mas existe com ordem, com desígnio, com evidências de uma inteligência criadora. A ordem no Universo mostra que ele fora criado com inteligência e com propósito, não surgiu e se tornou o que é por mero acaso. “Ele fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo pela sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus” (Jr 10.12). Um mero sacerdote do século VII a.C. percebeu e registrou isto de forma poética e inspirada, mas os céticos modernos se recusam a aceitar o óbvio.
“Galeno, célebre médico de inclinações ateísticas, depois de ter
feito a anatomia do corpo humano, examinando cuidadosamente seu arcabouço,
visto quão adequada e útil é cada parte, percebido as diversas intenções de
cada pequenino vaso, músculos e ossos, e a beleza do todo, viu-se tomado pelo
espírito da devoção e escreveu um hino ao seu Criador”.[xi]
3. Senso comum
“Visto que o que de Deus se pode conhecer, neles (nos homens) se manifesta, porque Deus lhes manifestou” (Rm 1.19).
3. Senso comum
“Visto que o que de Deus se pode conhecer, neles (nos homens) se manifesta, porque Deus lhes manifestou” (Rm 1.19).
Desde o Iluminismo, a “crença” dos incrédulos era que, à medida
que o conhecimento científico fosse aumentando entre a população, a religião
entraria em decadência. Engano. O contrário sim, é verdade. E isso é
testemunhado pelas próprias estatísticas.
Embora um ateu rejeite isso como prova, a verdade é que a
própria natureza humana é um inegável testemunho a favor da existência de um
ser supremo. Em todos os povos e em todas as épocas, a idéia de um Ser supremo
sempre esteve presente, independente do grau de desenvolvimento. Mas não havia
ateus materialistas? Sim, mas em um grau tão pequeno que não passavam de
exceções confirmando a regra. Podemos até afirmar que o ateísmo é antinatural,
é contra o comportamento e a noção comum do ser humano.
“No início do século XX acreditava-se que quanto mais o mundo
absorvesse ciência e erudição menor seria o papel da religião. De lá para cá, a
tecnologia moderna se tornou parte essencial do cotidiano da maioria dos
habitantes do planeta e permitiu que até os mais pobres tivessem um grau de
informação inimaginável 100 anos atrás. Apesar de todas essas mudanças, no
início do século XXI o mundo continua inesperadamente místico. O fenômeno é
global…” (grifo do autor).[xii]
Os ateístas apresentam páginas e páginas de teorias para negar a
existência de Deus. Mas todas elas despedaçam-se diante dos fatos. A crença do
homem em Deus pode até ser confundida, mas a realidade mostra que jamais pôde
ser apagada. Sobre isso se pronunciou o teólogo Evans:
“O homem, em toda parte, acredita em um Ser supremo ou seres a
quem é moralmente responsável e a quem necessita oferecer propiciação. Tal
crença pode ser crua ou grotescamente representada e manifestada, mas a
realidade do fato não é mais inválida por tal crença do que a existência de um
pai é invalidada pelas cruas tentativas de uma criança para desenhar o retrato
de seu pai”.[xiii]
Raciocínios fúteis e corações insensatos
No decorrer da história cristã, os teólogos desenvolveram enormes argumentos filosóficos e naturais para provar a existência de Deus. Muitos desses argumentos apresentam uma profundidade de pensamento impressionante. Só por esse aspecto é fácil concluir que o conhecimento natural não é, de forma nenhuma, inimigo do conhecimento de Deus. O que impede muitos eruditos de admitir esta verdade é o orgulho e a presunção, pois, em verdade, não existem barreiras intelectuais reais que os impeçam de admitir-se a existência de Deus. Sobre isso, deixamos a palavra de Paulo, o sábio e erudito apóstolo que lançou os fundamentos da teologia cristã.
“Pois tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem
lhe deram graças, antes seus raciocínios se tornaram fúteis, e seus corações
insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos” (Rm
1.21,22).
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Notas:
[i] Revolução intelectual que ocorreu na Europa nos séculos XVII e
XVIII. Graças ao iluminismo, a religião e as ciências separaram-se e isso causou
mudança na maneira de pensar, agir e encarar o mundo. A partir do iluminismo,
os homens tentaram encontrar explicações científicas para, por exemplo, os
fenômenos da natureza, o que causou avanço científico.
[ii] David Hume, nascido em 1711, em Edimburgo, na Escócia.
Estudou no colégio de Edimburgo – um dos melhores da Escócia, posteriormente
transformado em Universidade. Sua ideologia filosófica estava centrada no
empirismo, que admite apenas que a origem do conhecimento provenha unicamente
da experiência, seja negando a existência de princípios puramente racionais,
seja negando que tais princípios, embora existentes, possam, independente da
experiência, levar ao conhecimento da verdade.
[iii] Revista Veja 19/12/01, p. 133.
[iv] Teologia Elementar, E. H. Bancroft, IBR, p. 22
[v] Marx e Engels, Diltz publ. Berlim 1972, vol 30, p. 578.
[vi] História universal, Carl Grimberb, p. 8.
[vii] Revista Veja 19/12/2001, p. 132.
[viii] Karl Marx, Vida e Pensamento, David McLellan, Vozes, p. 54.
[ix] Era Karl Marx um satanista?, p. 47.
[x] Revista Defesa da Fé, Set/02.
[xi] Teologia Elementar , E. H. Bancroft, IBR, p. 20.
[xii] Revista Veja 19/12/03, p. 125.
[xiii] Teologia Elementar , E. H. Bancroft, IBR, p. 20.