sexta-feira, 26 de abril de 2013

Livros Gratuítos de Antropologia Missionária




Livros Gratuítos de Antropologia Missionária


Se você está à procura de bons livros para seus estudos de antropologia missionária, parabéns. Ronaldo Lidório, acredito, é uma unanimidade entre os cristãos brasileiros quando o assunto é missões. Sua experiência entre os Kokombas inspirou o trato sério de processos missionários tais como a pesquisa da cultura, tradução das Escrituras e o próprio desafio de levar o evangelho aos não alcançados.

O melhor que considero, é que Ronaldo Lidório consegue expôr o que viveu e aprendeu no papel, dando-nos a chance de aproveitar bem seus aprendizados no campo. Seus escritos são profundos e extremamente práticos. O que me faz admirar mais ainda o trabalho deste servo do Senhor é sua disposição de repartir o que Deus lhe deu com outros igualmente vocacionados para a seara do Mestre de forma gratuita e fácil.

Estou postando aqui os links para os novos livros que ele dispôs para todos os interessados. Os links têm origem no site do Instituto Antropos, mas se você clicar por aqui irá diretamente para o programa de leitura online, onde, além de ler, você terá a opção de baixar também. Alguns livros são de autoria de Silas Totes.

Boa leitura!

Ronaldo lidorio











Ronaldo Lidório

Conheça e Participe de Um Fórum de Debates Sobre Assuntos Teológicos




Conheça e Participe de Um Fórum de Debates Sobre Assuntos Teológicos

Encontre ou dê respostas a polemicas em torno de assuntos biblicos.Há diversas razões para se criar um fórum para debates sobre a Bíblia. A grande confusão doutrinária em nossos dias criou a necessidade de explicações mais apuradas dos grandes temas bíblicos. Eu gostaria de verdade que você visitasse o site Debates Teológicos. Veja como isso pode ser útil para você que faz teologia ou já tem larga experiência neste campo:

Você pode responder às dúvidas que as pessoas postam no fórum, desfazendo erros doutrinários e ajudando de verdade as pessoas a escapar das seitas e heresias;

Você pode conhecer o pensamento de outros estudantes e mestres que respondem ou polemizam determinados assuntos;

Você pode aceitar o desafio de se aprofundar em determinados assuntos a fim de responder com coerência bíblica;

Você pode encontrar resposta para as suas próprias dúvidas.

De qualquer forma, sei que estudantes ou pastores e líderes têm muito a fazer e talvez não sobre tempo para "discussões inúteis". Porém, se você pensar no que mencionamos acima, sua participação no fórum vai só enriquecer o espaço.

Não temos nenhum vínculo com o site Debates Teológicos. Nem tão pouco concordamos com as posições doutrinárias ali expostas. Apenas cremos que ele tem valor pelo que se propôe ser - um ambiente de polemistas e apologétas.

Curso de Missões Online Gratuito Com Ronaldo Lidório

Eu mesmo fiquei bobo quando vi que era verdade! Um curso online, com videos, programa, testes, trabalho e tudo o que um bom curso tem direito. Você acessa o site, cria seu login, e pronto. Começa a estudar, acompanha seu progresso e é aprovado quando recebe a média 7. Você também tem que participar dos debates na sala de debates com outros alunos online.
O Dr. Ronaldo Lidório também se fica disponível via msg para ajudar.

O aluno terá um email exclusivo, por meio do qual poderá interagir com professores e outros alunos. Há também um fórum de debate livre entre estudantes. O curso é oferecido pela Faculdade Teológica Sulamericana. Muito bom! Não perca e se inscreva hoje mesmo. É totalmente grátis.

http://instituto.antropos.com.br/saladeaula/

ESTUDE TEOLOGIA




Bolsa de Estudo Teológico Online - Onde Conseguir.

Você verá muitas dicas de cursos teológicos online por aqui. Alguns deles gratuitos, outros econômicos e outros gratuitos mediante indicações de alunos.

Essa é a realidade do curso de teologia oferecido pelo Instituto Teológico Simonton. Eles garantem oferecer uma boa grade de matérias e um aproveitamento satisfatório. Logo abaixo transcrevemos um comentário do Rev. José Oliveira, diretor do Instituto falando sobre como você pode ser beneficiado com uma bolsa de estudos. Também disponibilizamos o link para você visitar o site deles e conferir diretamente se está dentro do seu interesse. Lembre-se de analisar bem a corrente teológica e tirar todas as suas dúvidas antes de iniciar um curso online. Nós não temos vínculos com o Instituto, mas já faz bastante tempo que envio visitantes para este site através de nosso outro blog Melhores Sites Evangélicos da Web, um projeto já descontinuado.


Comentário do Rev. José Vieira


"Meus irmãos e irmãs,


Aqui é o Rev. Jose Oliveira, diretor do Instituto Teológico Simonton. Diz o ditado que o apressado come "cru e frio", e isto é verdade. Algumas pessoas entram no site tão apressados que não vêem que sim temos um curso gratuito e mesmo o Bacharel em Teologia pode ser gratuito ou com descontos, dependendo de

Baixe CD Erdos Versão Completa

Com certeza não tem tudo o que você precisa e pode encontrar na internet para auxiliar seus estudos teológicos. Mas 233Mb de arquivos de estudos, tudo organizado por títulos  abrindo direto do seu navegador offline... Uffa! Você vai demorar um bocado para ver tudo. Mas quem disse que você precisa ver tudo de uma vez! É uma grande biblioteca de consulta. Tudo na sua máquina.

A livraria virtual Erdos é a fornecedora do link e também quem coletou todo o conteúdo. Eles tiveram todo o trabalho de consultar os autores como David Wilkerson e pedir permissão para a divulgação de seus materiais. Também receberam a autorização para a distribuição de conteúdo dos donos de sites como Monergismo, Vivos!, Sola Scriptura e outros.

Copiamos aqui a apresentação do CD para que você tenha uma ideia melhor do que vai baixar. No final do post tem o link para o download.


Agradecemos à Deus por nos dar condições de apresentar este trabalho e também aos autores, tradutores e detentores dos direitos destes estudos pela permissão de uso neste CD.

São eles:

Felipe Sabino de Araújo Neto , Responsável pelo site "Monergismo".
Pastor Elinaldo Renovato , autor dos estudos sobre família.
Anísio Renato de Andrade , autor dos estudos teológicos.
Jeremias R. D. P. dos Santos , tradutor dos artigos de "A Espada do Espírito".

E-Sword o Melhor Programa Tudo em Um Para Estudantes de Teologia e Pastores




E-Sword o Melhor Programa Tudo em Um Para Estudantes de Teologia e Pastores

e-sword o mais completo programa para estudantes de teologiaOlha, eu finalmente realizei o sonho de encontrar um editor de texto dedicado a meus estudos bíblicos teológicos. Imagine um editor onde posso preparar minhas mensagens, utilizar comentário bíblico  consultar dicionário nas línguas originais, ler livros, ter um programa de versículos para memorizar, consultar um devocional diário, registrar meu diário de oração e ainda instalar muitos outros recursos que estão sendo criados a cada dia para ser aberto direto no programa. É um tudo-em-um inigualável.

O E-Sword é esse programa. E além de tudo é grátis. Você terá aqui os links para download e ainda um link para visitar o site da S-word Brasil, onde você poderá baixar livros, dicionários, comentários bíblicos  mapas e muitos outros recursos em português.

Veja algumas das imagens do E-Sword. Clique nas imagens para zoom.
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O que vem instalado está em inglês, mas com o link abaixo você encontrará muitos recursos em português.

PARA BAIXAR O E-SWORD DIRETO DO SITE DO CRIADOR CLIQUEAQUI.

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DISCIPULUS- PROGRAMA PARA IGREJAS



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Agora a sua igreja pode estar ainda mais organizada! Com o DISCIPULUS você pode cadastrar todas as congregações do seu campo e todos os seus membros! E você ainda tem muitos recursos para gerenciar todo o ministério. E o melhor de tudo, o DISCIPULUS é um software totalmente GRATUITO!! Saiba mais sobre o DISCIPULUS e mantenha o cadastro de membros da sua congregação sempre bem organizado!

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quarta-feira, 24 de abril de 2013

Armadilhas hermenêuticas




Armadilhas hermenêuticas



Há uma necessidade urgente e gritante de conhecimento mais aprofundado sobre a interpretação da Bíblia

A maioria dos mais informados vai concordar que atravessamos um cenário complicado no evangelicalismo brasileiro. Todos sabem que a Igreja cresceu demais nas últimas décadas, mas ela ainda busca amadurecimento. Movimentos mais contextualizados e grupos voltados para a evangelização do país coloriram o cenário nos últimos anos. Todavia, tanta euforia e eferverscência também é sinal de atenção. O fato é que a Igreja nacional precisa achar um ponto de equilíbrio entre quantidade e qualidade. E sem o estudo sério e fundamentado da Palavra de Deus, teremos problemas insolúveis a curto prazo em nossa realidade protestante tupiniquim. Infelizmente, ainda há grupos em nosso contexto de fé que desprezam o preparo teológico; outros são tão estranhos que vivem na fronteira entre as categorias de seita e denominação.

Ninguém pode negar que essa tarefa de consolidação da Igreja brasileira passa necessariamente pela referência máxima da cristandade e dos evangélicos: as Escrituras Sagradas. A compreensão da Bíblia é absolutamente fundamental para que se tenha uma Igreja séria e cristãos espiritualmente saudáveis. Por incrível que pareça, o sinal de que nem tudo vai bem neste cristianismo “tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza” é que há muitos textos lidos e enfatizados em nossa tradição evangélica que são mal compreendidos, gerando inclusive crises e problemas pessoais em muitos cristãos sérios e sinceros.

Muita gente tem sofrido com seus familiares ao ler o conhecidíssimo texto de Atos 16.31: “Crê no Senhor Jesus, e tu e tua casa sereis salvos” (Versão Almeida 21). O problema desse texto é que muitas pessoas pensam que estamos diante de uma promessa divina de que todos os nossos parentes próximos serão salvos mediante a nossa fé. A verdade é que tal trecho não ensina isso! Em primeiro lugar, é importante destacar que, como texto narrativo histórico, o versículo não pretende ser normativo – ou seja, o relato de alguma coisa que acontece não é necessariamente norma para toda a Igreja. Logo, aqui vemos uma promessa que foi dada ao carcereiro de Filipos, e não a todos! Foi dito que ele e “os de sua casa” (NVI) seriam salvos. No caso específico, isso talvez tivesse incluído servos ou empregados, já que a “casa” de alguém nos tempos bíblicos incluía gente que não era da família de sangue do proprietário.

A verdade é que ninguém pode assegurar a conversão de seus parentes com base neste texto. Se esse fosse o caso, nenhum crente veria um parente próximo morrer sem converter-se a Jesus – mas sabemos que isso não se verifica. Além disso, o próprio Senhor deixou claro que muitos cristãos até perderiam suas famílias por causa do Evangelho: “E todo o que tiver deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por minha causa, receberá cem vezes mais e herdará a vida eterna.” (Mt 19.29 – A21). Se aos crentes fosse prometida a conversão de todos os parentes próximos, o texto de Mateus 10.35, 36 também não faria sentido.

Quase que na mesma linha de pensamento, muitos evangélicos, principalmente pais e mães, ficam literalmente desesperados diante de Provérbios 22.6: “Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Almeida Revista e Corrigida). O que geralmente se entende desse versículo é que Deus promete que uma criança levada ao conhecimento do Evangelho desde pequena nunca se desviará da fé. E como ficam os pais de filhos que fizeram justamente o contrário, embora educados segundo a Palavra, apostataram da fé? Em primeiro lugar, é importante lembrar que Provérbios não é um livro de promessas – suas afirmações são “máximas”, ou seja, fatos constatáveis de modo geral na vida. O que o texto diz é que aquilo que uma criança aprende desde pequena não é esquecido, mas a tônica não é exclusivamente religiosa. É de criança, por exemplo, que se aprende a andar de bicicleta, falar outra língua, tocar um instrumento ou mesmo decorar versículos.

A tradução tradicional “deve andar” interpreta o sufixo pronominal genitivo do hebraico indo muito além do literal. Todavia, há outras alternativas de interpretação. “Instruir a criança no caminho” pode significar instruí-la segundo os objetivos que os pais têm para ela” (NVI), instruí-la no caminho devido (ARC, A21) ou mesmo “instruí-la conforme os dons que ela tem”. As interpretações são legítimas e o texto está aberto a mais de um enfoque distinto. No entanto, é bastante seguro afirmar não há promessa ou segurança alguma de salvação para a criança que vai à Escola Dominical, tem pais cristãos e ouve a Bíblia desde pequena, simplesmente porque não é isso o que se trata ali.

Outro texto geralmente mal compreendido é o de Filipenses 4.13 – “Tudo posso naquele que me fortalece”. Certa vez, trafegando pelas áreas nobres da rica cidade de São Paulo, vi um belo carro importado com um adesivo que ostentava orgulhosamente tal verso. Geralmente, quando se lê este texto isoladamente, a maioria das pessoas imagina que se trata de uma promessa de fé: a de que, por meio do poder de Cristo, podemos alcançar tudo que quisermos! Assim, posso adquirir bens caros, derrotar inimigos, alcançar posições de destaque e tudo o mais. Novamente, o texto bíblico não está dizendo isso. Aqui, é preciso entender o contexto. O apóstolo Paulo está escrevendo aos filipenses na ocasião de sua prisão, muito provavelmente em Roma. Portanto, está enfatizando que, por meio de Cristo, podemos suportar toda e qualquer situação adversa. Basta ler o que o apóstolo diz um pouco antes, nos versículos 11 e 12: “Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação – seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade” (NVI). Por incrível que possa parecer, o texto bíblico significa exatamente o oposto do que muita gente tem sugerido sem analisá-lo adequadamente.

Já encontrei até dois cristãos evangélicos discutindo se devemos ou não mentir em certas situações. Independentemente da discussão sobre a possível legitimidade de uma inverdade ou omissão da verdade em certas situações – como o caso de mentir ou omitir algo para salvar uma vida –, o que estamos discutindo é o uso de textos bíblicos de maneira indevida. O argumento dos debatentes era o de que Abraão, servo do Senhor e chamado na Bíblia de “amigo de Deus”, mentiu em uma situação de necessidade, registrada em Gênesis 12.18-20. A questão aqui não é tão difícil – novamente, cabe frisar que o simples relato de um texto histórico não o define como norma. Muitas passagens das Escrituras nos contam erros e crimes de seus personagens exatamente para enaltecer o poder de Deus na vida de frágeis seres humanos. Muita gente, porém, tenta ver méritos e qualidades especiais em cada detalhe de vida dos heróis bíblicos sem contrastar o comportamento dos mesmos com as normas divinas. Assim, com base nos fatos de que Moisés ficou irado, Jacó enganou Labão, Raabe mentiu em Jericó ou que Davi foi polígamo, há quem tente justificar seus pecados, afirmando que homens e mulheres de Deus do passado fizeram tais coisas e não foram punidos por isso. O equívoco é muito claro.

Tais situações apenas nos mostram a necessidade urgente e gritante de um conhecimento mais aprofundado da hermenêutica, a arte de interpretação da Bíblia. Muitas comunidades cristãs são hoje reféns de doenças hermenêuticas prejudiciais e destruidoras para a fé de seus integrantes. Há grupos perdendo o equilíbrio e caindo no liberalismo teológico da negação do sobrenatural, ou numa filosofia específica. Há tantas distorções – o legalismo, o misticismo desenfreado, o tradicionalismo irrefletido – que somente o estudo da Bíblia no seu próprio contexto, entendendo elementos históricos, literários e teológicos, nos levará a entender ao máximo a intenção original do autor. É preciso ainda destacar os princípios presentes no texto para então comparar o que descobrimos com uma análise teológica mais profunda, a partir de outras passagens que falam dos mesmos princípios. Finalmente, devemos fazer a aplicação do princípio descoberto e teologicamente analisado na realidade do cotidiano.

A verdade é que a seriedade e o valor do texto sagrado para sempre ecoará através da história, especialmente quando ouvimos como o próprio Jesus considerava as Escrituras: “Pois em verdade vos digo: antes que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará uma só letra ou um só traço da Lei, até que tudo se cumpra” (Mateus 5.18 – A21).

Luiz Sayão
Teólogo, hebraísta, escritos e tradutor da Bíblia. É também professor da Faculdade Batista de São Paulo, do Seminário Servo de Cristo e professor visitante do Gordon-Conwell Seminary.

Fonte: Revista eclésia 

Fonte: Imagem www.hermeneutica.com/

Dilma foge de polêmica para manter paz com evangélicos




Dilma foge de polêmica para manter paz com evangélicos




A presidente Dilma Rousseff pretende manter intocadas as legislações sobre aborto e casamento gay, como prometeu em 2010. Mas o governo também não quer se vincular à pauta dos evangélicos, que considera conservadora. 

No Palácio do Planalto, a tônica na relação com as denominações pentecostais e neopentecostais é uma só: manter uma "união estável".

De olho nessa estabilidade, Dilma mandou sua equipe tomar distância da polêmica em torno do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Críticas, se forem inevitáveis, devem ser feitas ao deputado e pastor, jamais aos evangélicos.

Durante os dois primeiros anos de governo Dilma, a relação do Planalto com as igrejas evangélicas e católica tem sido pulverizada e distante. O diálogo é melhor com as denominações protestantes tradicionais, como luterana, metodista e presbiteriana.

Nas pentecostais, caso da Assembleia de Deus (12,3 milhões de fiéis em 2010), e neopentecostais, como a Universal do Reino de Deus (1,8 milhão), a relação é mais difícil e vista por setores do Executivo como mais utilitarista.

Embora com um rebanho muito menor, a Universal conquistou o Ministério da Pesca em 2012. Motivo: ajudar o PT na eleição municipal. Titular da pasta, Marcelo Crivella tem sido um dos interlocutores, ao lado do colega Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), responsável formal pela ponte entre Planalto e igrejas em geral.

A nomeação despertou o interesse de outras denominações. Há algumas semanas, a Assembleia de Deus tentou emplacar um fiel congressista do PR no Ministério dos Transportes. Dilma, porém, optou por outro nome do partido, o ex-governador baiano César Borges.

No legislativo, a bancada evangélica costuma se unir em torno de temas caros à religião, como casamento gay e aborto. Atrai, com isso, alas católicas e congressistas de linha mais conservadora.

Também há outra pauta comum, mas de reivindicação individual: a cobrança por patrocínio público para eventos gospel, concessões de rádio e televisão e pedidos de mais propaganda oficial nos veículos evangélicos.

Nas demais demandas, como cargos, a negociação segue a liturgia tradicional dos deputados e senadores da base do governo, o varejo.

Um dos principais expoentes da bancada evangélica é o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), embora seja da Sara Nossa Terra, muito menor que as outras igrejas.

Em 2010, ele foi um dos que ajudou Dilma a desarmar boatos de que a petista liberaria, se eleita, o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, discussão explorada à época por seu adversário tucano, José Serra.

Dilma já se posicionou a favor da descriminalização do aborto, mas mudou de ideia na campanha eleitoral.

O Palácio do Planalto espera que os dois temas não sejam centrais na disputa por 2014, o que diminuiria o peso das demandas evangélicas na corrida eleitoral.

Entre os líderes com maior interlocução com o Planalto estão Manuel Ferreira e Paulo Freire, ambos da Assembleia de Deus, e o próprio Marcelo Crivella.


Editoria de Arte/Folhapress

























Fonte:  Folha de São Paulo