Rib teoria da Criação prevalece: a linguística antigas não oferecem suporte para a teoria de que Eva foi feita de misteriosamente ausente osso do pênis do homem.
Eva não foi criada a partir da costela de Adão, mas de sua baculum, ou seja, seu osso do pênis, argumenta um distinto professor. Teoria Ziony de Zevit é, no entanto, ainda mais improvável do que a história original.
A famosa história de como Deus criou Eva da costela de Adão em Gênesis 2 foi tudo um mal-entendido, sugere Zevit, professor de Literatura Bíblica e Noroeste línguas semíticas da Universidade judaica americana na Califórnia, em um artigo recente no Biblical Archaeology Review (" Eve foi feito da costela de Adão - ou Sua Baculum? ").
Os homens não têm um número ímpar de costelas, razões Zevit. Nem os homens têm menos costelas do que as mulheres - nenhum parecem estar faltando. Por que os antigos hebreus vir para cima com uma história que tão claramente não correspondem com a realidade?
A conclusão de Ziony foi a de que deve haver outra solução: Se o homem está faltando um osso faltando, raciocinou ele, é o báculo, ou osso do pênis.
Por um lado, a maioria dos mamíferos tem um osso em seu pênis. Cães que, baleias fazer, guaxinins fazer, mas, na verdade, os humanos não. Gênesis 2, diz Ziony, explica como o homem perdeu o baculum - a Eva.
De acordo com Ziony, tradutores de outrora foram desviados pela palavra complicada que a Bíblia usa para o osso contenciosa - tzela.
A palavra tzela aparece cerca de 40 vezes na Bíblia, mas em nenhum lugar isso significa costela - exceto em Gênesis 2.
Em outra parte, refere-se à sala do lado de um edifício, ou o lado de um objeto. Ziony postula que, nos tempos antigos, tzela em anatomia referidos órgãos salientes para fora do corpo: mãos, pernas e pênis.
Enquanto isso faz com que uma hipótese interessante, é muito pouco provável. Por um lado, o estudo do versículo em questão, é claro que Deus está tomando algo de Adão de que ele tem muitos: "E o SENHOR Deus causou um profundo sono a cair sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas , e fechou a carne em seu lugar "(Gênesis 2:21).
A explicação de Ziony que estes muitos tzlaot (plural de tzela) são a coleção que inclui as mãos, pernas e pênis não é convincente. Pode ser mais persuasivo se um substantivo coletivo para mãos, pés e pênis poderia ser encontrado em qualquer idioma, mas não existe.
Ziony também argumenta que as costelas não estão relacionados ao que dá vida, enquanto os pênis são. Na verdade, para nós, associando costelas com a geração de vida parece absurda, mas não parecia tão para os antigos.
O mito sumério Enki e Nihursag (um deus central e sua esposa, a deusa-mãe), que antecede a Bíblia Hebraica, na verdade, conta uma história de vida foi gerada a partir de uma costela. Enki fica doente e sua mãe cura-lo, dando à luz a dois deuses de suas costelas, a fim de curá-lo. Um deles é Ninti, cujo nome é um trocadilho com o duplo sentido de ti em sumério - ". Para fazer ao vivo" o substantivo "costela", eo verbo Assim nome significa do Ninti "Sra Rib "e" Senhora que dar a vida. "Eve também é chamado de" Mãe de toda a vida. "
Mas a evidência mais clara de que é tzela hebraico bíblico para "costela" é linguística.
Não só é tzela "costela" em hebraico pós-bíblico, tem cognatos que significa costela em praticamente todas as línguas semitas sabemos. Que poderosamente indica que tzela significava "costela" milhares e milhares de anos antes da separação proto-semita-se em todas as línguas semíticas: aramaico tem ala, árabe tem Dhala, acadiano tem tzela. Todos esses e outros cognatos são exatamente na forma que faríamos esperar se a palavra proto-semita original é lentamente se transformou em palavras diferentes para costela como as diferentes línguas semíticas se afastaram.
Parece que para antigos hebreus, o fato de que homens e mulheres tinham o mesmo número par de costelas não foi suficiente para matar uma boa história. Ou talvez eles nunca se preocupou em contar as costelas em primeiro lugar.
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