sábado, 29 de junho de 2013

Missões protestantes na China 1807-1953






No início do século 19, a expansão colonial ocidental ocorreu ao mesmo tempo como um evangélico renascimento (muitas vezes chamado o Segundo Grande Despertar ) em todo o mundo de fala Inglês, levando a atividade missionária mais no exterior. O século XIX ficou conhecido como "O Grande Século" de religiosas modernas missões .
Começando com o Inglês missionário Robert Morrison em 1807, milhares de homens protestantes, as suas mulheres e crianças, e mulheres solteiras missionários que vivem e trabalham na China, em um encontro alargado entre a cultura chinesa e ocidental. A maioria dos missionários representados e foram apoiados por protestantes organizações ou denominações em seus países de origem. Eles entraram na China em um momento de crescente poder pela British East India Company , mas foram inicialmente impedidos de viver e viajar na China, exceto para a área limitada dos Treze Fábricas em Canton, agora conhecida como Guangzhou e Macau . No tratado de 1842 acabar com as Primeira Guerra do Ópio foram concedidos missionários o direito de viver e trabalhar em cinco cidades costeiras. Em 1860, os tratados que terminam a Segunda Guerra do Ópio com ofrancês e britânico abriu todo o país para a atividade missionária.
Atividade missionária protestante explodiu durante as próximas décadas. A partir de 50 missionários na China, em 1860, o número cresceu para 2.500 (contando mulheres e childen) em 1900. Quatorze centenas de missionários eram britânicos, 1.000 eram americanos, e 100 eram da Europa, principalmente na Escandinávia. [ 1 ] protestante atividade missionária atingiu o pico em 1920 e depois declinou devido à guerra e distúrbios na China. Em 1953, todos os missionários protestantes tinham sido expulsos pelo governo comunista da China.

A atividade missionária (1807-1842)

Nos primeiros anos, por Morrison e os missionários que o seguiram, a vida na China consistia de ser confinado a Macau ea área Fábricas Treze de Guangzhou apenas com o apoio relutante do East India Company e enfrentar a oposição do governo chinês e os católicos romanos que havia sido estabelecido na China há mais de um século. Os primeiros trabalhos de Morrison consistia principalmente de aprender a língua chinesa e traduzir a Bíblia para chinês. A lei chinesa intitulado "feiticeiros, bruxas, e todas as superstições, proibido." foi revisto em 1826 pelo imperador Daoguang prever a condenação de europeus à morte por difundir o cristianismo entre chineses han e manchus. Os cristãos chineses que não se arrependem de sua conversão fosse enviada para muçulmanos cidades em Xinjiang e dado como escravos para os líderes muçulmanos e beis . [ 2 ]
Pessoas do Oceano Ocidental [europeus], ​​deve se propagam no país a religião do Senhor do céu, [nome dado ao cristianismo pelos católicos] ou clandestinamente livros impressos, ou coletar congregações a ser pregado a, e, assim, enganar muitas pessoas, ou se algum tártaros ou chineses, por sua vez, propagar as doutrinas e clandestinamente dar nomes (como no batismo), inflamando e enganar muitos, se provado pelo testemunho autêntico, o chefe ou líder deve ser condenado à morte imediata por estrangulamentos: aquele que se propaga a religião, inflamando e enganando o povo, se o número não ser grande, e nenhum nome ser dado, deve ser condenado ao estrangulamento após um período de prisão.Aqueles que são apenas ouvintes ou seguidores da doutrina, se eles não vão se arrepender e se retratar, deverão ser transportados para as cidades maometanos (em Turquistão) e dado a ser escravos dos beis e outros maometanos poderosos que são capazes de coagi-los. ... Todos os funcionários civis e militares que podem falhar para detectar europeus clandestinamente residentes no país dentro de sua jurisdição, e propagar a sua religião, enganando assim a multidão, será entregue ao Conselho Supremo e ser submetido a um tribunal de inquérito.
O primeiro missionário americano para a China, Elijah Coleman Bridgman chegou em Guangzhou em 1830. Ele estabeleceu uma prensa de impressão para a literatura cristã. O primeiro médico-missionário para a China foi o americano Peter Parker , que chegou em Guangzhou em 1835. Ele estabeleceu um hospital que ganhou apoio dos chineses, tratar milhares de pacientes.
Até 1842, os comerciantes estrangeiros e missionários na China foram obrigados a viver em Macau ou na área Fábricas Treze em Guangzhou.As viagens para fora essas duas áreas era proibido. As esposas dos comerciantes e dos missionários estrangeiros foram autorizados apenas em Macau.

Expansão da influência missionária (1842-1900) 

A derrota da China pela Grã-Bretanha na Primeira Guerra do Ópio resultou no Tratado de Nanquim , em 1842, que abriu ao comércio, residência por estrangeiros, e atividade missionária cinco cidades portuárias chinesas: Guangzhou, Xiamen (Amoy), Fuzhou , Ningpo e Xangai ao comércio, residência por estrangeiros, e atividade missionária. [ 4 ] organizações missionárias protestantes se estabeleceram nas cidades abertas.
Na Segunda Guerra do Ópio (1856-1860) Grã-Bretanha e França derrotada China. A Convenção de Pequim , em 1860, abriu-se todo o país para viajar por estrangeiros e prevê a liberdade de religião na China. Atividade missionária protestante aumentou rapidamente após este tratado e dentro de duas décadas os missionários estavam presentes em quase todas as grandes cidades e na província da China.
Hong Xiuquan
Cristianismo e os missionários protestantes desempenharam um papel na Rebelião Taiping (1850-1864). Um estudioso falhou, Hong Xiuquan , ler um panfleto cristão, acreditava que ele tinha uma visão, e apelou aos americanos missionário batista Issacar Jacox Roberts para ensinar o cristianismo a ele. Mais tarde, depois de Hong tornou-se o líder da rebelião, Roberts se tornou um conselheiro para os Taipings. Em 1862, Roberts se desentendeu com Hong, fugiu para sua vida, e denunciou as Taipings. [ 5 ]
Pregação missionária na China usando o Livro Sem Palavras
O 1859 Awakening em Grã-Bretanha e da obra de J. Hudson Taylor (1832-1905) ajudou a aumentar o número de missionários na China. Em 1865, quando Taylor criou a China Inland Mission (CIM) havia 30 grupos protestantes diferentes no trabalho na China. [ 6 ] Mas, nas sete províncias em que os missionários protestantes estavam trabalhando, havia uma estimativa de 204 milhões de pessoas com apenas 91 trabalhadores. Onze outras províncias, com uma população estimada em 197 milhões, não tinha missionários. [ 7 ] Taylor e outros, despertou o Ocidente colocar mais pessoas e recursos para o esforço de tornar a China um país cristão. Sociedades missionárias e denominações em ambos os lados do Atlântico, respondeu. Muitas das novas sociedades foram formadas e centenas de missionários foram recrutados, muitos dos estudantes universitários influenciados pelo ministério de DL Moody . A mais importante das organizações missionárias foram a CIM ea Sociedade Missionária de Londres , ea Câmara Americana de Comissários para as Missões Estrangeiras . Outros missionários eram filiados Batistas , Batistas do Sul , presbiterianos , americano Missão Reformada , metodistas , episcopais , e Wesleyans .

O movimento missionário protestante distribuído inúmeras cópias da Bíblia, bem como outros trabalhos impressos da história e da ciência.Eles criaram e desenvolveram escolas e hospitais que praticam a medicina ocidental. [ 6 ] professores chineses tradicionais visto as escolas missionárias com suspeita e muitas vezes era difícil para as escolas cristãs para atrair alunos. As escolas de educação básica oferecida à má chinesa, meninos e meninas. Antes da época da república chinesa , que de outra forma teria recebido nenhuma escolaridade formal. [ 8 ]
Hudson & Maria Taylor em 1865
Missionários protestantes influentes que chegam na China no século XIX, incluído os americanos William Ament , Justus Doolittle , Chester Holcombe , W. Henry Luce , William Alexander Parsons Martin , Calvin Wilson Mateer , Lottie Lua , John Livingstone Nevius , e Arthur Henderson Smith . Proeminentes missionários britânicos incluíram James Legge , Walter Henry Medhurst e William Edward Soothill .Destacam-se entre os missionários da China eram homens e mulheres que eram membros da jovens idealistas e bem-educado Banda Oberlin , o Cambridge Sete , eo Voluntariado Student .
O slogan do movimento missionário foi "A evangelização do mundo". Mais tarde, para dar urgência, o slogan foi expandido para ser:. "A evangelização do mundo nesta geração" [ 9 ] China, resistente ao esforço missionário e para o país mais populoso do mundo, recebeu uma grande parte da atenção dos o movimento missionário mundial em expansão.



Vida missionária na China 



A China missionária viveu uma vida árdua, especialmente no século 19. Atrito foi alta por causa de problemas de saúde e colapsos mentais.Aprender a língua chinesa é um esforço de longo prazo e difícil. A maioria dos missionários provou ser ineficaz. "Dos cinquenta e três primeiros missionários enviados .... pelo Inland Mission China, apenas vinte e dois adultos permaneceu na missão, e destes apenas quatro ou cinco homens e três ou quatro mulheres foram muito bem".  demorou cerca de cinco anos de estudo da língua e trabalhar por um missionário para funcionar na China e muitos missionários incipientes renunciou ou morreram antes de completar a sua tutela. No geral, no século 19, embora os missionários que chegam a China eram geralmente jovens e saudáveis, cerca de metade dos missionários renunciou ou morreram depois de menos de 10 anos de serviço. Motivos de saúde foram o principal motivo para a demissão. Mortalidade entre crianças nascidas de casais de missionários foi estimado em três vezes maior do que a mortalidade infantil na Inglaterra rural. No final do século 19, as condições de vida e saúde começou a melhorar à medida que as organizações missionárias tornou-se mais bem informados eo número de médicos missionários aumentou. 
Um duro golpe para o moral da China missionários era a sua baixa taxa de sucesso na realização de seu objetivo principal: a conversão dos chineses ao cristianismo. Robert Morrison em 27 anos de trabalho missionário só poderia denunciar 25 convertidos e outros primeiros missionários tiveram experiências semelhantes. [ 12 ] O ritmo de conversões pegou com o tempo, mas em 1900 ainda havia apenas 100.000 cristãos protestantes chineses depois de quase um século de esforço por milhares de missionários. [ 13 ] Além disso, os críticos denunciaram que muitos dos chineses eram " cristãos de arroz ", aceitando o cristianismo apenas para os benefícios materiais de se tornar um cristão. Missionários virou para o estabelecimento de hospitais e escolas como mais eficaz para atrair chineses ao cristianismo de proselitismo.
Nos olhos chineses, o cristianismo foi associado com o ópio, a Rebelião Taiping, com seus milhões de mortos, o imperialismo e os privilégios especiais concedidos estrangeiros e cristãos convertidos sob os tratados desiguais . Um nobre chinês disse da presença européia e americana na China: "Tirem os seus missionários e seu ópio e você será bem-vinda".

Missionárias

Sociedades missionárias inicialmente enviado apenas casais e alguns homens solteiros como missionários. Esposas serviu como não pagos "missionários assistentes." A opinião de sociedades missionárias de dominação masculina era de que as mulheres solteiras não devem viver desprotegido e sozinho em um país estrangeiro e que o trabalho espiritual dos missionários só poderia ser realizada por homens ordenados. Com o tempo, quando se tornou claro que as escolas cristãs eram necessários para atrair e educar potenciais cristãos e líderes e mudar culturas estrangeiras que eram receptivos à mensagem cristã, como proclamado pelo macho pregadores missionários. [ 15 ] A primeira mulher solteira missionário na China foi Mary Ann Aldersey , uma mulher britânica excêntrica, que abriu uma escola para meninas no Ningpo em 1844. [ 16 ]
Susie Carson Rijnhart era um missionário, um médico e um explorador do Tibete.
Na década de 1860 as organizações missionárias de mulheres, especialmente a Sociedade Missionária das Relações Exteriores da Mulher da Igreja Metodista Episcopal nos Estados Unidos e as mulheres começaram a se tornarem missionários ao redor do mundo em números consideráveis. Mulheres missionários, casados ​​e solteiros, que logo superam os homens. Em 1919, American Metodista e Congregationalist (ABCFM) missionários mulheres somavam mais que o dobro do número de missionários masculinos na China. O aumento dos missionários do sexo feminino para proeminência não era sem atritos com os homens. Uma conferência batista 1888 afirmou que "o trabalho das mulheres no campo estrangeiro deve ter o cuidado de reconhecer a liderança de homens."e "a cabeça da mulher é o homem". [ 17 ]
Na China, devido a normas culturais, os missionários masculinos não podia interagir com as mulheres chinesas e, assim, o trabalho evangélico entre as mulheres era de responsabilidade das mulheres missionárias. Feminino médicos missionários tratado as mulheres chinesas e missionários femininos gerenciados escolas da menina. Mulheres missionários eram costumeiramente recebem menos do que os homens. Os metodistas em 1850 pagou um missionário masculino para China um salário de 500 dólares por ano, mas os dois primeiros solteiras missionárias metodistas enviaram para a China, Beulah e Sarah Woolston, recebeu um salário anual de apenas 300 dólares cada. Os primeiros missionários solteiros do sexo feminino foram obrigados a viver com as famílias missionárias. [ 18 ] Mais tarde, as mulheres solteiras missionários muitas vezes compartilhavam uma casa. Apesar da sua preponderância em números, missionários do sexo feminino, casados ​​e solteiros, muitas vezes foram excluídos da participação nas decisões políticas no seio das organizações missionárias, que geralmente eram dominadas por homens. Somente na década de 1920, por exemplo, eram mulheres que receberam uma voz cheia e voto nas reuniões missionárias na China da Câmara Americana. [ 19 ]
Mulheres missionários tiveram uma "missão civilizadora" de introduzir a cultura de classe média protestante a China, a educação das mulheres chinesas e "elevar seu gênero."Eles desempenharam um papel importante nas campanhas contra o ópio e vinculativa pé. A opinião generalizada na Europa e na América no final do século 19 foi a de que "a civilização não pode existir sem o cristianismo". [ 20 ]
Mulheres do século XIX os missionários para a China incluiu dois primeiros exploradores do Tibete, inglesa Annie Royle Taylor eo canadense Susanna Carson Rijnhart , tanto de quem realizou muito mais perigoso do que expedições de exploradores famosos do dia, como Sven Hedin e Aurel Stein .
Susie Carson Rijnhart era um missionário, um médico e um explorador do Tibete.

Boxer Rebellion (1900)

A Rebelião dos Boxers em 1900 foi o pior desastre na história missionária. Cento e oitenta e nove missionários protestantes, incluindo 53 crianças, (e muitos padres e freiras católicos romanos) foram mortos por Boxers e soldados chineses no norte da China. Estima-se que 2.000 cristãos protestantes chineses também foram mortos. A Inland Mission China perdeu mais membros do que qualquer outra organização:. 58 adultos e 20 crianças foram mortos [ 21 ]
Os chineses haviam reconhecido os direitos dos missionários só por causa da superioridade do Ocidente naval e poder militar. Muitos chineses associados os missionários com o imperialismo ocidental e ressentiu-los, especialmente as classes educadas, que temiam as mudanças que possam ameaçar sua posição. Como a presença estrangeira e missionária na China cresceu, assim também fez o ressentimento chinês de estrangeiros. Os pugilistas foram um movimento de massa camponesa, estimulada pela seca e as inundações no interior norte da China. A dinastia Qing tomou o lado dos Boxers, sitiada os estrangeiros em Pequim no cerco dos Legations internacionais e foi invadido por uma coalizão de exércitos estrangeiros, a Nação Aliança Oito . A maior perda de vidas de missionários estava em província de Shanxi , onde, entre outros, todos os 15 membros daBanda Oberlin foram executados.
The Nation Alliance Oito impôs uma indenização pesada em China que Hudson Taylor da CIM se recusou a aceitar. Ele queria demonstrar "a mansidão e benignidade de Cristo" para os chineses. [ 22 ] Na sequência da rebelião Boxer, os estrangeiros residentes no norte da China, especialmente os missionários, veio sob o ataque em seus países de origem para saques. Missionários, como William Ament , utilizado Estados Unidos tropas do Exército para confiscar bens e propriedades de Boxers e supostos pugilistas para compensar as famílias cristãs para as suas perdas. Os críticos de tais ações incluíram o escritor Mark Twain , que chamou Ament e seus colegas os "reverendos bandidos da Câmara Americana".
A Rebelião dos Boxers teve um profundo impacto sobre a China eo Ocidente. O governo Qing tentou reforma e missionários encontraram os chineses mais receptivos a ambos os seus evangélica e seu "civilizadora" da mensagem, mas o Ocidente perdeu a certeza de sua convicção de que ele tinha o direito de impor a sua cultura e religião na China. [ 23 ] AChina Conferência Missionária do Centenário , em 1907, afirmou que a educação ea saúde foram de igual importância com a evangelização, embora tradicionalistas se queixou de que "a educação ea saúde não são nenhum substituto para a pregação". [ 24 ] As actividades missionárias após a rebelião Boxer tornou-se cada vez mais secular.

Abolição do comércio de ópio 

O ópio era de exportação mais rentável da Grã-Bretanha para a China durante o século 19. Os primeiros missionários, como Bridgman, criticou o comércio de ópio, mas os missionários foram ambíguos. Os tratados que terminam as duas guerras do ópio abriu China para esforço missionário e alguns missionários acreditavam que as guerras do ópio pode ser parte do plano de Deus para tornar a China uma nação cristã.[ 25 ] Mais tarde, quando a mensagem social dos missionários começou a competir com evangelismo como prioridade, os missionários se tornou mais franco em oposição ao comércio de ópio.
Na década de 1890, os efeitos do uso do ópio ainda eram amplamente documentado pela ciência. Missionários protestantes na China compilou dados para demonstrar o mal da droga, que tinha observado. Eles ficaram indignados que os britânicos Comissão Real sobre Opium visitou a Índia, mas não na China. Eles criaram a Liga Anti-ópio na China , entre os seus colegas em todas as estações de missão, para a qual o missionário americano Hampden Coit DuBose serviu como o primeiro presidente. Esta organização foi fundamental na coleta de dados de médicos ocidentais treinados na China, a maioria dos quais eram missionários. Eles publicaram seus dados e conclusões em 1899 comoopiniões de mais de 100 médicos sobre o uso do ópio na China . A pesquisa incluiu médicos em consultórios particulares, especialmente em Xangai e Hong Kong, bem como chineses que haviam sido treinados em escolas de medicina nos países ocidentais. 
Na Inglaterra, o diretor casa do China Inland Mission, Benjamin Broomhall , era um oponente ativo do comércio de ópio, ele escreveu dois livros para promover a proibição de fumar ópio: Verdade sobre Ópio que fuma e O fumador de ópio chinês . Em 1888 Broomhall formou e tornou-se secretário da "União Cristã para o rompimento do Império Britânico com o tráfego do ópio" e editor de sua revista, a justiça nacional . Ele pressionou o Parlamento britânico para acabar com o comércio de ópio. Ele e James Maxwell Laidlaw apelou para a Conferência Missionária de Londres de 1888 e da Conferência Missionária de Edimburgo de 1910 para condenar o comércio. Quando ele estava morrendo, o governo assinou um acordo para acabar com o comércio de ópio dentro de dois anos. 

Footbinding

A ascensão para a proeminência de mulheres missionários também deu origem a oposição missionário chineses ligação pé . Embora os missionários masculinos muitas vezes considerado footbinding como uma questão de consciência e não um pecado contra Deus, missionárias veementemente contra o costume. Na década de 1860, American Presbiteriana Helen Nevius e outros combatida ligação pé, matchmaking, encontrar maridos cristãos para jovens mulheres com pés não ligados. Em 1872, em Pequim, American Metodista Mary Porter, que se tornou a esposa de esposa de Boxer Rebellion herói Frank Gamewell , proibiu meninas com pés atados em sua escola e em 1874 uma organização anti-footbinding foi fundada em Xiamen. Em 1908 a maioria da elite chinesa tinha falado contra footbinding e em 1911 a prática foi proibida, embora a proibição não é completamente eficaz em áreas remotas. 

Expansão, contratempos, questionando e guerra (1901-1945) 

O período após a rebelião Boxer em 1900 até 1925, tem sido chamado de "Idade de Ouro" para os missionários cristãos na China. Em 1919, havia 3.300 missionários na China (não contando seus filhos), divididos quase igualmente entre os homens casados, as mulheres casadas e as mulheres solteiras e atingiu um pico de 8.000, incluindo crianças, em 1925. Em 1926, a guerra civil, instabilidade política, a concorrência de ideologias como o marxismo , ea Grande Depressão viu o empreendimento missionário começará a declinar.[ 28 ]

Exemplo de atividade missionária durante este período incluem o seguinte. Devido ao costume social, as mulheres da China estavam relutantes em ser tratada por médicos homens da medicina ocidental. Isto resultou em uma demanda por médicos do sexo feminino da Western medicina na China . Assim, a fêmea médico missionário Dr. Mary H. Fulton (1854-1927) [ 29 ] foi enviado pelo Conselho Missões Exteriores da Igreja Presbiteriana (EUA) para fundar a primeira faculdade de medicina para as mulheres na China .Conhecido como o Hackett Medical College for Women (夏葛女子医学院), [ 30 ] [ 31 ] ele foi localizado em Guangzhou , China, e foi ativado por uma grande doação do Sr. Edward AK Hackett (1851-1916), de Indiana , EUA. A Faculdade foi inaugurada em 1902 e ofereceu um currículo de quatro anos. Em 1915, havia mais de 60 alunos, a maioria na residência. A maioria dos alunos se tornaram cristãos, devido à influência do Dr. Fulton. O Colégio foi reconhecido oficialmente, com os seus diplomas marcados com o selo oficial do governo da província de Guangdong. O Colégio teve como objetivo a difusão do cristianismo e da medicina moderna e da elevação do status social das mulheres chinesas. O David Gregg Hospital para Mulheres e Crianças (também conhecido como Yuji Hospital柔济医院) [ 32 ] [ 33 ] estava associada a este College. Os formandos desta Escola incluído CHAU Lee-sol (周理信, 1890-1979) e Wong Yuen-hing (黄婉卿), ambos os quais se formou na década de 1910 final [ 34 ] [ Página necessários ] e, em seguida, praticou a medicina nos hospitais em Guangdong província.
Dr. Fred P. Manget (1880-1979) passou de Georgia, EUA, a Xangai como um médico-missionário em 1909. Em 1912, ele alugou um prédio em Houzhou para estabelecer um hospital que pode armazenar cerca de 30 camas. No final da I Guerra Mundial , Dr. Manget voltou para Xangai e discutido com o representante da Fundação Rockefeller na China sobre a intenção da Fundação para difundir a prática da medicina ocidental na China. Depois de muita negociação, o governo chinês concordou em fornecer nove hectares de terra, enquanto a Fundação forneceu EUA 30 mil dólares para a construção de um hospital em Huzhou. Os fundos necessários restantes foram fornecidos pela Igreja Metodista do Sul e da Igreja Batista do Norte, nos EUA. Assim, o pequeno hospital com um pequeno prédio alugado e um médico foi transformado em Huzhou Hospital Geral (湖州医院), que teve nove hectares de terra, mais de 100 enfermeiros e 100 outros profissionais, além dos centros médicos mais modernos da China. As instalações incluiu um laboratório de química, uma instalação de raios X e uma escola de enfermagem. Mais tarde, as tropas japonesas ocuparam Huzhou Hospital Geral. Os membros da família do Dr. Manget foram capazes de sair da China para os EUA. No entanto, Dr. Manget não estava disposto a deixar a China. Quando ele viu a forma como as tropas japonesas tratado o povo chinês, apontou seus erros. Como conseqüência, ele foi preso pelas tropas japonesas, que o acusaram de espionagem. Mais tarde, as tropas japonesas soltou. Sob o estrito controle das tropas japonesas, Huzhou Hospital Geral reaberto e Dr. Manget trabalhou lá por três anos e meio. [ 34 ] [ 35 ]
A área de trabalho se expandiu geograficamente e socialmente. Um músico e um engenheiro chamado James O. Fraser foi o primeiro a trabalhar com os Lisu pessoas de Yunnan, no sudoeste da China. Isso resultou no crescimento da igreja fenomenal entre os vários grupos étnicos na área, que sofreu no século 21.
A expansão das atividades missionárias interrompida quando o Warlord período trouxe anarquia generalizada para a China, fazendo com que o trabalho missionário mais arriscado.O Movimento Quatro de Maio criticou todas as religiões e levou às campanhas anti-cristãs do início dos anos 1920, ea Expedição do Norte de 1925 - 27 levou à unificação da China sob o Partido Nacionalista . Durante este tempo, os missionários eram frequentemente atacados e escolas cristãs sujeitos a regulamentação do governo. Leis nacionalistas necessário que todas as organizações têm a liderança chinesa. Muitos missionários deixaram China e apoio nos países de origem diminuiu, em parte por causa de problemas econômicos durante a Grande Depressão. [ 36 ] .
Críticas e pedidos de reforma veio de dentro da comunidade missionária também. Em parte como resultado da controvérsia fundamentalista-modernista missões ficou sob interrogatório. Romancista e missionário Pearl S. Buck , por exemplo, voltou para os Estados Unidos em 1932, para perguntar: "Há um caso de missionários estrangeiros?".Biografias individuais de Buck de seus pais, de combate do anjo e do exílio dramatizou as acusações de que as missões estrangeiras eram uma forma de imperialismo. [ 37 ] Outra nota cética foi sondado por um extenso estudo encomendado por John D. Rockefeller, Jr. , intitulado "Rethinking Missions" que lançam dúvidas sobre uma ampla gama de atividades missionárias. [ 38 ]
Em 1934, John e Betty Stam foram assassinados pelos comunistas soldados. Sua biografia The Triumph of John e Betty Stam (Chicago: Moody Press, 1982) foi escrito pela Sra. Howard Taylor, um colega missionário com a China Inland Mission . Ele inspirou uma nova geração de missionários procuram trabalhar na China, apesar de uma guerra civil e os pontos de vista anti-missionários de muitos chineses. [ 38 ]
Quando o Japão invadiu a China na II Guerra Mundial , em 1937, a China Inland Mission e muitas outras organizações missionárias mudou sua sede o Yangzi Rio de Chongqing .Depois do Japão entrou em guerra com os países ocidentais, em 1941, os japoneses internados civis ocidentais, incluindo cerca de 1.000 missionários protestantes, em campos até o final da guerra em 1945, principalmente no composto Weihsien na Província de Shandong e do campo de internamento Stanley em Hong Kong . O ataff inteiro e corpo discente da Escola Chefoo para crianças missionárias, classes 1-12, de numeração 239 crianças e adultos, estavam entre aqueles internados em Weihsien. [ 39 ] Eric Liddell , o medalhista de ouro olímpico, foi internado no Weihsien. Ele morreu durante a guerra.

Final êxodo 1945-1953 

Após a vitória dos comunistas chineses exércitos em 1949 ea supressão da religião, os membros de todas as sociedades missionárias partiram ou foram expulsos da China.Missionários Arthur Matthews (um americano) e Dr. Rupert Clark (britânico) foram colocados sob prisão domiciliar, mas finalmente foram autorizados a sair em 1953. Suas esposas, Wilda Matthews e Jeannette Clark, tinha sido forçado a sair com outros missionários antes. A China Inland Mission foi a última sociedade missionária protestante para deixar a China.

Em 1900, havia uma estimativa de 100 mil protestantes na China. Em 1950 o número tinha aumentado para 700.000, um número impressionante, mas ainda muito menor do que um por cento da população total chinês. Ajudado por líderes fortes, como John Sung , Wang Ming-Dao , e Andrew Gih , as igrejas cristãs protestantes chineses tornou-se um movimento indígena.


John Sung





John Sung


Rev. John Sung
John Sung.jpg
Rev. John Sung depois de sua primeira visita Cingapura em 1935, prestes a embarcar para Xangai
Nascido27 de setembro de 1901Hinghwa , Fukian , Qing China
Morreu18 de agosto de 1944 (42 anos), Beijing , China
NacionalidadeChinês
OcupaçãoEvangelista
ReligiãoCristã Evangélica
DenominaçãoMetodista
John Sung
EducaçãoPh.D. em Química, Ohio State University , 1926
IgrejaCristandade































John Sung Shang Chieh ( chinês simplificado : 宋尚节 ; chinês tradicional : 宋尚节 ; pinyin : canção Shang-Jie , Wade-Giles : Sung4 Shang4-Chieh2) (29 de setembro de 1901 - 18 de agosto 1944), também John Sung , era um renomado chinês cristãoevangelista que desempenhou um papel fundamental no movimento de renovação entre os chineses em China , Taiwan e sudeste da Ásia durante os anos 1920 e 1930.
Sung nasceu em Hinghwa (agora Putian) , Fujian , China .
Ele cresceu com uma educação cristã. Seu pai era um pastor do local, americano Wesleyan Methodist Church. Sung também ajudou seu pai nas tarefas da igreja. Em certas noites, quando seu pai estava sempre muito ocupado ou estava muito doente, Sung teria que levar os sermões como um substituto em seu lugar. Por causa de suas primeiras contribuições para o trabalho da igreja, muitos membros da Igreja se referia a ele como "Little Pastor".
No entanto, levou cantada de alguns anos de testes antes de se tornar o evangelista influente que muitos sabiam. Em 1920, ele foi enviado para a América para a sua educação superior. Ele estudou na Ohio Wesleyan University e Ohio State University . Um estudante brilhante, ele ganhou um doutorado em química em cinco anos. Seus ensaios químicos e documentos de pesquisa ainda pode ser visto na biblioteca da Universidade de hoje.
Apesar da variedade de oportunidades de carreira na frente dele, Sung acredita que ele foi chamado por Deus para comprometer-se a trabalhar para Jesus Cristo. Em 1926 ele foi para o Union Theological Seminary em Nova Iorque para os estudos teológicos.

Transformação 

Durante seu período no seminário (mais especificamente, em 10 de Fevereiro 1927) John Sung foi batizado no Espírito Santo, durante um momento de oração. Certa vez, ele exclamou: "Este foi o meu aniversário espiritual! Embora eu já acreditava em Jesus desde os meus dias de infância, essa nova experiência é uma mudança de vida para mim ".John Sung descreveu que "O Espírito Santo derramado sobre mim, assim como a água, em cima da minha cabeça", depois "O Espírito Santo derramado continuamente para me onda após onda."

Foi então que ele alegou ter nascido de novo. "No início, parecia que não havia maneira de se livrar de seus pecados [] e que ele deve ir para o inferno ... Ele virou-se para a história da cruz em Evangelho de Lucas 23, e enquanto lia a história tornou-se viva. Tão vívida foi a visão do Salvador morrendo por seus pecados que ele parecia estar ali ao pé da cruz e pedindo para ser lavado de todos os seus pecados no precioso sangue ... Então ele ouviu uma voz dizendo: 'Filho, os teus pecados estão perdoados "(Leslie T. Lyall," A Biografia de John Sung ", p. 43).
Após essa experiência, John Sung agora sentia que possuía mais força e fervorosamente pregou o Evangelho para as pessoas que conheceu. John se tornou um homem radicalmente alterado e começou a pregar fervorosamente a seus colegas e professores no seminário. Foi uma mudança tão drástica no homem que seus colegas liberais teologiaestudantes contado que ele tinha saído de seu juízo perfeito, e as autoridades do seminário limitou-lo em um asilo de loucos, onde permaneceu por 193 dias.
Apesar deste período de isolamento, John Sung pôs-se a ler a Bíblia. Foi durante essa estadia que ele leu toda a Bíblia 40 vezes e logo se tornou muito familiar e bem versado em seus ensinamentos. Este período de leitura bíblica e de renovação espiritual lançou as bases para um dos maiores avivamentos do século 20.

Retornar para China e gospel ministério 

O Consulado chinês conseguiu organizar a libertação de Sung e ele voltou para a China, em novembro de 1927, sem se formar na Union Theological Seminary. Antes de pisar em solo chinês após uma ausência quase oito anos, ele jogou todos os seus prêmios acadêmicos para o mar, apenas mantendo o diploma de doutorado por seu pai. Essa ação que pretendia significar seu compromisso total com o Evangelho.

Após seu retorno à China, ele começou a pregar no Min-nan região por três anos. Seus principais temas naquela época eram "O Crucifixo" e "O Sangue de Jesus". Suas mensagens eram baseadas nos ensinamentos da Bíblia sobre o renascimento espiritual, salvação e carrega uma cruz.
Em 1930 ou 1931, ele se juntou a Escola Bíblica Betel de Xangai , onde, com outros alunos, ele formou uma "Betel Evangelística Band". O tema de seus sermões eram agora principalmente sobre como lidar com o pecado. Um resumo de seu ensino durante esse período foi que as pessoas que admitem seus pecados, não é suficiente, eles devem "se arrepender de seus pecados" e depois do arrependimento deve vir um tempo para "corrigir os seus pecados". Ele passou a dizer que depois de se ter mudado hábitos pecaminosos vem um tempo para "reembolsar os seus pecados".
Sung também acreditava que dizendo: "Senhor, perdoa-me porque eu sou um pecador" é insuficiente. Ele enfatizou que durante as orações, o arrependimento deve ser feita como um grupo inteiro e feito passo a passo em detalhe menor. Na verdade, Sung listados vinte principais categorias de pecados e se alguém cometeu um desses pecados listados dentro de uma categoria, em seguida, deve-se admitir e arrepender-se de que o pecado durante uma sessão de oração em grupo.
Sung era às vezes tão animado que muitas vezes ele pulou para o púlpito para pregar, no meio do sermão, ele sempre cantava um hino para até vinte ou trinta minutos. John Sung também fez uso de adereços durante os sermões. Em certa ocasião, durante um sermão, ele trouxe um caixão, colocou sob o púlpito, e gritou: "ficar rico, ficar rico, se o caixão".(Este era um jogo de palavras no original chinês, usado para transmitir a idéia de que a busca de dinheiro não vai trazer a vida eterna.) Depois exclamando esta afirmação, então ele foi e se deitou no próprio caixão.
Sung provou ser um pregador zeloso e convincente. Seu nome se espalhou por toda a China e os convites em breve derramado, pedindo-lhe para espalhar o evangelho para outras regiões também. Em 1936, acreditava-se mais de 100 mil chineses foram convertidos através de seu ministério carece de fontes ] . Sua missionário trabalho se espalhou para além da China e ele estava pregando ativamente para população chinesa no exterior no Sudeste Asiático. Mensagens bíblicas de Sung se concentraram sobre a necessidade de arrependimento. Ele tomou a questão do pecado muito sério e muitas vezes convidou o público a se arrepender de uma lista de pecados específicos que ele leu para fora. Ele falou contra o pecado ea hipocrisia, mesmo com os ministros e equipes pastorais que estavam com ele nas reuniões. Como tal, muitas vezes ofendido muitos. Seus sermões mudou regularmente seu público às lágrimas com a mensagem do amor de Cristo
Sung era um homem de oração. Ele ativamente cumprido uma lista de pedidos de oração dado por outros cristãos e passava muitas horas orando por eles 
Sung apenas ler a Bíblia e um jornal diário.
Seu ministério de pregação significava que ele estava longe de sua esposa e filhos por períodos muito longos.
Sung foi citado como definir a fé como "observando o trabalho enquanto Deus de joelhos".

Últimos anos e legado 

Para os últimos anos de sua vida, intestinal tuberculosis atormentava e afetou profundamente sua obra. Apesar disso, ele continuou a pregar e ainda tinha que falar em uma posição inclinada para diminuir a dor. Ele sucumbiu à doença na idade de 42. Alega-se que John Sung foi o evangelista chinês mais influentes durante a década de 1930 e seu ministério teve um profundo impacto sobre o cristianismo, especialmente no mundo de língua chinesa na China e Sudeste da Ásia . Ele também ajudou a fundar aIgreja Assembleia Municipal , juntamente com Watchman Nee e outros. Inúmeros chineses foram convertidos e revivido através de seu ministério e que iria desempenhar um papel importante no crescimento do cristianismo na região.

A confissão de uma mulher na Indonésia, quando John Sung entrar na igreja a partir da porta, as pessoas doentes nas proximidades de repente curado quando ele andar para a frente a altar. Foi o que aconteceu em um serviço na igreja de Sion (hoje conhecida como Gereja Ayam) em Jacarta , na Indonésia , em 1930 (era Batávia , Índias Holandesas na época)

John Nelson Darby




John Nelson Darby (18 de noviembro de 1800 - 29 de abril de 1882) foi um teólogo e pregador anglo-irlandês e figura de grande influência entreIrmãos de Plymouth. Desenvolveu a doutrina do Dispensacionalismo. Realizou uma tradução da Bíblia baseada nos textos hebraicos e gregos, chamada em inglês The Holy Scriptures: A New Translation from the Original Languages by J. N. Darby, também traduzida para o alemão e francês.

John Nelson Darby.

Igreja Subterrânea





Igreja Subterrânea

As igrejas subterrâneas são as igrejas cristãs clandestinas que não concordaram em serem subjugadas e unidas às Igrejas cristãs nacionais, criadas na China no início do governo comunista. Estas Igrejas nacionais, controladas pelas Associações Patrióticas (ex: Associação Patriótica Católica Chinesa), serviam para o Governo chinês supervisionar e controlar todos os aspectos da vida religiosa cristã na China, incluindo a nomeação de pastoresclérigosbispos ou outros ministros sagrados.
Por causa da sua oposição à política repressiva comunista, muitos membros destas Igrejas proibidas pelo Governo são perseguidos e ameaçados a juntarem-se às Igrejas nacionais. Por isso, estas Igrejas vivem em clandestinidade.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Irmãos de Plymouth





Também chamados de Darbistas embora muitos de seus correlegionários rejeitem qualquer nomenclatura. No Brasil são mais conhecidos como Casa de Oração e em Portugal como Assembleia dos Irmãos. Outro nome comum em alguns países é de Igreja dos Irmãos ou Irmãos Livres.


História

Os primeiros irmãos eram membros da ala evangelical da Igreja da Inglaterra e oriundos de igrejas protestantes livres que começaram a se reunir na Irlanda e Grã-Bretanha. Um dos seus primeiros líderes foi John Nelson Darby, que pretendia restaurar um cristianismo simples e expunha a Bíblia com um paradigma teológico dispensacionalista.

O movimento ganhou rapidamente adeptos em áreas historicamente não-protestantes, como a Europa latina, o Oriente Médio, Índia, China, Filipinas e América Latina, contudo suas congregações consistiam de pequenos grupos.
O movimento sofreu várias divisões, como entre os irmãos abertos e os exclusivos, além de surgir formas nativas do movimento dos irmãos, principalmente em KeralaÍndia e o movimento da Igreja Local Chinesa.

Doutrinas e práxis

á diversidade em teologia, mas em comum creem em uma interpretação simples e literal da Bíblia, usualmente com uma hermenêutica dispensacionalista; em muitas casas de oração praticam semanalmente a santa ceia; rejeitam um clero profissional e são liderados por anciãos leigos não-assalariados.

Membros notáveis[editar]



Watchman Nee

Watchman Nee - Biografia




Vida

Nee converteu-se ao cristianismo aos 17 anos de idade quando era aluno da Faculdade Trinity em Fu Tchow, preferindo ser evangelista a ter carreira universitária. Após a sua conversão mudou seu nome de Nee Shu-tsu para Nee To-sheng, pois havia um costume local de que sempre que acontecia um evento que mudasse uma pessoa, esta pessoa mudava de nome, no caso de Nee, foi sua conversão aoCristianismo. Depois adotou um novo nome em inglês "Watchman" (Sentinela) e um novo nome chinês "To-sheng", o qual significa "alarme de sentinela", porque ele se considerava como uma sentinela levantada para soar um alarme na noite escura
Inicialmente trabalhou com a Igreja Metodista, porém, descontente com as igrejas denominacionais, Nee aderiu aos Irmãos de Plymouth. A congregação de Nee em Xangai logo cresceu, chegando a ter 3.000 membros, obrigando-o a realizar algumas mudanças – ele multiplicou a igreja em 15 grupos familiares, apelidando-os de "Pequeno Rebanho". Cada grupo familiar, centrado no evangelismo, consistia de até 200 membros. Na década de 1940 havia 470 grupos afiliados à igreja de Xangai. Um dos seus discípulos e cooperadores mais famosos foi Witness Lee.
Em 1941, com a ocupação de Xangai pelos japoneses, foram impostas restrições sobre os membros da igreja e as finanças foram reduzidas antecipando o que ainda estava por vir. Nee e seu irmão estabeleceram uma empresa farmacêutica para ajudar a complementar as necessidades financeiras da igreja.
Em 1949 o Partido Comunista Chinês derrubou o governo nacionalista e proclamou a República Popular da China. No começo, a igreja ficou esperançosa com o novo governo, mas após dois anos a situação começou a mudar quando os comunistas revelaram os seus planos de controlar a igreja.
Através de seu Movimento da Reforma da Tripla Autonomia, o governo visava tornar as igrejas protestantes auto-governada, auto-sustentada e auto-propagada. Ela foi colocada sob a autoridade da Agência de Assuntos Religiosos, a qual pressionou as igrejas a persuadir os missionários a deixarem a China, expurgando do país os "imperialistas’.
Durante esse tempo, os grupos familiares resistiram a se unir à Igreja Cristã Nacional (sob o controle do governo comunista) pois considerada como uma organização fantoche. Milhares dos seus membros foram mortos ou feitos prisioneiros. Freqüentemente infiltrada por informantes comunistas, as igrejas eram forçadas a realizar reuniões para encorajar a autocrítica e a reforma. Os pastores foram acusados de colaboradores das potências estrangeiras e Nee logo foi acusado de liderar um grande sistema secreto que distribuía veneno anti-revolucionário.
Em 1952 Nee foi preso e submetido a quatro anos de "reeducação". Antes de ser preso, ele ajudou a organizar várias igrejas subterrâneas.
Em 1956 ele e outros membros da igreja foram condenados a quinze anos de prisão na Primeira Prisão Municipal de Xangai.
Ele deveria ter sido posto em liberdade em 1967, durante a Revolução Cultural, mas teve a sentença ampliada, e o governo deu início a outro ataque furioso contra a igreja. Os cultos foram interrompidos e todos os edifícios religiosos deveriam ser "secularizados". Os comunistas prometeram libertar Nee se ele concordasse em não voltar a pregar. Nee não aceitou e foi transferido para outra prisão onde acabou morrendo. As evidências indicam que foi assassinado dentro da prisão poucos meses antes da data programada para sua libertação, tendo sido seu corpo cremado e entregue aos familiares como cinzas.
As palavras do ministério de Watchman Nee estão atualmente preservadas em centenas de livros. Seus escritos foram traduzidos em vários idiomas, inclusive o português, e estão sendo impressos até hoje. Em linhas gerais, abrangem dois aspectos: 1) a espiritualidade cristã; 2) a organização da igreja cristã. O primeiro aspecto é, geralmente, muito apreciado pelos cristãos. Já o segundo aspecto é objeto de controvérsias, pois Nee advogava o retorno à forma primitiva de organização da igreja, que segundo sua perspectiva em cada cidade deveria haver uma só igreja.

Frases 

"… Na minha doença, o meu coração ainda permanece cheio de alegria" (exerto da última carta de Watchman Nee, escrita no dia da sua morte)

  • É nossa responsabilidade que Deus nos dê luz para podermos reconhecer a poderosa mão do Espírito Santo e disposição de nos submetermos a ela, reconhecendo que tudo o que Ele faz é certo.
  • A menos que sejamos tratados e quebrantados por meio da disciplina, estaremos restringindo Deus. Sem o quebrantamento do homem exterior, a igreja não pode ser um canal de Deus.