No início do século 19, a expansão colonial ocidental ocorreu ao mesmo tempo como um evangélico renascimento (muitas vezes chamado o Segundo Grande Despertar ) em todo o mundo de fala Inglês, levando a atividade missionária mais no exterior. O século XIX ficou conhecido como "O Grande Século" de religiosas modernas missões .
Começando com o Inglês missionário Robert Morrison em 1807, milhares de homens protestantes, as suas mulheres e crianças, e mulheres solteiras missionários que vivem e trabalham na China, em um encontro alargado entre a cultura chinesa e ocidental. A maioria dos missionários representados e foram apoiados por protestantes organizações ou denominações em seus países de origem. Eles entraram na China em um momento de crescente poder pela British East India Company , mas foram inicialmente impedidos de viver e viajar na China, exceto para a área limitada dos Treze Fábricas em Canton, agora conhecida como Guangzhou e Macau . No tratado de 1842 acabar com as Primeira Guerra do Ópio foram concedidos missionários o direito de viver e trabalhar em cinco cidades costeiras. Em 1860, os tratados que terminam a Segunda Guerra do Ópio com ofrancês e britânico abriu todo o país para a atividade missionária.
Atividade missionária protestante explodiu durante as próximas décadas. A partir de 50 missionários na China, em 1860, o número cresceu para 2.500 (contando mulheres e childen) em 1900. Quatorze centenas de missionários eram britânicos, 1.000 eram americanos, e 100 eram da Europa, principalmente na Escandinávia. [ 1 ] protestante atividade missionária atingiu o pico em 1920 e depois declinou devido à guerra e distúrbios na China. Em 1953, todos os missionários protestantes tinham sido expulsos pelo governo comunista da China.
A atividade missionária (1807-1842)
Nos primeiros anos, por Morrison e os missionários que o seguiram, a vida na China consistia de ser confinado a Macau ea área Fábricas Treze de Guangzhou apenas com o apoio relutante do East India Company e enfrentar a oposição do governo chinês e os católicos romanos que havia sido estabelecido na China há mais de um século. Os primeiros trabalhos de Morrison consistia principalmente de aprender a língua chinesa e traduzir a Bíblia para chinês. A lei chinesa intitulado "feiticeiros, bruxas, e todas as superstições, proibido." foi revisto em 1826 pelo imperador Daoguang prever a condenação de europeus à morte por difundir o cristianismo entre chineses han e manchus. Os cristãos chineses que não se arrependem de sua conversão fosse enviada para muçulmanos cidades em Xinjiang e dado como escravos para os líderes muçulmanos e beis . [ 2 ]
Pessoas do Oceano Ocidental [europeus], deve se propagam no país a religião do Senhor do céu, [nome dado ao cristianismo pelos católicos] ou clandestinamente livros impressos, ou coletar congregações a ser pregado a, e, assim, enganar muitas pessoas, ou se algum tártaros ou chineses, por sua vez, propagar as doutrinas e clandestinamente dar nomes (como no batismo), inflamando e enganar muitos, se provado pelo testemunho autêntico, o chefe ou líder deve ser condenado à morte imediata por estrangulamentos: aquele que se propaga a religião, inflamando e enganando o povo, se o número não ser grande, e nenhum nome ser dado, deve ser condenado ao estrangulamento após um período de prisão.Aqueles que são apenas ouvintes ou seguidores da doutrina, se eles não vão se arrepender e se retratar, deverão ser transportados para as cidades maometanos (em Turquistão) e dado a ser escravos dos beis e outros maometanos poderosos que são capazes de coagi-los. ... Todos os funcionários civis e militares que podem falhar para detectar europeus clandestinamente residentes no país dentro de sua jurisdição, e propagar a sua religião, enganando assim a multidão, será entregue ao Conselho Supremo e ser submetido a um tribunal de inquérito.
O primeiro missionário americano para a China, Elijah Coleman Bridgman chegou em Guangzhou em 1830. Ele estabeleceu uma prensa de impressão para a literatura cristã. O primeiro médico-missionário para a China foi o americano Peter Parker , que chegou em Guangzhou em 1835. Ele estabeleceu um hospital que ganhou apoio dos chineses, tratar milhares de pacientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário