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quarta-feira, 29 de junho de 2016
A esposa de um pastor preso tem sido torturada pelas autoridades vietnamitas
O governo do Vietnã foi advertido por dois especialistas da ONU que condenam o país por conta da perseguição religiosa contra uma mulher que já foi presa e torturada diversas vezes.
Os especialistas Heiner Bielefeldt e Juan E. Méndez relataram que Tran Thi Hong é perseguida por denunciar à comunidade internacional que seu esposo – o pastor Nguyen Cong Chinh – está preso por realizar atividades religiosas.
O pedido dos especialistas em direitos humanos da ONU é para que o governo cesse toda a criminalização, perseguição e assédio contra líderes religiosos e contra atividades de direitos humanos e seus familiares.
Segundo informações das Nações Unidas, Tran foi presa em abril deste ano e foi torturada e advertida para deixar de promover a liberdade de religião. Após esse fato, ela foi solta e presa outras vezes pelas autoridades vietnamitas.
“Estamos preocupados que as repetidas prisões e a detenção contínua de Tran seja resultado de seu trabalho pacífico em direitos humanos e no exercício de seus direitos fundamentais, fato que constitui detenção arbitrária”, disseram os especialistas.
O pedido é para que Tran tenha liberdade “incondicional” e também para que o Vietnã passe a respeitar o direito de comunidades religiosas. O mesmo texto ainda pede a libertação do pastor que foi preso em 2011 por ser o diretor da Igreja Aliança Luterana Vietnã-EUA, que é considerada pelas autoridades como “antigoverno” e “anticomunismo”.
Igreja Subterrânea de Zabbaleen fica em meio a “cidade de lixo”
No Egito, cerca de 90% da população é muçulmana e a maioria dos cristãos são coptas. Mais de 70 mil cristãos árabes vivem em assentamentos conhecidos como Zabbaleen (nome derivado do termo árabe para “povo do lixo”). Essa região, na periferia da capital Cairo, é literalmente o depósito de lixo dos cerca de oito milhões que vivem na metrópole.
Sendo assim, a população que vive ao redor das montanhas de Mokattam, é formada majoritariamente por catadores de lixo. Essa situação que já dura pelo menos 4 décadas tem a ver com o fato de os cristãos sempre terem sido uma minoria perseguida no Egito.
Desde 1976, quando um incêndio devastou a região, os cristãos passaram a reunir-se nas cavernas existentes ali. Há várias existentes ali e a opção deve-se, sobretudo a fatores econômicos, já que não precisam pagar aluguel. A maior delas leva o nome de Mosteiro de São Simão, nome que homenageia o sapateiro que liderava grupos de oração nas cavernas durante o século X.
Trata-se da maior igreja cristã de todo o Oriente Médio e hoje tem capacidade para abrigar pelo menos 20 mil pessoas confortavelmente por culto. Nas cavernas próximas foram construídos outros locais de uso da igreja. Como todas elas são interligadas, formam um enorme complexo cristão subterrâneo.
Nessa “Igrejas das cavernas”, cerca de 70.000 cristãos se reúnem todas as semanas para adorar e louvar o nome de Jesus. Para eles é um forte testemunho poder se reunir com liberdade numa região cercada de países Islâmicos, que não proporcionam liberdade religiosa.
Markos Ayoub, um dos líderes cristãos locais, resume: “Não é fácil ser um cristão copta no Oriente Médio nos dias de hoje”. Por causa da turbulência política e problemas econômicos enfrentados pelo Egito nos últimos anos, muitos cristãos temem pelo futuro do cristianismo.
Os mais jovens, de modo especial, têm saído do país para recomeçar a vida fora do Oriente Médio. Apesar de todas as dificuldades, aqueles que ficaram continuam dando testemunho de fé e perseverança. Com informações de Christian Voice
Assista um trecho do “culto na caverna”:
domingo, 26 de junho de 2016
Seitas nosso tempo - baixem
Coleção Seitas do Nosso Tempo - Tácito da Gama L. Filho
Coleção Seitas do Nosso Tempo - Tácito da Gama

TÁCITO DA GAMA LEITE FILHO. Grande estudioso da Filosofia e da Teologia, amante da História, fazendo jus ao seu nome, tal e qual o historiador Tácito do primeiro século do Cristianismo. Mente privilegiada e memória invejável, pregava, fazia palestras e ensinava, com maestria e riqueza de conteúdo, vistos em poucos pregadores de nosso século. Em 2007 mudou-se para Manaus, capital do Amazonas, para onde levou o curso de teologia à distância, que organizara em Goiânia, em 1999. Ali, no cemitério municipal, seu corpo foi sepultado, sem honras, sem grandes personalidades presentes para enaltecer a sua pessoa. Viveu e morreu assim como quis: na simplicidade, sem bajulações, mas deixando um grande legado para o mundo daqueles que amam e se dedicam à Teologia. Quem diria que aquele menino pobre de Guadalupe, subúrbio do Rio de Janeiro, filho caçula da família Gama Leite, chegaria a construir um Centro de Estudos Teológicos para beneficiar estudantes sem grandes posses financeiras, mas desejosos de estudar? Realizou um de seus sonhos, deixando outros para seus filhos realizarem, se assim for a vontade de Deus.
Publicou muitas obras pela Junta de Educação Religiosa e Publicações – JUERP, da Denominação Batista. Destacamos duas séries publicadas, cujos livros tiveram grande aceitação no meio evangélico e, em parte, o notabilizaram como escritor. Ambas estão esgotadas: Seitas do Nosso Tempo e História das Religiões.
1. Seitas Proféticas — Estudo. 2. Adventistas do Sétimo Dia. 3. Mormonismo. 4. Ciência Crista. 5. Testemunhas de Jeová. 6. Tabernáculo da Fé. 7. Só Jesus. 8 Restauração. 9. Congregação Crista no Brasil. 10. Meninos de Deus. 11. Igreja Apostólica. 12. Templo Manjedoura Nazareno.
2. Seitas Orientais — Estudos. 2. Hare Krishna. 3. Moonismo. 4. Igreja Messiânica Mundial. 5. Seicho-No-Ie. 6. Missão da Luz Divina. 7. Meditação Transcendental. 8. O Movimento Bhagwan. 9. Perfect Liberty. 10. Teosofia. 11. Bahaismo.
3. Seitas Neopentecostais— Estudos. 2. Evangelho Quadrangular, Igr., 3. Pentecostal de Nova Vida, Igr., 4. Evangélica O Brasil Para Cristo, Igr., 5. Deus é Amor, Igr., 6. Universal do Reino de Deus, Igr., 7. Interacional da Graça de Deus, Igr., 8. Congregação Crista no Brasil. 9. Casa da Benção. 10. Ceifa, Igr., 11. Renovação Carismática Católica.
4. Seitas Mágico-religiosas: 1. Umbanda. 2. Macumba. 3. Candomblé.4. Quimbanda. 5. Negros — Brasil — Religião.
5. Seitas Espíritas: 1. Esoterismo. 2. Kardercismo. 3. Racionalismo. 4. Teosofia.
6.Atitudes Ideológicas e Filosóficas: 1.Ioga. 2. Rosa-Cruz. 3. Teosofia 4. Krishnamurti. 5. Satanismo. 6.O Espiritualismo de Shirley McLaine. 7.Astrologia. 8. Maconaria 9.Secularização. 10.Evolucionismo. 11.Ecumenismo 12.Ritual do Daime.
7.Fenomenologia das Seitas: 1.Conceituando uma Seita 2. Classificando as Seitas 3. Compreendendo as Razões do Crescimento das Seitas 4.Analisando Aspectos Sociologicos das Seitas 5.Conhecendo Suas Características e Métodos de Trabalho 6.Desenvolvendo Atitudes Para Enfrentar as Seitas
sábado, 25 de junho de 2016
Proposta para integrar islâmicos pede mesquitas no lugar de igrejas na Alemanha
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Um conhecido político progressista Joaquim Reinig apresentou uma proposta polêmica que, segundo ele, irá ajudar a Alemanha a integrar mais rapidamente os milhares de imigrantes islâmicos que chegam à Europa todas as semanas. As igrejas cristãs deveriam ser demolidas, dando espaço para que mesquitas sejam construídas nos mesmos espaços.
Morador da cidade de Hamburgo, Reinig que fez fama como arquiteto, advoga que apenas a religião poderia alcançar as pessoas de uma maneira que as autoridades alemãs não conseguem.
Embora o senso comum aponte que isso iria apenas “perpetuar a forma de vida ancestral” dos islâmicos, a abordagem do progressista é que isso daria confiança aos novos moradores do país. A construção de mesquitas com “Um minarete [torre que anuncia a oração] visível na arquitetura moderna dá uma mensagem aos imigrantes: Não tenham medo de perder sua identidade na sociedade”.
O discurso de Reinig, pautado pela ideia de multiculturalismo, é baseado em um relatório de 2013 que ele ajudou a preparar, que identificava uma “necessidade urgente” para a construção de mesquitas na região. Segundo o senado de Hamburgo, que também produziu um assunto sobre o tema, o ideal seria uma “mesquita em cada bairro”. A principal justificativa para isso é o importante “trabalho comunitário” promovido por elas.
Reinig, que serviu como consultor para o Senado de Hamburgo, a necessidade de demolição de igrejas ocorre pela falta de espaços disponíveis para novos templos religiosos. Um levantamento do governo indicou que apenas dos 3% dos cristãos (23.000 pessoas) vão às igrejas na região de Hamburgo, cerca de 50 delas estão fechadas.
Em comparação, a maior parte dos 17.000 muçulmanos de Hamburgo frequentam as mesquitas semanalmente. Questionado sobre o fato de que as mesquitas por vezes foram identificadas como as principais fomentadoras de ataques terroristas, o arquiteto explica que em “comunidades habitadas por muçulmanos não são alvo dos terroristas”.
Enquanto a Igreja Luterana, a maior do país, faz preparativos para celebrar os 500 anos da Reforma Protestante, o Ministério da Justiça da Alemanha investiga mais de 180 suspeitos de terrorismo, a maioria possui alguma ligação com o Estado islâmico.
Fantástico tenta rotular bancada evangélica de homofóbica
O caso do atirador na boate gay em Orlando serviu para fomentar na última semana um imenso debate na mídia sobre crimes de homofobia.
Estranhamente, ignora-se o fato que, segundo o próprio Omar deixou claro nas gravações que fez à polícia, sua motivação era religiosa. Jurando lealdade ao Estado Islâmico, ele afirma que o atentado era uma retaliação pelos bombardeios dos EUA ao Afeganistão, onde ele nasceu.
Mesmo assim, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, a imprensa motivada pelo discurso politicamente correto do presidente Obama, evitou associar os termos “islã” e “terrorismo” ao caso. Sem um grande esforço de lógica, parte da mídia passou a culpar os cristãos pelas mortes. Protestos foram inclusive feitos nas redes sociais e na frente da Catedral da Sé, em São Paulo.
Como geralmente acontece, o programa dominical Fantástico da Rede Globo, abordou de forma tendenciosa um assunto que está em evidência. Ao tentar mostrar casos de intolerância aos homossexuais no Brasil, apresentou uma série de estatísticas alarmantes, como: “Só em 2015, o Disque 100 recebeu quase 2 mil denúncias de agressões contra gays. Desde o início de 2016, 132 homossexuais já foram assassinados no Brasil”.
Cerca de um terço da matéria foi voltada a questão da legislação brasileira sobre o assunto. O destaque maior foi para o Projeto de Lei 7582/2014, apresentado pela deputada Maria do Rosário (PT/RS) em parceria com o Conselho Nacional LGBT, que tipifica e criminaliza os crimes de ódio e intolerância, bem como de incitação a esses crimes, dentre eles os motivados pelo preconceito e discriminação contra LGBTs. A pena prevista é “Prisão de um a seis anos e multa”.
Como a lei não usa termos específicos, ela sequer traz o termo “homofobia”. O artigo 5º afirma, que incorre em crime quem: “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito, por meio de discurso de ódio ou pela fabricação, comercialização, veiculação e distribuição de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda, por qualquer meio, inclusive pelos meios de comunicação e pela internet, em razão de classe e origem social, condição de migrante, refugiado ou deslocado interno, orientação sexual, identidade e expressão de gênero, idade, religião, situação de rua e deficiência”.
No Fantástico, a jornalista Renata Ceribelli afirma “Deputados evangélicos são contra o projeto de lei”. Logo em seguida, apresenta a entrevista com o deputado pastor Marco Feliciano (PSC/SP). Ele esclarece que não é contra o projeto de lei, apenas que a proposta “não consegue definir o que é homofobia”.
Enfatiza que, nos termos atuais, “não consegue separar o preconceito da liberdade de expressão”. Conclui dizendo que quando a linguagem for revista e esclarecida “Aí vamos criminalizar a homofobia”.
Não por coincidência, a figura de Marco Feliciano é colocada num contexto onde se debate crimes de ódio e homofobia, numa tentativa de associá-lo ao tema. Logo após as mortes em Orlando ele foiapontado como um dos incentivadores disso no Brasil, embora não exista nenhum tipo de comprovação que o tenha feito em algum momento.
Discurso copia repressão americana
A estratégia da esquerda no país por várias vezes une questões religiosas e de gênero. No caso da lei que o Fantástico defendeu como boa para o país, fica claro que os termos propositalmente amplos poderiam criar problemas sobretudo para os evangélicos.
Ou seja, se uma igreja possui, por exemplo, um programa de rádio ou TV (mesmo que pela internet) e se pronuncie contra a homossexualidade, poderá ser denunciada. Se disser algo que possa ofender um praticante de religião afro-brasileira, vale a mesma premissa.
A ideia de ‘discurso de ódio’ é mais um termo emprestado dos americanos. Em 2007, uma lei aprovada na Califórnia afirmava que o ensinamento bíblico era essencialmente “discurso de ódio”.
Não por coincidência, além de mostrar isso claramente em seus programas, a Globo usou o portal G1 para publicar uma matéria no sábado (19) onde deu voz a Ilan Meyer, pesquisador sênior de lei para políticas públicas e orientação sexual da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
Ele afirma: “na comunidade cristã evangélica dos Estados Unidos, por exemplo, você pode aprender coisas terríveis ao ir à igreja toda semana.”
A reportagem tenta mostrar ainda que existe uma tolerância de ramos do Islã ao público LGBT, o que é, no mínimo, tendencioso.
sexta-feira, 17 de junho de 2016
Instalação de Fontes para o Hebráico e para o Grego
Introdução
As fontes aqui disponíveis são de domínio público, e, portanto, podem ser distribuídas livremente através da Internet. Não há, também, nenhuma necessidade de qualquer tipo de pagamento para que possam ser utilizadas.
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- Aponte para a pasta temporária para a qual você fez o download da(s) fonte(s)
- Clique em "Selecionar tudo" e em seguida em "Ok"
Obs: Caso você faça o download do arquivo compactado, será necessário descompactar a fonte na pasta temporária antes de executar o procedimento acima. O processo para descompactar não será informado aqui por variar grandemente dependendo do software de compactação que você estiver utilizando.
Pronto sua nova fonte já estará instalada em seu computador.
Após este procedimento, estas fontes poderão ser utilizadas em quaisquer programas Windows que permitam a alteração da fonte de texto, como Editores de Texto ou Planilhas Eletrônicas.
Download
Língua | Nome da Fonte | Download Direto | Arquivo Compactado (ZIP) |
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Hebraico | SP Tiberian (Fonte padrão para Hebráico e Aramaico) | ![]() | ![]() |
SP Damascus (Fonte mais fina, com pontos vogais palestinos e babilônicos) | ![]() | ![]() | |
SP Ezra (Fonte simples, com espaçamento fixo) | ![]() | ![]() | |
Grego | SP Ionic (Fonte grega padrão) | ![]() | ![]() |
SP Doric (Fonte grega simples, uncial) | ![]() | ![]() |
Informações adicionais
Para maiores informações sobre o mapeamento de caracteres utilizados nestas fontes, você pode recorrer às páginas a seguir (em inglês):
Fontes hebraicas | http://rosetta.reltech.org/TC/TC-translit-main.html#Hebrew |
Fontes gregas | http://rosetta.reltech.org/TC/TC-translit-main.html#Greek |
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