segunda-feira, 10 de agosto de 2020

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FOTO QUE DENUNCIOU A CRUELDADE DA ESCRAVIDÃO NOS EUA

 Em 1863, uma imagem das costas chicoteadas de Peter rodou o mundo e foi um importante mártir para a causa abolicionista

O escravo Peter mostrando as cicatrizes em suas costas

O ator Will Smith será o responsável por interpretar um escravo que ficou conhecido por fugir e posar para uma foto que escancararia a brutalidade dos escravistas brancos, o tornando um importante mártir para a causa abolicionista pelo mundo.  

De acordo com o portal Deadline, um dos mais importantes do ramo do entretenimento, o longa será dirigido por Antoine Fuqua (“Dia de Treinamento” e “O Protetor”) e chamará “Emancipation”. Apesar do contexto histórico, o projeto é descrito como um “thriller de ação” que irá narrar a fuga de Peter de seus captores. 

A imagem que retrata as cicatrizes nas costas de Peter, resultado de um chicoteamento que quase o matou, foi publicada originalmente, em 1863, no jornal The Independent, mas logo a “Scourged Back”, como ficou conhecida, rodou o globo e gerou uma série de reflexões que são debatidas até hoje.

A história por trás da ficção

Quando chegou ao acampamento da União em Baton Rouge, em março de 1863, Peter já estava no inferno. Cães de caça o perseguiram. Ele fora procurado por quilômetros, andara descalço por riachos e através dos campos. Mas havia sobrevivido. Quando chegou aos soldados, as roupas de Peter estavam esfarrapadas e ensopadas de lama e suor.

Entretanto, isso não havia sido nada se comparado ao que já havia passado. Durante a escravização de Peter, na plantação de John e Bridget Lyons, na Louisiana, ele suportou não apenas a indignidade da escravidão, mas uma sessão de chicoteamento que quase lhe tirou a vida.Mas quando se juntou ao Exército da União, após a sua fuga, Peter expôs suas cicatrizes ao mundo e todos puderam ouvir sua voz, que havia sido silenciada há anos. Os vergões sobressaltavam suas nádegas e se estendiam até a altura dos ombros.

As marcas estreitas cruzavam todo seu dorso. Uma dolorosa lembrança da crueldade que sofrera. Uma prova brutal da escravidão. Para os brancos, aquele retrato era chocante, porém, para os negros, a imagem era parte de um cotidiano, mas que foi crucial para alimentar a chama da abolição durante a Guerra Civil.


Uma fotografia das costas de Peter se tornou uma das imagens da escravidão mais difundidas em sua época, estimulando a opinião pública e servindo como uma acusação sem palavras da instituição da escravidão.

As costas desfiguradas do escravo ajudaram a dar vida às apostas da Guerra Civil, contradizendo a insistência dos sulistas de que a posse de escravos era uma questão de sobrevivência econômica, não racismo. E mostrou o quão importante a mídia de massa foi durante a guerra que quase destruiu os Estados Unidos.

A vida de Peter

Não se sabe muito sobre Peter além do testemunho que ele deu aos médicos legistas no campo, mas a imagem das costas e as cicatrizes com queloides que sofreu com a agressão dizia muito sobre quem o escravizou.

Ele disse aos examinadores que havia deixado a plantação há dez dias e que o homem que o açoitava era o supervisor da plantação, Artayou Carrier. Depois das chicotadas, foi informado de que havia ficado "meio louco" e que havia ameaçado a esposa. Enquanto estava deitado na cama se recuperando, o proprietário da plantação demitiu o superintendente. Mas Peter já havia decidido fugir.

Na noite em que escapou, Peter e três outras pessoas escravizadas escaparam na plenitude da escuridão, mas um de seus companheiros foi assassinado por caçadores de escravos que vieram em busca das propriedades de Lyons.

Somente após dias de perseguição chegaram ao acampamento da União, chorando de alegria quando foram recebidos por homens negros de uniforme. Eles imediatamente se alistaram. Os soldados brancos que inspecionaram Peter ficaram horrorizados com seus ferimentos.

Mas, embora a experiência de Peter tenha sido compartilhada por milhares de pessoas escravizadas, era estranha a muitos nortistas que nunca haviam testemunhado com seus próprios olhos a brutalidade contra seus semelhantes. Poucos haviam visto a evidência da opressão dos escravos.

McPherson e Oliver, dois fotógrafos itinerantes que estavam no acampamento, fotografaram as costas de Peter. O retrato logo se espalhou por todo o país. A imagem era uma refutação poderosa à mentira de que pessoas escravizadas eram tratadas com humanidade, um refrão comum daqueles que não pensavam que a prática deveria ser abolida.

Não está claro o que Peter fez durante o resto da guerra, ou como era sua vida após o fim do conflito. Porém, a única certeza que ficou é que, embora a escravidão tivesse sido abolida, ele — e os outros que haviam sido subjugados, espancados e humilhados durante centenas de anos de escravidão nas Américas — carregariam pelo resto de suas vidas as cicatrizes da escravidão.


OS HORRORES DA DEPREDAÇÃO HUMANA: COMO ERA O INTERIOR DE UM NAVIO NEGREIRO?

 Em um dos capítulos mais tristes da humanidade, negros sequestrados eram alvo de horrores

Pintura registra o interior de um navio negreiro

Os navios negreiros levaram mais de 11 milhões de africanos para as Américas. Em caravelas ou barcos a vapor, europeus, americanos e até mesmo outros africanos atravessavam o oceano Atlântico com trabalhadores escravos, geralmente homens de 8 a 25 anos.

No final do sistema de tráfico, a partir de 1850, o critério era bem menos rigoroso: eram levadas mulheres grávidas, bebês e pessoas de idade. Não existiam barcos feitos só para isso, então mais de 60 modelos diferentes foram adaptados. Mas, nos últimos anos, com muitos países proibindo esse comércio, os barcos ficaram menores e mais rápidos.

Quando a viagem demorava mais que o planejado e os mantimentos começavam a rarear, a tripulação jogava ao mar os que julgava ter menos potencial: doentes e crianças. Milho, feijão, arroz eram preparados em imensos tachos no deque superior, e planejados para economizar o máximo possível.Às vezes não havia o suficiente, e se passavam dias entre as refeições. Por outro lado, os escravos também frequentemente faziam greve de fome, e eram então chicoteados e forçados a comer.

Com sorte, baldes faziam as vezes de privada – e ficavam lá por um bom tempo, pelo horror que os marinheiros tinham ao deque dos cativos. O mesmo acontecia com os mortos, que podiam passar dias, num calor de mais de 40 graus, até serem removidos.

A maioria dos que não conseguiam terminar a viagem – até 25% em alguns casos – perecia por disenteria ou outras doenças.Navios negreiros eram menores que cargueiros comerciais comuns. Isso servia para que pudessem adentrar os rios africanos, atrás do “produto”. Após a proibição britânica, alguns deles também passaram a atuar como piratas, quando a patrulha ou outras adversidades não permitiam-lhes cumprir a missão original.

Exíguas. Um homem adulto era algemado num espaço de no máximo 1,80 metro de comprimento, 40 centímetros de largura e 1 metro até o teto. Isso com sorte: alguns navios tinham tão pouco espaço que não permitiam virar de lado, quanto menos sentar.

As mulheres tinham mais espaço e às vezes viajavam no deque superior, mas lá elas corriam o risco de ser atacadas pelos marinheiros. Eles eram trocados por produtos sem muito valor na Europa, como armas, aguardente, muito apreciados pelos chefes das tribos. E rendiam muito: um escravo era vendido, em média, por 40 mil reais, em valores atuais.

Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos, 2018 - https://amzn.to/2Y0apkO

Escravidão – do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares, Laurentino Gomes, 2019 - https://amzn.to/2yFP9Gn

Ser escravo no Brasil: Séculos XVI-XIX, Kátia M. de Queirós Mattoso, 2016 - https://amzn.to/3cFWMvs

Feitores do corpo, missionários da mente, de Rafael Marquese, 2004 - https://amzn.to/356TDC7

Manual Jurídico da Escravidão: Império do Brasil, de André Barreto Campello, 2018 - https://amzn.to/2VZAeii

Escravidão e capitalismo histórico no século XIX: Cuba, Brasil e Estados Unidos, de Ricardo Salles e Rafael Marquese, 2016 - https://amzn.to/2KssujA

Escravidão e cidadania no Brasil monárquico, de Hebe Maria Mattos (1999) - https://amzn.to/2rcVZPV

Na Senzala, uma Flor, de Robert W. Slenes (2012) - https://amzn.to/333xXV0

A escravidão no Brasil, Jaime Pinsky (1988) - https://amzn.to/344nNEN

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/os-horrores-da-depredacao-humana-como-era-o-interior-de-um-navio-negreiro.phtml