sexta-feira, 27 de junho de 2014

Porta dos Fundos é censurado no Youtube por vídeo sobre o Inferno

rupo acumula polêmicas com católicos e evangélicos toda vez que toca no assunto religião
Porta dos Fundos é censurado no Youtube por vídeo sobre o InfernoPorta dos Fundos é censurado por vídeo sobre o Inferno
Desde que iniciou suas atividades no Youtube, o grupo Porta dos Fundos foi celebrado como inovador, acumulando dezenas de milhões de visitas na internet, mas também muitas polêmicas.
Alguns de seus vídeos tocam na questão religião, enfurecendo muitas pessoas. Em especial o material que falava sobe o Natal e o vídeo “Oh Meu Deus”. O deputado federal pastor Marco Feliciano (PSC-SP) chegou a protocolar no ano passado umarepresentação criminal contra o Porta dos Fundos no Ministério Público Estadual de São Paulo.
Grupos católicos já fizeram campanhas na internet contra o grupo de humor, organizando uma petição online, exigindo que a cerveja Itaipava pare de patrocinar o canal do grupo.  “Diga à Itaipava para deixar de apoiar o ataque ao Cristianismo!”, num esforço que também contou com o apoio de evangélicos.
Outros grupos católicos usaram o site de petições Citizen Go, para que se denuncie o Porta dos Fundos à Polícia Civil do Rio de Janeiro. A acusação é o crime de “preconceito e ódio à religião”. Também tiveram o apoio de evangélicos. Até hoje o grupo não respondeu criminalmente por nada que publicou.
O vídeo “Inferno”, postado na última segunda-feira (23) mais uma vez irritou os cristãos. Além da linguagem vulgar, o material apresenta uma visão “positiva” do inferno e mostra o céu como um lugar chato onde nada acontece.
Na breve esquete, o ator Antonio Tabet morre e é recebido no inferno pelo diabo (Rafael Infante). Ao saber que receberá favores sexuais de duas mulheres por causa de sua má conduta na terra, ele acaba tentando aumentar sua lista de falhas em vida. Mas acaba se desentendendo com o diabo e recebe o perdão, indo para o céu. Lá é recebido por um anjo (Gregório Duvivier) que o convida para jogar xadrez por toda a eternidade.
Aparentemente a recepção desta vez não foi positiva. Embora não tenha nudez, o YouTube o classificou como “impróprio”. O portal de vídeos do Google justifica que “este vídeo recebeu restrição de idade com base em nossas diretrizes da comunidade”.
Mesmo assim, Ian SBF, diretor do Porta dos Fundos, usou as redes sociais para atrair os internautas. Afinal, a ameaça de “censura” acaba sendo um atrativo para muitas pessoas.  Com isso, o vídeo foi visto mais de 1 milhão e meio de vezes. Com informações Estadão

Pastor Caio Fabio: Entrevista sem cortes

Entrevista de Caio Fábio acirra debates nas redes sociais

Resposta do público mostra que evangélicos ficaram divididos 
Entrevista de Caio Fábio acirra debates nas redes sociaisEntrevista de Caio Fábio acirra debates nas redes sociais
entrevista do pastor Caio Fábio no programa The Noite, do SBT, conduzida por Danilo Gentili gerou grande polêmica nas redes sociais por causa de seu teor crítico aos evangélicos em geral.
Classificou a maior parte da população evangélica de “alienada, imbecilizada, marionetada, massa de manobra, abjeta”. Afirmou que dedicou a maior parte do tempo de seu ministério itinerante pelo Brasil na tentativa de ensinar as pessoas para oferecer-lhes “parâmetros de saúde mental”. Seu objetivo era “desmontar o circo” armado pelos líderes das grandes igrejas, que chamou de “gurus tiranos”.
No Twitter e no Facebook, milhares de comentários usaram o marcador #caiofabio, mostrando mais uma vez que ele continua gerando tanto amor quanto ódio em larga escala.
Para muitos ele foi profético, denunciando corajosamente as mazelas da igreja brasileira. Enquanto outros tantos o acusam de ser “falso profeta”, que apenas prejudica a já combalida imagem dos evangélicos na grande mídia.
Vários veículos de comunicação secular importantes, como o Jornal Folha de São Paulo repercutiam a entrevista. “Polêmico e altamente sicericida, Caio Fábio não deixou pedra sobre pedra em suas afirmações sobre o que viu durante sua longa trajetória em mais de 33 anos de ministério”, escreveu o jornalista Rento Kramer.
Obviamente, o que mais chamou atenção foi o posicionamento do pastor sobre a questão homossexual, ao responsabilizar as igrejas pelo que chamou de “eclosão de compulsão gay” causada pelos evangélicos.
O colunista do portal Gospel Prime, Julio Severo, não poupou críticas. Ele escreve que para Caio Fábio, criticar evangélicos “É seu meio de sobrevivência. Se não falar mal dos evangélicos, seus bolsos se esvaziam. Por isso, ele mantém sua fixação, custe o que custar e doa a quem doer. Enquanto ele viver, sua língua amargurada “trabalhará”, pois ele se sente como um pai que criou e instruiu toda a uma geração de evangélicos e foi enxotado de casa pelos “filhos”.
O articulista complementa: “Caio descobriu um filão de ouro na falação de mal dos evangélicos. Isso lhe rende visibilidade e dinheiro. Ele só vai calar quando caducar ou tiver uma overdose. Um homem tão inteligente, mas que não consegue usar seu próprio conhecimento para sobreviver sem o uso da língua suja, difamatória e apóstata”.
Por outro lado, a missionária e colunista da revista Ultimato, Bráulia Ribeiro, decidiu tomar sua defesa. “Caio não pretendeu ser perfeito”, escreveu ela, “descreveu bem a síndrome dos que se embriagam de poder. Mas infelizmente não deixou de ser vítima da cultura que o endeusou. Esta cultura é inescapável”.
Bráulia, contudo, foi cautelosa no final, afirmando que não pode julgá-lo. “Não me dou o direito de julgar ninguém, porque maior é a misericórdia que o juízo…. Salve Caio. Parabéns pela entrevista. Sigamos juntos no Caminho”, cravou. Após receber muitas críticas por seu posicionamento, usou sua conta no Twitter para esclarecer “Se querem ver pedrada no #caiofabio leiam o Júlio Severo. Ele se sente justo o suficiente para julgar outros. Eu não sou justa.”
Embora seja muito difícil contabilizar os “prós” e os “contras”, ao observar-se atentamente os comentários nas páginas de Julio Severo e de Bráulia Ribeiro, bem como no canal do The Noite no Youtube, chama atenção a polarização das opiniões. Por exemplo, o número de pessoas que clicou no ícone gostei é quase 10 vezes maior dos que optaram por clicar em “não gostei”. Vale destacar que, em dois dias, os 2 vídeos (“na íntegra” e a “versão reduzida”) da entrevista chegaram a mais de 400 mil visualizações. Já é uma das 5 entrevistas mais assistidas do canal.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Conversão de índios no Oiapoque muda costumes da aldeia

Eles frequentam a única igreja da região e realizam o culto em sua língua materna, o palikur
Conversão de índios no Oiapoque muda costumes da aldeiaConversão de índios no Oiapoque muda costumes da aldeia
Em quase 50 anos a evangelização na aldeia Kumenê, que fica na reserva Uaçá, em Oiapoque (AP), extremo norte do país, mudou os costumes e tradicionais dos índios que ali vivem. São quase 2.000 pessoas, a maioria delas, segundo o cacique Azarias Ioio Iaparrá, 50 anos, já se declaram evangélico e frequentam a única igreja da aldeia, um templo da Assembleia de Deus.
Os índios da reserva são da etnia Palikuré e os primeiros missionários viajaram até eles (20 horas de viagem para chegar na aldeia navegando por três rios do Amapá) eram americanos que começaram a falar sobre Jesus e Salvação.
Até então, como relembra o pastor indígena Florêncio Felício, 55 anos, os índios entendiam que Deus era a natureza. “Os missionários explicaram pra gente que Jesus era o único salvador e que Deus fez o céu e a terra. Primeiro não acreditamos muito, mas depois começamos a aceita a palavra e fomos nos batizando nas águas”, disse que ele se converteu aos 25 anos de idade.
A AD onde os Palikuré realizam os cultos foi construída na década de 1990 e aos poucos a conversão dos índios tem mudado o comportamento dos índios e principalmente seus costumes, o que divide a opinião entre evangélicos e não evangélicos.
Uma das primeiras mudanças percebidas é a distância entre as casas. “Cada família tinha a própria aldeia, mas depois dos missionários passamos a viver mais próximos, como se fosse uma única família”, relatou o cacique.
Além disso, outras coisas mudaram: as pessoas não circulam mais nuas pela aldeia, as danças típicas acabaram, não tem mais feitiçaria de pajés e não há mais caxixi, bebida com teor alcoólico feita com mandioca fermentada e saliva.
O dialeto dos índios de Kumenê é o palikur, mesmo sabendo falar português eles continuam usando esta língua para se comunicar e realizam os cultos nesse dialeto.
As bandas que tocam na igreja, inclusive, cantam músicas em palikur. Um dos principais grupos de louvor se chama “Missão de Gideão” formado há 20 anos. Um dos membros da banda disse à Rede Amazônica, transmissora da Globo na região, que o sonho do grupo é gravar um CD.
“Missão de Gideão” tem mais de 100 músicas religiosas compostas na língua materna da aldeia, mas para gravar um CD é necessário ter muito dinheiro, não apenas para o trabalho de gravação, mas também para levar todos os integrantes da banda para Macapá em uma viagem que demora mais de 12 horas. Com informações G1

“O Estado passou a se servir da população”, diz Pastor Everaldo

Ele comentou suas propostas para governar o Brasil, dando prioridade para a renegociação da dívida interna
“O Estado passou a se servir da população”, diz Pastor Everaldo"O Estado passou a se servir da população"
O pastor Everaldo, candidato à presidência do Brasil pelo PSC, concedeu uma entrevista à revista Época falando sobre assuntos políticos diversos, como o rompimento com o Partido dos Trabalhadores (PT), a quem seu partido apoiou em 2010.
Uma das principais razões foi a decepção com o governo Dilma. “Desde 2002, acreditamos que as propostas colocadas em prática eram boas para a população brasileira. Após a eleição da atual presidente, o partido viu se deteriorar todas aquelas coisas boas feitas pelo Brasil e entendeu que teria candidatura própria”, disse Everaldo.
A pior crítica do candidato é a mudança do sistema, pois o Estado passou a ser servido pela população, no lugar de servi-la. “O Estado, que deveria servir à população, passou a se servir da população. O Estado ficou aparelhado para atender a uma agremiação partidária. Houve uma concentração da renda com o governo federal. Os municípios ficam com quase 13% da receita; os Estados, com 22%; e o governo federal, com 65%”, disse.
O vice-presidente do PSC também criticou a distribuição dos valores arrecadados pelos impostos no Brasil: ” Você pega o orçamento da União, R$ 2,488 trilhões, tem 4% para educação, 4% para saúde e 44% para pagamento de serviços da dívida e juros”, afirma lembrando que o atual governo tem 30 mil cargos em 39 ou 40 ministérios.
“A família brasileira hoje trabalha mais de 150 dias por ano para pagar impostos. O governo não presta serviço nem de Terceiro Mundo. É de submundo. A inflação que há hoje no país é provocada pelo governo.”
Para resolver essa situação, o Pastor Everaldo, que tem – segundo pesquisas – 4% das intenções de voto, afirma que irá diminuir o número de ministérios. “Defendemos um Estado efetivamente mínimo. Cortando na carne e fazendo uma renegociação da dívida interna”, disse.
“Veja bem: 44% do orçamento para pagamento da dívida. É como se uma pessoa que ganha R$ 1.000 pegasse R$ 440 e pagasse juros e dívida. Como consegue sobreviver?”, questiona ao complementar sua ideia.
Durante a entrevista Everaldo falou sobre o desejo de privatizar algumas estatais, incluindo os presídios brasileiros imitando casos de sucesso de outros países. Ele também comentou que é contra o casamento gay e contra a legalização do aborto

JOCUM RECIFE PROJETO SOU CONTRA video para escolas e igrejas

Missionários fazem protesto acorrentados em frente a hotel

JOCUM Recife ganha atenção da imprensa mundial ao denunciar tráfico humano
Missionários fazem protesto acorrentados em frente a hotelMissionários fazem protesto acorrentados em frente a hotel
O ativismo cristão no Brasil ainda é uma prática pouco explorada. Contudo, missionários pertencentes a JOCUM (Jovens com uma missão) de Recife chamaram a atenção da imprensa mundial em um ato para denunciar o tráfico humano e prostituição infantil durante a Copa do Mundo.
Grupo de jovens evangélicos ligados à JOCUM tem realizado manifestações sobre o tema em diferentes lugares do país nos últimos meses. Na última sexta (13), cerca de 20 “jocumeiros” decidiu protestar em frente ao Hotel Golden Tulip, na avenida Boa Viagem. No local está hospedada a seleção da Costa do Marfim e que deve receber outras posteriormente.
Querendo chamar a atenção para o problema, carregavam faixas e cartazes escritos em inglês e também faziam encenações nos semáforos ali perto. Enquanto isso, três jovens ficaram acorrentadas o tempo todo a um homem, que seria o traficante.
Segundo os jovens evangélicos, seu objetivo é conscientizar os turistas sobre esses dois problemas e lembrar que a sociedade está vigiando a ação dos torcedores. Uma ação similar ocorreu no aeroporto do Recife.
“O tráfico humano é o mais silencioso dos tráficos, mas é o que dá mais dinheiro e ninguém vê”, lembrou Mateus Fernandes, missionário brasileiro. “Precisamos quebrar o silêncio e denunciar os casos. Por isso estamos aqui, para que as pessoas façam isso. E para que os turistas saibam que somos contra isso”, disse o missionário holandês Tim da Gojum, que está no Brasil como voluntário do projeto.
No ano passado, a JOCUM Recife iniciou campanhas contra o tráfico humano e a prostituição de crianças e adultos. Lançou um vídeo, dirigido pelo cineasta Marcos Alcântara, sobre o assunto que tem exibido em escolas e igrejas. Com informações de UOL