Quais as características que favorecem a profissão? Onde o profissional formado em filosofia atua?
O filósofo busca desvendar e explicar a personalidade e a conduta do ser humano, acompanhando a evolução do pensamento desde os primórdios.
Cabe ao filósofo despertar a reflexão nos homens, diante de si, de seus atos, da sociedade, e do mundo.
Espírito investigativo, capacidade de análise, capacidade de reflexão, gosto pela pesquisa são algumas características que favorecem a profissão.
O filósofo pode trabalhar como professor no ensino universitário ou de 2º grau, prestar consultoria a empresas para a aplicação de palestras junto aos funcionários, no setor editorial, escrevendo e analisando artigos e reportagens para revistas, jornais e outras publicações, etc.
O que é abordado no curso de filosofia?
Estética, História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Medieval, História da Filosofia Moderna e Contemporânea, Lógica, Ética e Filosofia Política, são algumas das disciplinas do curso.
Durante o curso, o aluno terá muita leitura antiga e contemporânea, trabalhos e pesquisas.
Uma vez formado, o aluno poderá iniciar seus estudos a nível de pós-graduação, desta forma, aumentando as suas chances de no mercado de trabalho, além de aumentar seus conhecimentos.
No curso de Filosofia, o universitário aprende a conhecer todas as questões levantadas pelos grandes pensadores, alimentando a sua própria reflexão. São quatro anos de estudos e o estágio é obrigatório para as disciplinas pedagógicas. O estudo filosófico tem a intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de aprendê-la na sua amplitude, buscando conceitos e classificações.
Mercado de trabalho
A grande maioria dos Filósofos atua no ensino de 2º e 3º graus.
Os melhores empregos estão junto aos jornais, editoras, empresas de rádio e TV, para atuar como escritor ou crítico.
A consultoria a grandes e médias empresas também oferece boas oportunidades de emprego.
Fonte: br.geocities.com
Filosofia
O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Blaise Pascal, filósofo francês do séc. 17, sintetiza com essa breve frase a potencialidade que transforma o ser humano em um animal sublime.
Artista do pensamento, o homem pinta no belo quadro da vida uma infinidade de nuances misturando as cores fortes da virtude e da coragem ao efeito tênue e delicado das equações racionais. O produto desta complexa mistura é uma obra de arte repleta de enigmas, labirintos, caminhos e descaminhos – o chamado conhecimento.
Como não se espantar com esta beleza? Como não se apaixonar pelo mistério velado em cada ínfima coisa? Qual é nossa tarefa nessa grande obra de arte? Por que, para que e como pertencemos a ela?
Questões como essas e tantas outras só vêm a endossar o que já desconfiava o velho Aristóteles (384-322 a.C.) há milhares de anos; postulava ele: “O homem tende, por natureza, ao conhecimento”. E mais do que isso, talvez endosse também o que pensava Nietzsche (1844-1900) ao afirmar que: “Nosso tesouro está onde estão as colméias do nosso conhecimento”.
Atividade primordial da razão humana, a filosofia vem justamente investigar o tesouro do conhecimento humano, examinar a existência em seus limites mais profundos e recônditos, num jogo provocante em que o brilho de uma resposta oculta o mistério de cem novas perguntas. Por essa razão “Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir” (Rene Descartes, 1596-1650).
Não há dúvidas de que, como desconfiava Shakespeare, “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”. Contudo, também não há dúvida de que a pequena parcela deste grande enigma da vida, que a filosofia é capaz de nos revelar, torna a existência muito mais saborosa, estimulante e digna de ser vivida, pois, como dizia Lou Andréas-Salomé (1861-1937): “Acredite: a vida lhe dará poucos presentes; se queres uma vida, aprenda a roubá-la!”.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O campo de atuação do profissional de Filosofia, sobretudo do licenciado, foi consideravelmente expandido nos últimos anos.
A primeira grande possibilidade é a docência no Ensino Médio, que a partir do ano de 2008, com a alteração do artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 20 de dezembro de 1996, tornou-se obrigatória em todo o território nacional.
Por ter ficado distante dos currículos obrigatórios por décadas, os cursos de Filosofia tiveram seu número reduzido, consequentemente os profissionais desta área ainda são muito escassos. Ocorre que, com a volta da obrigatoriedade, este profissional voltou a ser extremamente valorizado, de forma que, o hoje, o professor de filosofia está muito bem cotado.
Por sua característica universalista e crítica de investigação da realidade, a Filosofia ainda permite a atuação em diversas áreas e segmentos.
Apenas para exemplificar podemos citar os mais comuns: consultorias e assessorias em empresas, jornais, revistas, editoras, meios de comunicação em geral, organizações não-governamentais, pastorais, iniciativas acadêmicas, científicas, políticas e pedagógicas.
Há, ainda, a possibilidade da carreira acadêmica e pesquisas em nível de pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado)
CURRÌCULO
O currículo do curso de Licenciatura em Filosofia Ead está estruturado para fornecer um embasamento sólido e abrangente tanto para a formação do professor quanto para a do especialista na área.
Tendo como eixo norteador a História da Filosofia, o curso abrange ainda inúmeras outras áreas de investigação filosófica como Ética, Metafísica, Estética, Religião, Lógica, Ciência, Política, Sociologia, Antropologia etc.
As disciplinas do currículo contemplam, também atividades práticas que promovem a atuação e conhecimento do aluno em relação às exigências e possibilidades da profissão. Nesse sentido, inserem-se os Estágios, que colocam o aluno em contato direto com o seu campo de atuação, preparando-o para o mercado de trabalho.
Para alunos que já cursaram cursos livres em seminários e afins, e mesmo para aqueles que possuem conhecimento na área, há a possibilidade de análise curricular ou prova de proficiência para dispensa de disciplinas.
Fonte: www.claretiano.edu.br
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