Ciência da religião
Origem: Wikipédia, a enciclopédia
livre.
Alguns símbolos religiosos
Ciência da religião é a área de investigação sistemática que tem, como base, uma estrutura
multidisciplinar formada a partir do enfoque ao fenômeno religioso por
várias ciências, como a sociologia, a filosofia,
a antropologia, a história, a psicologia e
a teologia.
Índice
|
[editar]Definição
Ciência da religião é a disciplina empírica
que investiga sistematicamente religião em todas as suas manifestações. Um
elemento chave é o compromisso de seus representantes com o ideal da
neutralidade frente aos objetos de estudo. Não se questiona a "verdade"
ou a "qualidade" de uma religião. Do ponto de vista metodológico,
religiões são "sistemas de sentido formalmente idênticos". É
especificamente este princípio metateórico que distingue a ciência da religião
da teologia.
[editar]Objetivo
O objetivo da ciência da religião é fazer um
inventário, o mais abrangente possível, de fatos reais do mundo religioso, bem
como um entendimento histórico do surgimento e desenvolvimento de religiões
particulares, uma identificação de seus contatos mútuos e a investigação de
suas inter-relações com outras áreas da vida. A partir de um estudo de
fenômenos religiosos concretos, o material é exposto a uma análise comparada.
Isso leva a um entendimento das semelhanças e diferenças de religiões
singulares a respeito de suas formas, conteúdos e práticas. O reconhecimento de
traços comuns entre as diferentes religiões, por parte do cientista da
religião, permite a definição de elementos que caracterizam universalmente o
fenômeno religioso, ou seja, como um fenômeno antropológico universal.
[editar]Precursores
O interesse pelo estudo das religiões remonta
a Hecateu de Mileto (546-480
a.C.) e Heródoto (485-420
a.C.). O orador romano Cícero (106-43 a.C.) analisou, por sua vez, o
fenômeno religioso em sua obra "Sobre a natureza dos deuses" (De Natura Deorum), adotando uma perspectiva mais
filosófica que científica ao criticar o epicurismo.
Antes de a ciência da religião se tornar um
campo de estudo (como observado nos Estados Unidos, principalmente na década de 1960),
muitos intelectuais haviam explorado a religião sob várias perspectivas. Um
deles foi o famoso psicólogo e filósofo pragmático William James. Dentre suas publicações, destaca-se
"Variedades da Experiência Religiosa" (1902), na qual examina a
religião sob o ponto de vista psicológico e filosófico e cuja influência
perdura até os dias de hoje. Em seu ensaio The
will believe and other essays in popular philosophy (1897), William James
defende a racionalidade da fé.
O sociólogo e economista Max Weber estudou
a religião sob a perspectiva socioeconômica em seu famoso ensaio "A ética
protestante e o espírito do capitalismo" (1904-1906),
considerada por muitos como a obra mais importante do século XX[1].
Émile Durkheim, considerado o pai da sociologia
moderna, publicou, em 1912, uma das mais importantes análises da religião como
fenômeno social em sua obra "As formas
elementares da vida religiosa".
[editar]Estrutura Curricular
A ciência da religião tem uma estrutura
multidisciplinar. Trata-se de um campo de intersecção de várias subciências e
ciências auxiliares. A história das religiões,
a sociologia da religião e a psicologia da religião são as mais referidas. Mas há outras,
como, por exemplo, as neurociências [2] e
a geografia da religião (também chamada "economia da
religião"), uma matéria que atualmente ganha força na Universidade de Tübingen,
na Alemanha.
[editar]Ciências da religião no Brasil
No Brasil, na área da ciência da religião,
são, frequentemente, citados as teorias e os resultados da etnologia e da antropologia. A maioria dos programas acadêmicos na
área são oferecidos por universidades com afiliação religiosa. Na estrutura
educacional brasileira da educação básica, não é ensinada a disciplina ciências
da religião, porém a educação religiosa é um componente do ensino fundamental que contempla elementos das ciências
da religião.
[editar]Ligações externas
·
Hierofania e Ecologia [1]
·
Experiência do Sagrado e
Fenomenologia da Religião [2]
[editar]Referências Bibliográficas
·
DURKHEIM, Émile. As
formas elementares de vida religiosa. Tradução de Joaquim Pereira Neto. São
Paulo: Paulus, 1989.
·
Usarski, Frank:
Constituintes da Ciência da Religião. Cinco ensaios em prol de uma disciplina
autônoma, São Paulo: Paulinas, 2006
·
Usarski, Frank (org.): O
espectro disciplinar da Ciência da Religião, São Paulo: Paulinas, 2007.
·
WEBER, Max. A ética
protestante e o espírito do capitalismo. Tradução de Pietro Nassetti, São
Paulo: Editora Martin Claret, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário